Plano
de aula não presencial EE
Rodrigues Alves |
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Professor: Marceli |
Disciplina: Matemática |
Classes: 1MA, 1MB e 1MC |
Data: 08/02/2021 a 05/03/2021
(Semana A, B, C e D – Postagem 1) |
Objetivo da aula: Revisão de conceitos fundamentais:
operações básicas e expressões numéricas. |
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Habilidade da aula: (EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não
se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros
por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores
desconhecidos na resolução de problemas. (EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em diferentes
contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e
utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração. (EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do
valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das
operações. |
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Conteúdo da aula: Operações básicas e expressões numéricas. |
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Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: Explicação e atividades abaixo (apenas para
aqueles que não vieram presencialmente). Pode ser enviado uma foto (legível)
do caderno, não há necessidade de digitar. Enviar seu nome completo no
e-mail. |
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Data da entrega: NOVA DATA: Prorrogado para depois do recesso: 26/03 |
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E-mail onde o aluno deverá entregar a atividade: marcelimegumi@prof.educacao.sp.gov.br |
Regra dos
sinais (adição e subtração)
·
Sinais iguais – SOMA
e mantém o sinal.
·
Sinais diferentes –
SUBTRAI e mantém o sinal do maior número.
Regra dos
sinais (multiplicação e divisão)
·
Sinais iguais –
Resultado POSITIVO.
·
Sinais diferentes –
Resultado NEGATIVO.
Exemplos:
a) 5 + 8 = 13
b) 5 – 8 = –3
c) –5 + 8 = 3 g) –5 · 8 = –40
d) –5 – 8 = –13
·
Todo número multiplicado por 0 resulta em ZERO.
·
Todo número multiplicado por 1 resulta nele
mesmo.
Divisão (: ou 4)
·
Um número NÃO pode ser dividido por zero.
·
Todo
número multiplicado por 1 resulta nele mesmo.
Expressões
numéricas
·
Em uma expressão numérica a prioridade das
operações é:
1. { }; [ ]
e ( )
2. × e :
3. + e –
Exemplos:
a) 32 – 5 · 4 =
32 – 20 =
12
b) 53 – 12 : (3 + 1) =
53 – 12 : 4 =
53 – 3 =
50
c) 315 : 5 + 252 =
63 + 252 =
315
d) –35 : 7 + 15 : 3 =
–5 + 5 =
0
Atividades para entregar:
1. Calcule:
a) 45 – 59 =
b) 452 : 2 =
2. Resolva:
a) 37 – 15 ·
8 =
b) 53 – 12 :
(3 + 1) =
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