Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 5 de março de 2021

PROF MÁRCIA - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 1º MA E 1ºMB

Olá alunos,

Sou a prof. Márcia de Língua Portuguesa e Literatura

Estou postando a primeira atividade do bimestre, podem responder no caderno ou no word, façam da maneira que facilite a sua tarefa. Por enquanto, meu contato com vocês será de maneira remota, pois pertenço ao grupo de risco.

Vamos trabalhar com diversos textos de gêneros variados (narrativos, descritivos, científicos, crônicas, contos, textos de opinião)

Por favor, coloquem o nome e a série, quando enviarem a atividade. Vocês podem me enviar por e-mail ou whattsapp no meu número particular. Se tiverem muita dificuldade para enviarem, entrem em contato, pensaremos em outra solução.   Eu estou no whattsapp nos grupos dos 1ªs A e B.

e- mail para enviarem as atividades: portuguesra@gmail.com


Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: Márcia Ito

Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura

Classes: 1 MA e 1MB  (EJA)

Data: 05/03 a 26/03 1º bimestre

Objetivo da aula: Compreensão e interpretação de textos variados como contos, crônica, textos atuais (jornalísticos, científicos, editoriais, reconhecer tipos de textos postados em sites da internet).

Habilidade da aula: EF89LP33A – ler de forma autônoma, textos de gêneros variados

Conteúdo da aula: Texto  “O trabalho e o meio ambiente” - Marcelo Nunes Mestriner. Trabalho e consumo. São Paulo

 

 

Data da entrega: até 26/03

E mail onde o aluno  deverá entregar a atividade:

portuguesra@gmail.com                                           


Leia:

O trabalho e o meio ambiente

 

          Quando pensamos em trabalho, logo nos vem a ideia de nosso esforço para realizá-lo ou do tempo que vamos gastar executando essa atividade. O que revela uma visão um tanto egoísta, pois nos viramos sempre para nós mesmos; se envolver dinheiro ou nota, aí sim que o eu mesmo fala mais alto. Antes de continuarmos esse “papo”, vamos tentar definir o que é trabalho.

          Trabalho pode ser entendido como o resultado de uma ação sobre o meio, que o modifica de forma a trazer algum tipo de benefício para quem executa essa ação.

          Veja que nessa conceituação aparecem os termos ação, meio, modificação e benefício. As preocupações humanas: esforço, tempo e valorização não entram nesse conceito, não por não serem importantes, mas porque o sentido da palavra é mais amplo e abrangente e não visa só a nosso “umbigo”. A visão humana atual do que é o trabalho tem contribuído para uma postura individual, em que o que interessa é o benefício próprio, sendo ignoradas as modificações impostas ao meio.

          Em um trabalho, estão sempre envolvidos: a mão de obra, a matéria-prima, as ferramentas, o produto e os resíduos. Esse trabalho pode ser algo muito complexo como a produção de um automóvel numa linha de montagem ou até a execução de uma atividade proposta de matemática: nesse caso, a mão de obra é o aluno, a matéria-prima é seu conhecimento, as ferramentas são lápis, borracha, papel, etc., o produto é o próprio trabalho e os resíduos são as raspas de borracha, as tiras de madeira do lápis apontado, as unhas roídas, etc.

          Veja que nos preocupamos, antes de realizar o trabalho, basicamente, com as longas horas “perdidas” para executá-lo e com o esforço mental e físico para sua realização. Após a execução, simplesmente, ficamos preocupados com a entrega e a valorização (nota dada ao produto de nosso esforço).

Marcelo Nunes Mestriner. Trabalho e consumo. São Paulo: Ícone, 2000, p.27-8.

 

Questão 1 – Na construção do texto, o autor não:

a) critica a visão humana relativa ao trabalho.

b) compara as atividades realizadas por um profissional e as atividades realizadas por um aluno.

c) conceitua o “trabalho” de forma abrangente.

d) apresenta sugestões para uma mudança de postura no trabalho.

 

Questão 2 – Registra-se o diálogo direto com os leitores na seguinte passagem:

a) “Trabalho pode ser entendido como o resultado de uma ação sobre o meio [...]”

b) “A visão humana atual do que é o trabalho tem contribuído para uma postura individual [...]”

c) “Em um trabalho, estão sempre envolvidos: a mão de obra, a matéria-prima [...]”

d) “Veja que nos preocupamos, antes de realizar o trabalho, basicamente, com as  [...]”

 

Questão 3 – “[...] não visa só a nosso “umbigo”. No termo grifado, o que o autor quis dizer com esta citação.

 

 

Questão 4 – “[...] sendo ignoradas as modificações [...]”. Essa palavra poderia ser substituída por:

a) equivocadas

b) menosprezadas

c) efêmeras

d) privilegiadas

 

Questão 5 – No segmento “Esse trabalho pode ser algo muito complexo como a produção de um automóvel numa linha de montagem [...]”, o conectivo destacado introduz uma:

a) comparação

b) observação

c) exemplificação 

d) conclusão

 

Questão 6 – No trecho “[...] não por não serem importantes, mas porque o sentido da palavra é mais amplo e abrangente e não visa só a nosso “umbigo”., o termo grifado estabelece a ideia de:

a) adição                               

b) oposição

c) causa

d) explicação

 

Questão 7-

a-Qual a sua opinião sobre o mercado de trabalho hoje? (perspectivas de emprego, qual tipo de trabalho gostaria de desenvolver, se pretende fazer cursos para se especializar e com isto ampliar o seu currículo).

b-Quais são as suas metas quanto ao trabalho, quando esta fase passar.

 

 

LEMBRE-SE: Sempre devemos ter foco no que desejamos alcançar. Sonhar, pensar em sempre melhorar como ser humano, é o que nos estimula a viver melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS