Olá alunos,
Sou a prof. Márcia de Língua Portuguesa e Literatura
Estou postando a primeira atividade do bimestre, podem
responder no caderno ou no word, façam da maneira que facilite a sua tarefa.
Por enquanto, meu contato com vocês será de maneira remota, pois pertenço ao
grupo de risco.
Vamos trabalhar com diversos textos de gêneros variados (narrativos, descritivos, científicos, crônicas, contos, textos de opinião)
Por favor, coloquem o nome e a série, quando enviarem a
atividade. Vocês podem me enviar por e-mail ou whattsapp no meu número
particular. Se tiverem muita dificuldade para enviarem, entrem em contato,
pensaremos em outra solução. Eu estou
no whattsapp nos grupos dos 1ªs A e B.
e- mail para enviarem as atividades: portuguesra@gmail.com
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves |
|
Professor: Márcia Ito |
Disciplina: Língua Portuguesa e
Literatura |
Classes: 1 MA e 1MB (EJA) |
Data: 05/03 a 26/03 1º bimestre |
Objetivo da aula: Compreensão e
interpretação de textos variados como contos, crônica, textos atuais
(jornalísticos, científicos, editoriais, reconhecer tipos de textos postados
em sites da internet). |
|
Habilidade da aula: EF89LP33A –
ler de forma autônoma, textos de gêneros variados |
|
Conteúdo da aula: Texto
“O trabalho e o meio ambiente” - Marcelo Nunes Mestriner. Trabalho e consumo. São Paulo
|
|
Data da entrega: até 26/03 |
|
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: portuguesra@gmail.com |
Leia:
O trabalho
e o meio ambiente
Quando pensamos em trabalho, logo nos
vem a ideia de nosso esforço para realizá-lo ou do tempo que vamos gastar
executando essa atividade. O que revela uma visão um tanto egoísta, pois nos
viramos sempre para nós mesmos; se envolver dinheiro ou nota, aí sim que o eu mesmo fala mais alto. Antes de
continuarmos esse “papo”, vamos tentar definir o que é trabalho.
Trabalho pode ser entendido como o
resultado de uma ação sobre o meio, que o modifica de forma a trazer algum tipo
de benefício para quem executa essa ação.
Veja que nessa conceituação aparecem
os termos ação, meio, modificação e benefício. As preocupações humanas:
esforço, tempo e valorização não entram nesse conceito, não por não serem
importantes, mas porque o sentido da palavra é mais amplo e abrangente e não
visa só a nosso “umbigo”. A visão humana atual do que é o trabalho tem
contribuído para uma postura individual, em que o que interessa é o benefício
próprio, sendo ignoradas as modificações impostas ao meio.
Em um trabalho, estão sempre envolvidos:
a mão de obra, a matéria-prima, as ferramentas, o produto e os resíduos. Esse
trabalho pode ser algo muito complexo como a produção de um automóvel numa
linha de montagem ou até a execução de uma atividade proposta de matemática:
nesse caso, a mão de obra é o aluno, a matéria-prima é seu conhecimento, as
ferramentas são lápis, borracha, papel, etc., o produto é o próprio trabalho e
os resíduos são as raspas de borracha, as tiras de madeira do lápis apontado,
as unhas roídas, etc.
Veja que nos preocupamos, antes de
realizar o trabalho, basicamente, com as longas horas “perdidas” para
executá-lo e com o esforço mental e físico para sua realização. Após a
execução, simplesmente, ficamos preocupados com a entrega e a valorização (nota
dada ao produto de nosso esforço).
Marcelo Nunes Mestriner. Trabalho e consumo. São Paulo: Ícone, 2000, p.27-8.
Questão 1 – Na
construção do texto, o autor não:
a)
critica a visão humana relativa ao trabalho.
b)
compara as atividades realizadas por um profissional e as atividades realizadas
por um aluno.
c)
conceitua o “trabalho” de forma abrangente.
d)
apresenta sugestões para uma mudança de postura no trabalho.
Questão 2 – Registra-se o diálogo direto com os leitores na
seguinte passagem:
a)
“Trabalho pode ser entendido como o resultado de uma ação sobre o meio [...]”
b)
“A visão humana atual do que é o trabalho tem contribuído para uma postura
individual [...]”
c)
“Em um trabalho, estão sempre envolvidos: a mão de obra, a matéria-prima [...]”
d)
“Veja que nos preocupamos, antes de realizar o trabalho, basicamente, com
as [...]”
Questão 3 – “[...] não visa só a nosso “umbigo”.
No termo grifado, o que o autor quis dizer com esta citação.
Questão 4 – “[...] sendo ignoradas as
modificações [...]”. Essa palavra poderia ser substituída por:
a)
equivocadas
b)
menosprezadas
c)
efêmeras
d)
privilegiadas
Questão 5 – No segmento “Esse trabalho pode
ser algo muito complexo como a produção de um automóvel numa linha de
montagem [...]”, o conectivo destacado introduz uma:
a)
comparação
b)
observação
c)
exemplificação
d)
conclusão
Questão 6 – No trecho “[...] não por não serem importantes, mas
porque o sentido da palavra é mais amplo e abrangente e não visa só a nosso
“umbigo”., o termo grifado estabelece a ideia de:
a) adição
b)
oposição
c)
causa
d)
explicação
Questão 7-
a-Qual
a sua opinião sobre o mercado de trabalho hoje? (perspectivas de emprego, qual
tipo de trabalho gostaria de desenvolver, se pretende fazer cursos para se
especializar e com isto ampliar o seu currículo).
b-Quais
são as suas metas quanto ao trabalho, quando esta fase passar.
LEMBRE-SE: Sempre devemos ter
foco no que desejamos alcançar. Sonhar, pensar em sempre melhorar como ser
humano, é o que nos estimula a viver melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário