PROJETO DE VIDA 9º ano - ENSINO FUNDAMENTAL
Professora Amélia Natalina Constante Garcia - 2021
Responda em seu Diário de Bordo
Questão 1 - Observe a imagem dos médicos que cuidaram da pandemia da peste negra e como era o trabalho dos médicos, seus trajes, durante a pandemia.
A peste negra foi um surto de peste bubônica que atingiu a Europa ao longo do século XIV, resultando na morte de, pelo menos, 1/3 da população.
Como é o trabalho dos médicos na pandemia que estamos vivendo, do coronavírus-19? Como eles se protegem hoje?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
Questão 2- Leia as mensagens...
Mão na Massa...
Faça uma foto ou self que represente seus sentimentos neste momento que VOCÊ está vivendo. Pode ser com roupas/figurinos, acessórios e cenários que você escolher. Você também pode compor sua foto dançando, em movimentos, com legendas ou balões de mensagens.... CRIE!!!
_______________________________________________________________________
COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL EM FOCO: EMPATIA E ORGANIZAÇÃO
Para você ler e aprender...
• Autoconhecimento: é um tipo de conhecimento importante para o desenvolvimento de uma pessoa, pois quanto mais uma pessoa sabe sobre si mesma, mais consciência tem de si, intervindo no curso da própria aprendizagem e da vida.
• O que são competências socioemocionais e sua importância para a vida: as competências socioemocionais são potencialidades que toda pessoa possui. Elas são desenvolvidas ao longo da vida, mas seu desenvolvimento pode ser potencializado/estimulado quando há intencionalidade. O conceito de competência, como definido na Base Nacional Comum Curricular, refere-se à mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. As competências socioemocionais são as capacidades.
_______________________________________________________________________
1-Descobrindo Superpoderes- Responda aqui ou no caderno do estudante
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PARA O 9º ano: entusiasmo, determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, assertividade e empatia. As definições das competências socioemocionais estão no “Caderno de Respostas” (a partir da página 307 do Caderno do Estudante do 9º Ano).
Para você ler e aprender mais...
Nomeando Competências- Responda aqui ou no seu caderno do estudante.
- COMO VOCÊ LIDA COM SUAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS? CONTE UMA SITUAÇÃO EM QUE VOCÊ CONECTOU UMA EXPERIÊNCIA COM SEU SIGNIFICADO?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
Abram o Caderno do Estudante na missão 3. Se concentrem e pensem sobre si mesmos, pois nesta aula vocês irão realizar sua primeira identificação de competências socioemocionais com base em rubrica.
Para você ler e aprender ...
Entenda o instrumento com rubricas criado pelo Instituto Ayrton Senna
Rubricas são definidas como “um tipo de matriz que explicita níveis de desenvolvimento ou compreensão dimensionados para um conjunto de critérios de qualidade ou dimensões para um dado tipo de desempenho” (Allen & Tanner, 2006, p. 197). Elas têm sido utilizadas na área educacional como método que favorece propostas de avaliação formativa para comunicar aos alunos e professores sobre seu progresso e ajudá-los a acompanhar a progressão do desenvolvimento de suas competências (Panadero & Johnson, 2013; Reddy & Andrade, 2010). Quando compartilhadas com os estudantes, as rubricas oferecem a oportunidade de compreender os objetivos das tarefas ou atividades, sentir- seres responsável aprendizado e orientar a melhoria de (Reddy & Andrade, 2010; Lee & Lee, 2009).
Assim, rubricas instrucionais são métodos que embasam instrumentos de acompanhamento de processos e são cada vez mais usadas na educação, pois permitem guiar os indivíduos envolvidos a fim de auxiliá-los no processo de autoconhecimento e autorreflexão no que se refere ao cumprimento de seus objetivos(s) estabelecido(s) inicialmente. Elas o fazem a partir de critérios claros e previamente estabelecidos e ordenados em um percurso crescente de desenvolvimento de modo que o desenvolvimento do estudante nesse percurso fique transparente à professores e estudantes. Vale ressaltar que a trajetória de desenvolvimento das competências socioemocionais não é linear. Variações são possíveis tanto com relação à idade, quanto ao contexto em que o estudante está inserido. Também é preciso levar em consideração que, quando se trata de competências socioemocionais, não há uma expectativa de que apenas os níveis máximos de desenvolvimento sejam os desejáveis para todos os estudantes, pois isso seria desrespeitar e desconsiderara individualidade e a diversidade deles. Por fim, como as competências também estão relacionadas ao contexto e às interações do estudante com as outras pessoas e com seu entorno, é comum que ocorram mudanças na forma como um estudante utiliza suas competências e se percebe com relação a elas, sem que isso signifique que deixou de desenvolvê-las. Impactos positivos do desenvolvimento de competências socioemocionais para os estudantes:
o que diz a ciência: Evidências nacionais e internacionais demonstram que o desenvolvimento de competências socioemocionais melhora o aprendizado e o ambiente escolar, além de ter efeitos em outros aspectos da vida, como aprendizagem, empregabilidade, saúde, bem-estar, entre outros.
Momento 1: Individual
Você deve escolher, individualmente, uma competência que considera mais desenvolvida em você mesmos e, uma competência menos desenvolvida.
Competência mais desenvolvida:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Competência menos
desenvolvida:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ONDE ESTAMOS E PARA ONDE QUEREMOS IR ! Responda aqui ou no seu caderno do estudante.
ATENÇÃO....
PREENCHAM E REGISTREM NA PÁGINADO CADERNO DE RESPOSTAS, TÍTULO OBJETIVOS.
ATENÇÃO !!!!
MISSÃO PERMANENTE – JORNADA DE DESENVOLVIMENTO
CADA ALUNO DEVERÁ PRATICAR O QUE ESTÁ PROPONDO NO SEU PLANO.
COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL EM FOCO: EMPATIA E ASSERTIVIDADE
AVALIAÇÃO
Para finalizar, num momento avaliativo: registrem suas observações no Diário de Práticas e Vivências.
É importante reconhecerem suas próprias, assim como os aspectos que se pode melhorar, melhorar? Isso é importante para o trabalho colaborativo? Por quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Essa atividade contribuiu de algum modo para o seu autoconhecimento? Como vocês se percebem? Quais elementos acreditam constituir suas individualidades? E para a autoestima, que diz respeito à valorização desses elementos?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Pensar nesses aspectos fundamentais, ajudou vocês a se conectarem com o que gostam de fazer no presente, como que podem fazer no futuro? Seja daqui um ano quando estiverem no Ensino Médio, ou, seja daqui a cinco anos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário