Total de visualizações de página

Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2020

expressionismo- FABIANA X. R. DOMINGUES- ATIVIDADE 04

Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
Professor: FABIANA X.R.DOMINGUES
Disciplina: ARTE
Classes: 9ºANOS A,B,C,D.
Data: 1 A 5 DE JUNHO
      Objetivo da aula: Despertar na turma o sentimento de que a arte pode ter um valor social;
      Apresentar o movimento artístico como um movimento social;

Habilidade da aula: (EF09AR01) (EF09AR02)(EF09AR06)
Conteúdo da aula: EXPRESSIONISMO
Roteiro da atividade: Vamos nos aprofundar e nos expressar pelos preceitos do Expressionismo, movimento artístico que procura retratar a expressão dos sentimentos e das emoções, diferenciando a representação objetiva da realidade. O objetivo maior foi potencializar o impacto emocional do expectador exagerando e distorcendo os temas.

Movimento Expressionismo - 9ºANO


Arte é expressão, então, de certa forma, toda arte é expressiva, certo?
Sim, mas no início do século XX, na Alemanha, um grupo de artistas quis ir além disso. E esse grupo de artistas, com um objetivo em comum, chamamos de movimento artístico. O grupo apresentou-se como uma oposição ao caráter científico do Impressionismo, que objetivava a representação da luz natural e não se preocupava com acontecimentos sociais.
                Van Gogh alimentou, com suas pinceladas grossas de aspecto trágico e emocional, as produções pictóricas do período, configurando-se como precursor do Expressionismo.
                Outro artista que não queria pintar belos quadros apenas para decorar salas era o norueguês EDVARD MUNCH, que representou imagens ligadas à angústia, à morte e ao amor:




O grito, 1893

                Norteados pelos sentimentos humanos, os protagonistas de tal movimento criam obras com grande apelo emocional. Sem enfeitar ou amenizar a realidade, esses artistas chocaram a sociedade ao retratar um mundo cru, sem disfarce.



A separação, 1896

                Na pintura recorrem à deformação da imagem, ao uso de cores densas que ressaltam o imaginário do autor e ao dinamismo inquietante, realçando, assim, toda angústia, a dor, o amor exacerbado e o ódio doentio do artista.


Beijo na janela, 1892
ATIVIDADES:

CONFORME AS OBRAS DE ARTE ACIMA, CRIEM 3 OBRAS DAS SUAS AUTORIAS SOBRE SEUS SENTIMENTOS DE AGORA. NO MOMENTO EM QUE ESTAMOS VIVENDO. PODEM REALIZAR AS SUAS ATIVIDADES, UTILIZANDO MATERIAIS DIVERSOS (TINTA, RECORTE E COLAGEM, TEXTURAS etc.)

TENTEM TIRAR ALGUMAS CARACTERISTICAS IMPORTANTES DAS OBRAS ACIMA PARA AS SUAS CRIAÇÕES.




Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: DESENVOLVER A ATIVIDADE EM FOLHA SULFITE OU NO CADERNO DE ARTE.

Data da entrega:7 DE JUNHO DE 2020.
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:
fabianax@prof.educacao.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS