Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 25 de maio de 2021

Filme: ESCRITORES DA LIBERDADE

 

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: MARTA REGINA ROCHA

Disciplina: PORTUGUÊS

Classes: 8ABCD

Data: 24/05/2021

Objetivo da aula:

Trabalhar a conscientização dos alunos e a capacidade crítica com relação à realidade.

Habilidade da aula:

Trabalhar a técnica de interpretação, análise e produção textual.

Estimular o espírito crítico, a concentração e a criatividade.

Conteúdo da aula:   Assistir ao filme: ESCRITORES DA LIBERDADE

Roteiro da atividade:

Acessem o Google.

No youtube, baixem o vídeo: Escritores da Liberdade.

Assistam.

Respondam as questões e enviem as respostas por e-mail ou watsapp:

1- O filme se passa em 1994, dois anos depois dos acontecimentos que aterrorizam a cidade de Los Angeles. Briga entre gangues rivais, disputas por espaços, por bairros e grupos tentando se afirmar perante uma sociedade preconceituosa, Apesar de se passar nos Estados Unidos, é uma obra que serve para qualquer outro país. O Brasil, por exemplo, enfrenta graves problemas na educação pública. Você acha que os alunos brasileiros são semelhantes aos alunos do filme?  Explique.

2- Em uma escola norte-americana uma professora tentou e conseguiu ensinar tudo de bom para uma turma de alunos problemáticos. Na escola de hoje isso seria possível? Explique.

3- No início, o marido de Erin apoia seu trabalho. Entretanto, isso muda no decorrer da história. Por quê?

4- A professora fez com a classe um jogo chamado “Jogo da Linha”. Qual foi a intenção dela ao fazer esta atividade?

5- “Você não pode ir contra seu povo, seu próprio sangue.” O pai de Eva e Paco, namorado dela, sempre disseram esta frase. O que eles queriam dizer com isso?

6- Na sala havia apenas um aluno branco. Este aluno sentia-se confortável na aula? Por quê?

7- Erin comprou cadernos e distribuiu aos seus alunos, pediu que escrevessem neles, deixou bem claro a todos que só faria a atividade quem se sentisse confortável para isto e pediu que após terminarem, colocassem no armário, que ficaria aberto. Por que ela fez isto? Qual foi sua intenção?

8- Os alunos usaram os cadernos para relatarem fatos da vida deles. Escreva, de maneira resumida, uma das histórias escritas por eles em seus cadernos.

9-Na época eles tinham códigos de honra, todos deveriam defender seu grupo, sua raça. O que Erin ensinou aos alunos em relação a morrer para defender sua gangue? Que exemplo ela usou?

10- A professora queria trabalhar a leitura com os alunos e para isto precisaria dar livros da biblioteca da escola para eles, mas foi impedida. Por que isso acontece? Qual a explicação que ela recebeu da escola para não usar os livros de lá? Por que a chefe de departamento sempre tentava atrapalhar as atividades que ela propunha?

11-Erin decide comprar livros para os alunos, mas não tem dinheiro para isso? O que ela fez para conseguir alcançar o objetivo? Você concorda com essa atitude? Justifique.

12-Gelford, outro professor demonstra ter preconceito racial. Cite duas situações que comprovam isso.

13-Na outra turma tem uma excelente aluna que pede para mudar de classe e ir para a turma da professora Erin. Por que a aluna Victória quis sair da classe do professor Gelford, mesmo sabendo que era uma turma de “alunos dedicados e privilegiados”?

14-A professora resolve fazer uma atividade diferenciada na classe e faz uma comemoração. Na hora de fazer o “Brinde pela Mudança”, um dos alunos, pouco conhecido pelos colegas, contou algo que deixou todos comovidos. Que fato foi esse?

15-No julgamento Eva teve uma atitude não muito apreciada por sua família. O que ela fez? Por quê?

16-Sempre que vemos um filme, lemos um livro, temos personagens que nos chama a atenção. Qual personagem foi mais marcante para você e por quê?

17-Tudo que lemos ou assistimos nos traz lições de vida, exemplos a serem seguidos, ensinamentos. O que podemos extrair do filme “Escritores da Liberdade”?

18-Mesmo com toda dificuldade a professora não desistiu, elaborou um projeto com base na leitura do livro ”O diário de Anne Frank”, sensibilizou os alunos. Você acha que a literatura pode mudar as pessoas? Justifique.

19-Como podemos nos transformar em pessoas melhores, conscientes e humanas ao longo da nossa vida?

Data da entrega: 10/06/2021 - dez de junho de 2021

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

martareginarocharodriguesalves@yahoo.com

ATENÇÃO

Informações adicionais: Nota de zero a 10 para o segundo bimestre.

2 comentários:

100.000 ACESSOS EM UM MÊS