Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves |
|
Professor:
MARTA REGINA ROCHA |
Disciplina: PORTUGUÊS |
Classes:
8ABCD |
Data: 24/05/2021 |
Objetivo da aula: Trabalhar a conscientização dos alunos e a capacidade crítica com relação à realidade. |
|
Habilidade da aula: Trabalhar a técnica de
interpretação, análise e produção textual. Estimular o espírito crítico, a concentração e a criatividade. |
|
Conteúdo da aula: Assistir ao filme: ESCRITORES DA LIBERDADE |
|
Roteiro
da atividade: Acessem
o Google. No
youtube, baixem o vídeo: Escritores da Liberdade. Assistam. Respondam
as questões e enviem as respostas por e-mail ou watsapp: 1-
O filme se passa
em 1994, dois anos depois dos acontecimentos que aterrorizam a cidade de Los
Angeles. Briga entre gangues rivais, disputas por espaços, por bairros e
grupos tentando se afirmar perante uma sociedade preconceituosa, Apesar de se
passar nos Estados Unidos, é uma obra que serve para qualquer outro país. O
Brasil, por exemplo, enfrenta graves problemas na educação pública. Você acha
que os alunos brasileiros são semelhantes aos alunos do filme?
Explique. 2- Em uma escola norte-americana uma professora tentou e conseguiu
ensinar tudo de bom para uma turma de alunos problemáticos. Na escola de hoje
isso seria possível? Explique. 3- No
início, o marido de Erin apoia seu trabalho. Entretanto, isso muda no
decorrer da história. Por quê? 4- A
professora fez com a classe um jogo chamado “Jogo da Linha”. Qual foi a
intenção dela ao fazer esta atividade? 5- “Você
não pode ir contra seu povo, seu próprio sangue.” O pai de Eva e Paco,
namorado dela, sempre disseram esta frase. O que eles queriam dizer com isso?
6- Na sala
havia apenas um aluno branco. Este aluno sentia-se confortável na aula? Por
quê? 7- Erin
comprou cadernos e distribuiu aos seus alunos, pediu que escrevessem neles,
deixou bem claro a todos que só faria a atividade quem se sentisse
confortável para isto e pediu que após terminarem, colocassem no armário, que
ficaria aberto. Por que ela fez isto? Qual foi sua intenção? 8- Os
alunos usaram os cadernos para relatarem fatos da vida deles. Escreva, de
maneira resumida, uma das histórias escritas por eles em seus cadernos. 9-Na época
eles tinham códigos de honra, todos deveriam defender seu grupo, sua raça. O
que Erin ensinou aos alunos em relação a morrer para defender sua gangue? Que
exemplo ela usou? 10- A
professora queria trabalhar a leitura com os alunos e para isto precisaria
dar livros da biblioteca da escola para eles, mas foi impedida. Por que isso
acontece? Qual a explicação que ela recebeu da escola para não usar os livros
de lá? Por que a chefe de departamento sempre tentava atrapalhar as
atividades que ela propunha? 11-Erin
decide comprar livros para os alunos, mas não tem dinheiro para isso? O que
ela fez para conseguir alcançar o objetivo? Você concorda com essa atitude?
Justifique. 12-Gelford,
outro professor demonstra ter preconceito racial. Cite duas situações que
comprovam isso. 13-Na
outra turma tem uma excelente aluna que pede para mudar de classe e ir para a
turma da professora Erin. Por que a aluna Victória quis sair da classe do
professor Gelford, mesmo sabendo que era uma turma de “alunos dedicados e
privilegiados”? 14-A
professora resolve fazer uma atividade diferenciada na classe e faz uma
comemoração. Na hora de fazer o “Brinde pela Mudança”, um dos alunos, pouco
conhecido pelos colegas, contou algo que deixou todos comovidos. Que fato foi
esse? 15-No
julgamento Eva teve uma atitude não muito apreciada por sua família. O que
ela fez? Por quê? 16-Sempre
que vemos um filme, lemos um livro, temos personagens que nos chama a
atenção. Qual personagem foi mais marcante para você e por quê? 17-Tudo que lemos ou assistimos nos traz lições de vida, exemplos a
serem seguidos, ensinamentos. O que podemos extrair do filme “Escritores da
Liberdade”? 18-Mesmo
com toda dificuldade a professora não desistiu, elaborou um projeto com base
na leitura do livro ”O diário de Anne Frank”, sensibilizou os alunos. Você
acha que a literatura pode mudar as pessoas? Justifique. 19-Como podemos nos transformar em pessoas melhores, conscientes e humanas ao longo da nossa vida? |
|
Data da entrega: 10/06/2021 - dez de junho de 2021 |
|
E
mail onde o aluno deverá entregar a atividade: |
|
ATENÇÃO Informações adicionais: Nota de zero a 10 para o segundo bimestre. |
Excelente atividade!
ResponderExcluirBom dia! Tem gabarito?
ResponderExcluir