Total de visualizações de página

Páginas

Mostrando postagens com marcador 6º Ano - História. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador 6º Ano - História. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 6 de julho de 2021

POSTAGEM FINAL - 2º Bimestre


Bom dia, pessoal,

A postagem de hoje é a última do 2º Bimestre e a tarefa relativa a ela deve ser realizada para garantir a frequência do período que vai de 04 a 15/07.

Na última quinzena do mês JULHO, faremos um pequeno recesso e, no retorno, em AGOSTO, podem vir por aí novidades, sobre um possível retorno das aulas presenciais.

Fiquem atentos aos boletins, onde as notas do 1º e 2º Bimestres devem aparecer, assim como as faltas. Já adianto que em História adotei uma regra geral. Não computei faltas, mas deixei com 4,0 (nota vermelha mais próxima de 5,0 – primeira nota azul) todos os alunos que não entregaram atividades por e-mail, pelo google sala de aula ou presencialmente, nem utilizaram ao menos o CMSP.

No segundo semestre, independente do que a SEE-SP decidir – aulas presenciais facultativas ou obrigatórias para os alunos – aqueles que estiverem com duas notas vermelhas precisarão se esforçar para se recuperar. Vocês têm diversos meios de garantir aproveitamento (CMSP, Blog, Google Sala de Aula e Escola) e não se justifica não realizar as tarefas.

Comecem a mudança realizando a tarefa postada abaixo e tenham um bom período de descanso neste final do mês de julho.

Um abraço,

Professora Cristiane

 

FESTAS JUNINAS

Iniciamos este ano estudando a Humanidade em suas origens e, vimos como as primeiras civilizações iniciaram a construção do que chamamos de CULTURA, que são todos os conhecimentos acumulados ao longo do tempo.

As primeiras sociedades humanas observavam a natureza e as primeiras formas de organizar o TEMPO e entender quando plantar levaram ao do estabelecimento formal das chamadas ESTAÇÕES DO ANO. Na Europa (de onde grande parte da cultura atual provém) o começo do verão ou solstício de verão, sempre foi particularmente importante, pois indicava o início dos meses quentes, em que se planta e colhe.

Mas, o que isto tem a ver com as tradicionais “Festas Juninas”, tema de nosso texto?

Festas juninas, festas dos santos populares ou celebrações do início do verão (chamadas de midsommar, na parte norte da Europa) são atividades centradas nos períodos do solstício de verão (no hemisfério norte) – início do verão e solstício de inverno (no hemisfério sul) – início do inverno. Estas celebrações ocorrem entre 13 e 29 de junho.

O termo “Festa Junina” pode estar ligado ao santo católico – São João, um dos santos homenageados nas festas ou ao próprio nome do mês dos festejos – Junho.

Estas celebrações são muito importantes no norte da Europa, nos países escandinavos (Noruega, Suécia, Finlândia, Letônia, Estônia, Lituânia, Islândia e Dinamarca), mas também ocorrem na Irlanda, França, Portugal, Espanha, Itália e na América, colonizada por estes países, em especial nos EUA, Canadá e Brasil.

No norte da Europa, as festividades ocorrem durante o solstício de verão – o “Midsommar” (em comemorações que remontam os povos pré-históricos e politeístas da região), entre 19 e 25 de junho. Nos demais países europeus citados, elas estão centradas em 24 de junho – dia de homenagem ao mártir cristão “São João Batista”

Assim, entre os europeus do norte da Europa, as festividades têm relação com uma tradição pagã (de rituais ligados a natureza) e nos demais países com uma tradição cristã (de origem religiosa).

Na América, os festejos são herança de nosso passado colonial, ligado aos europeus católicos. No Brasil, as festividades homenageiam três santos católicos – São João, Santo Antônio e São Pedro e são muito importantes no Nordeste, onde o inverno é a estação das chuvas, época em que o sertanejo pode plantar, para garantir a colheita do ano.

Seja na Europa ou na América, as celebrações têm em comum: muita música, dança, brincadeiras, rituais e simpatias e, principalmente, comida e bebida. Afinal, lá e cá, festejam a vida, a prosperidade e a felicidade.

 

Com base no texto acima e em seus conhecimentos, responda:

1. Por que ocorrem na Europa, desde a Pré-História, o que chamamos hoje, de Festas Juninas?

2. Explique as festas juninas enquanto tradição pagã.

3. Explique as festas juninas enquanto tradição cristã.

4. Onde os festejos juninos são mais tradicionais no Brasil? Quem e o que estes festejos homenageiam?

5. Partindo do último parágrafo do texto, pesquise e cite: uma música, uma dança, uma brincadeira, ritual ou simpatia, uma comida e uma bebida tradicionais dos festejos juninos brasileiros.

 

RESPONDA EM SEU CADERNO E DEPOIS PASSE AS RESPOSTAS PARA O FORMULÁRIO CUJO LINK SEGUE ABAIXO, ENVIANDO-O EM SEGUIDA.

 

LINK: 

https://docs.google.com/forms/d/1AotaME6JNLRKCGKRaJ5lxmZ5AjEz6ZHdjVzHOG_Cw48/edit 

 

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

HISTÓRIA - 6º Anos

Proposta: ATIVIDADES PARA OS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM NENHUMA LIÇÃO A PARTIR DA METADE DO 1º BIMESTRE – Quando as aulas se tornaram a distância.

 

ALUNOS QUE DEVEM FAZER AS ATIVIDADES PROPOSTAS:

 

6ª Ano A – Albert, Carlos, Cristiano, Daniel, Eloisa, Frederico, Gabriel, Gabriella, Guilherme, Jackson, João, Júlia, Lucas Lai, Luca Alves, Maria Clara de Melo, Maria Clara Rodrigues, Mariana, Michaela, Moisés, Paulo.

 

6ª Ano B – Brendo Gomes, Eduardo dos Santos, Emilly, Gabriel Barbosa, Gabriel Araújo, Gustavo, Ismael, Iully, José, Kauan, kaue, Keven, Letícia, Luana, Lucas, Manuela, Maria Eduarda, Nataly, Raiane, Samara, Thiago, Victor e Yasmin

 

6ª Ano C – Ana Beatriz, Ana Laura, Anna Luiza, Anthony, Fernanda Vitória, Fernando, Gabriel Costa, Gabriel Moreira, Laís, Luiz Gustavo, Matheus, Nicolas, Nicoly, Thais, Thayna, Vinícius, Yasmin, Letícia

 

6ª Ano D – Emilly, Evelly, Guilherme Conceição, Guilherme Rodrigues, Henrique, João, José, Júlia dos Santos, Márcio, Mikaele, Nicolly, Pamela, Pedro Augusto, Pedro Henrique Silva, Pietra, Tiffany, Wesley

 

OBSERVAÇÃO: Caso a professora tenha citado seu nome indevidamente, favor enviar um e-mail (cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br) contestando a necessidade de fazer as atividades, citando em que bimestre ou bimestres realizou e enviou lições.

Instruções Gerais: Serão postadas no BLOG e no CLASSROON, conjuntos de atividades para serem realizadas por Bimestre. Favor seguir o Modelo de Respostas sugerido abaixo. Enviar os resultados como anexo (digitado em Word) ou foto (do caderno, com respostas a Caneta). Anexar no CLASSROON ou enviar para meu EMAIL: cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br

Modelo de Resposta:

 

Nome completo: ________________Nº de chamada:____ ANO/TURMA:____

 

ATIVIDADES - ___ Bimestre

1 – Resposta

2 – Resposta

3 – Resposta

4 – Resposta

5 – Resposta

 

 

Data de Entrega: Até sexta-feira – 11/12Nenhuma atividade enviada após esta data poderá ser considerada

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADES - 1º Bimestre

1- Escreva quando inicia e termina os séculos abaixo:

- Exemplo: Século XIV: Começa em 1301 e termina em 1400

a) Século XV:_____________________________________

b) Século XVIII: ___________________________________

c) Século XIX: ____________________________________

d) Século XX: _____________________________________

2 - De acordo com o ano, indique o século ao lado, em algarismo romano:

555 =

333 =

999 =

1901 =

111 =

499 =

1500 =

1964 =

1333 =

699 =

1789 =

1989 =

1555 =

1599 =

1822 =

2002 =

1999 =

1763 =

1889 =

2020 =

3 – Faça o que se pede:

a) Explique o que são fontes históricas.

b) Indique por quê as fontes históricas são importantes.

c) Classifique as fontes históricas abaixo como: escrita, oral, audiovisual, material ou imaterial:

- Uma carta - __________________________________________________

- Uma ponta de flexa - ___________________________________________

- Uma lenda - __________________________________________________

- Uma entrevista - ______________________________________________

- Um filme - ___________________________________________________

 

4 - Crie uma linha do tempo ilustrada da sua vida, conforme as instruções que se seguem:

INSTRUÇÕES PARA CRIAÇÃO DA LINHA DO TEMPO DE SUA VIDA:

1º Utilize seu caderno de desenho ou uma folha sulfite para a realização da atividade;

2º Inicie sua linha do tempo na data de seu nascimento;

3º A última data que você irá colocar em sua linha do tempo é a data de hoje;

4º Entre o dia de seu nascimento até o dia de hoje, coloque o máximo de acontecimentos marcantes que você conseguir se lembrar. Assim a sua linha do tempo ficará bastante completa.

5 - Escolha e pesquise um dos calendários citados: o CHINÊS, o MUÇULMANO, o CRISTÃO ou o JUDAICO. Registre com imagens (recortadas ou desenhadas) este calendário, acompanhada de uma breve descrição de como ele funciona.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

ATIVIDADES - 2º Bimestre

1- Indique e explique as duas principais Teorias, que explicam a chegada de nossa espécie (o Homo Sapiens) ao continente americano.

2 – Descreva a vida dos primeiros seres humanos no período da Pré-História, que chamamos de Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada e no período que chamamos de Neolítico ou Idade da Pedra Polida.

3 – Por que podemos chamar as duas primeiras civilizações da História – Mesopotâmia e Egito – de civilizações hidráulicas?

4 – Quais foram as maiores contribuições culturais que os antigos Hebreus e Fenícios deixaram para a Humanidade?

5 – Três grandes civilizações floresceram na América antes da chegada dos europeus: os Maias, os Astecas e os Incas. Indique a localização de cada uma destas civilizações e cite uma curiosidade sobre cada uma delas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

ATIVIDADES - 3º Bimestre

1 – Pesquise sobre Atenas e Esparta - cidades da Grécia Antiga para preencher a tabela comparativa que segue abaixo:

 

ATENAS

ESPARTA

Formas de governo

 

 

Participação política

 

 

Atividade econômica da cidade

 

 

A educação na cidade

 

 

O papel das mulheres.

 

 

2 – Indique e comente quais foram os maiores legados culturais deixados pelos gregos antigos para a Humanidade.

3 – Pesquise e resuma o que ocorreu de mais importante nos três períodos da história da Roma Antiga – Monarquia, República e Império. 

4 – Enumere e explique os motivos que levaram ao fim do Império Romano do Ocidente em 476.

5 – Pesquise e escreva textos resumidos sobre – um mito da Grécia Antiga e um mito da Roma Antiga.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

ATIVIDADES - 4º Bimestre 

1 – Escolha um dos impérios que alcançaram poder durante a Idade Média e escreva sobre ele: Bizantino, Islâmico e Carolíngio.

2 – Explique o que foram os Feudos e como os camponeses eram explorados nestas propriedades.

3 – O que foram as Cruzadas? Por que elas influenciaram no fim do Feudalismo?

4 – Pesquise duas personalidades importantes da Idade Média e explique por que elas são classificadas como “herói” e “heroína” da Europa – Carlos Martel e Joana D’ Arc.

5 – Por que podemos afirmar que a instituição mais poderosa da Idade Média foi a Igreja Católica?

 

 

 

 

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

6º Anos - HISTÓRIA - RECUPERAÇÃO CONTÍNUA - 4º Bimestre

 ATENÇÃO !!!!!!

Esta é nossa atividade final do bimestre. Peço a todos que a entreguem ESTA e OUTRAS atividades (anteriores e ainda não realizadas) até sábado – 05/12, pois na segunda- feira – 07/12 iremos proceder o último conselho de classe, em que ocorre a atribuição da nota do 4º bimestre e, também, o 5º Conceito ou Conceito Final de 2020.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOME: _______________________________ Nº: ___ANO/TURMA: ___

 

Atividade de RECUPERAÇÃO CONTÍNUA /NOTA EXTRA 

6º ANO - 4º Bimestre

Faça as atividades propostas abaixo em seu caderno – A CANETA

Fotografe e Envie para o e-mail: cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br

 

APOSTILA – pág. 212 - ATIVIDADE 6

6.1 No volume 4, estudamos o período histórico que ficou conhecido como Idade Média. Finalizadas as três Situações de Aprendizagem, reflita, pesquise e responda:

A) QUAIS FORAM AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA IDADE MÉDIA?

B) EM QUE A IDADE MÉDIA SE DIFERENCIOU DA IDADE ANTIGA? EXPLIQUE.

C) POR QUE ESTE PERÍODO HISTÓRICO RECEBEU ESSA NOMENCLATURA?

D) HÁ LEGADOS DA IDADE MÉDIA NA ATUALIDADE? QUAIS?

 

6.2 Atividade final de História do 6º ano:

ESCREVA SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU EM HISTÓRIA EM 2020. RELATE O QUE MAIS GOSTOU DAS ATIVIDADES, O QUE MENOS GOSTOU E QUAL VOCÊ ACREDITA SER A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR HISTÓRIA.

 

100.000 ACESSOS EM UM MÊS