Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 6 de julho de 2021

POSTAGEM FINAL - 2º Bimestre


Bom dia, pessoal,

A postagem de hoje é a última do 2º Bimestre e a tarefa relativa a ela deve ser realizada para garantir a frequência do período que vai de 04 a 15/07.

Na última quinzena do mês JULHO, faremos um pequeno recesso e, no retorno, em AGOSTO, podem vir por aí novidades, sobre um possível retorno das aulas presenciais.

Fiquem atentos aos boletins, onde as notas do 1º e 2º Bimestres devem aparecer, assim como as faltas. Já adianto que em História adotei uma regra geral. Não computei faltas, mas deixei com 4,0 (nota vermelha mais próxima de 5,0 – primeira nota azul) todos os alunos que não entregaram atividades por e-mail, pelo google sala de aula ou presencialmente, nem utilizaram ao menos o CMSP.

No segundo semestre, independente do que a SEE-SP decidir – aulas presenciais facultativas ou obrigatórias para os alunos – aqueles que estiverem com duas notas vermelhas precisarão se esforçar para se recuperar. Vocês têm diversos meios de garantir aproveitamento (CMSP, Blog, Google Sala de Aula e Escola) e não se justifica não realizar as tarefas.

Comecem a mudança realizando a tarefa postada abaixo e tenham um bom período de descanso neste final do mês de julho.

Um abraço,

Professora Cristiane

 

FESTAS JUNINAS

Iniciamos este ano estudando a Humanidade em suas origens e, vimos como as primeiras civilizações iniciaram a construção do que chamamos de CULTURA, que são todos os conhecimentos acumulados ao longo do tempo.

As primeiras sociedades humanas observavam a natureza e as primeiras formas de organizar o TEMPO e entender quando plantar levaram ao do estabelecimento formal das chamadas ESTAÇÕES DO ANO. Na Europa (de onde grande parte da cultura atual provém) o começo do verão ou solstício de verão, sempre foi particularmente importante, pois indicava o início dos meses quentes, em que se planta e colhe.

Mas, o que isto tem a ver com as tradicionais “Festas Juninas”, tema de nosso texto?

Festas juninas, festas dos santos populares ou celebrações do início do verão (chamadas de midsommar, na parte norte da Europa) são atividades centradas nos períodos do solstício de verão (no hemisfério norte) – início do verão e solstício de inverno (no hemisfério sul) – início do inverno. Estas celebrações ocorrem entre 13 e 29 de junho.

O termo “Festa Junina” pode estar ligado ao santo católico – São João, um dos santos homenageados nas festas ou ao próprio nome do mês dos festejos – Junho.

Estas celebrações são muito importantes no norte da Europa, nos países escandinavos (Noruega, Suécia, Finlândia, Letônia, Estônia, Lituânia, Islândia e Dinamarca), mas também ocorrem na Irlanda, França, Portugal, Espanha, Itália e na América, colonizada por estes países, em especial nos EUA, Canadá e Brasil.

No norte da Europa, as festividades ocorrem durante o solstício de verão – o “Midsommar” (em comemorações que remontam os povos pré-históricos e politeístas da região), entre 19 e 25 de junho. Nos demais países europeus citados, elas estão centradas em 24 de junho – dia de homenagem ao mártir cristão “São João Batista”

Assim, entre os europeus do norte da Europa, as festividades têm relação com uma tradição pagã (de rituais ligados a natureza) e nos demais países com uma tradição cristã (de origem religiosa).

Na América, os festejos são herança de nosso passado colonial, ligado aos europeus católicos. No Brasil, as festividades homenageiam três santos católicos – São João, Santo Antônio e São Pedro e são muito importantes no Nordeste, onde o inverno é a estação das chuvas, época em que o sertanejo pode plantar, para garantir a colheita do ano.

Seja na Europa ou na América, as celebrações têm em comum: muita música, dança, brincadeiras, rituais e simpatias e, principalmente, comida e bebida. Afinal, lá e cá, festejam a vida, a prosperidade e a felicidade.

 

Com base no texto acima e em seus conhecimentos, responda:

1. Por que ocorrem na Europa, desde a Pré-História, o que chamamos hoje, de Festas Juninas?

2. Explique as festas juninas enquanto tradição pagã.

3. Explique as festas juninas enquanto tradição cristã.

4. Onde os festejos juninos são mais tradicionais no Brasil? Quem e o que estes festejos homenageiam?

5. Partindo do último parágrafo do texto, pesquise e cite: uma música, uma dança, uma brincadeira, ritual ou simpatia, uma comida e uma bebida tradicionais dos festejos juninos brasileiros.

 

RESPONDA EM SEU CADERNO E DEPOIS PASSE AS RESPOSTAS PARA O FORMULÁRIO CUJO LINK SEGUE ABAIXO, ENVIANDO-O EM SEGUIDA.

 

LINK: 

https://docs.google.com/forms/d/1AotaME6JNLRKCGKRaJ5lxmZ5AjEz6ZHdjVzHOG_Cw48/edit 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS