Proposta: ATIVIDADES PARA OS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM NENHUMA LIÇÃO A PARTIR DA METADE DO 1º BIMESTRE – Quando as aulas se tornaram a distância.
ALUNOS QUE DEVEM FAZER AS ATIVIDADES PROPOSTAS:
6ª Ano A – Albert, Carlos, Cristiano, Daniel, Eloisa, Frederico, Gabriel, Gabriella, Guilherme, Jackson, João, Júlia, Lucas Lai, Luca Alves, Maria Clara de Melo, Maria Clara Rodrigues, Mariana, Michaela, Moisés, Paulo.
6ª Ano B – Brendo Gomes, Eduardo dos Santos, Emilly, Gabriel Barbosa, Gabriel Araújo, Gustavo, Ismael, Iully, José, Kauan, kaue, Keven, Letícia, Luana, Lucas, Manuela, Maria Eduarda, Nataly, Raiane, Samara, Thiago, Victor e Yasmin
6ª Ano C – Ana Beatriz, Ana Laura, Anna Luiza, Anthony, Fernanda Vitória, Fernando, Gabriel Costa, Gabriel Moreira, Laís, Luiz Gustavo, Matheus, Nicolas, Nicoly, Thais, Thayna, Vinícius, Yasmin, Letícia
6ª Ano D – Emilly, Evelly, Guilherme Conceição, Guilherme Rodrigues, Henrique, João, José, Júlia dos Santos, Márcio, Mikaele, Nicolly, Pamela, Pedro Augusto, Pedro Henrique Silva, Pietra, Tiffany, Wesley
|
OBSERVAÇÃO: Caso a professora tenha citado seu nome indevidamente, favor enviar um e-mail (cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br) contestando a necessidade de fazer as atividades, citando em que bimestre ou bimestres realizou e enviou lições.
Instruções Gerais: Serão postadas no BLOG e no CLASSROON, conjuntos de atividades para serem realizadas por Bimestre. Favor seguir o Modelo de Respostas sugerido abaixo. Enviar os resultados como anexo (digitado em Word) ou foto (do caderno, com respostas a Caneta). Anexar no CLASSROON ou enviar para meu EMAIL: cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br
Modelo de Resposta:
Nome completo: ________________Nº de chamada:____ ANO/TURMA:____
ATIVIDADES - ___ Bimestre 1 – Resposta 2 – Resposta 3 – Resposta 4 – Resposta 5 – Resposta
|
Data de Entrega: Até sexta-feira – 11/12 – Nenhuma atividade enviada após esta data poderá ser considerada
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES - 1º Bimestre
1- Escreva quando inicia e termina os séculos abaixo:
- Exemplo: Século XIV: Começa em 1301 e termina em 1400
a) Século XV:_____________________________________
b) Século XVIII: ___________________________________
c) Século XIX: ____________________________________
d) Século XX: _____________________________________
2 - De acordo com o ano, indique o século ao lado, em algarismo romano:
555 = |
333 = |
999 = |
1901 = |
111 = |
499 = |
1500 = |
1964 = |
1333 = |
699 = |
1789 = |
1989 = |
1555 = |
1599 = |
1822 = |
2002 = |
1999 = |
1763 = |
1889 = |
2020 = |
3 – Faça o que se pede:
a) Explique o que são fontes históricas.
b) Indique por quê as fontes históricas são importantes.
c) Classifique as fontes históricas abaixo como: escrita, oral, audiovisual, material ou imaterial:
- Uma carta - __________________________________________________
- Uma ponta de flexa - ___________________________________________
- Uma lenda - __________________________________________________
- Uma entrevista - ______________________________________________
- Um filme - ___________________________________________________
4 - Crie uma linha do tempo ilustrada da sua vida, conforme as instruções que se seguem:
INSTRUÇÕES PARA CRIAÇÃO DA LINHA DO TEMPO DE SUA VIDA:
1º Utilize seu caderno de desenho ou uma folha sulfite para a realização da atividade;
2º Inicie sua linha do tempo na data de seu nascimento;
3º A última data que você irá colocar em sua linha do tempo é a data de hoje;
4º Entre o dia de seu nascimento até o dia de hoje, coloque o máximo de acontecimentos marcantes que você conseguir se lembrar. Assim a sua linha do tempo ficará bastante completa.
5 - Escolha e pesquise um dos calendários citados: o CHINÊS, o MUÇULMANO, o CRISTÃO ou o JUDAICO. Registre com imagens (recortadas ou desenhadas) este calendário, acompanhada de uma breve descrição de como ele funciona.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES - 2º Bimestre
1- Indique e explique as duas principais Teorias, que explicam a chegada de nossa espécie (o Homo Sapiens) ao continente americano.
2 – Descreva a vida dos primeiros seres humanos no período da Pré-História, que chamamos de Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada e no período que chamamos de Neolítico ou Idade da Pedra Polida.
3 – Por que podemos chamar as duas primeiras civilizações da História – Mesopotâmia e Egito – de civilizações hidráulicas?
4 – Quais foram as maiores contribuições culturais que os antigos Hebreus e Fenícios deixaram para a Humanidade?
5 – Três grandes civilizações floresceram na América antes da chegada dos europeus: os Maias, os Astecas e os Incas. Indique a localização de cada uma destas civilizações e cite uma curiosidade sobre cada uma delas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES - 3º Bimestre
1 – Pesquise sobre Atenas e Esparta - cidades da Grécia Antiga para preencher a tabela comparativa que segue abaixo:
|
ATENAS |
ESPARTA |
Formas de governo |
|
|
Participação política |
|
|
Atividade econômica da cidade |
|
|
A educação na cidade |
|
|
O papel das mulheres. |
|
|
2 – Indique e comente quais foram os maiores legados culturais deixados pelos gregos antigos para a Humanidade.
3 – Pesquise e resuma o que ocorreu de mais importante nos três períodos da história da Roma Antiga – Monarquia, República e Império.
4 – Enumere e explique os motivos que levaram ao fim do Império Romano do Ocidente em 476.
5 – Pesquise e escreva textos resumidos sobre – um mito da Grécia Antiga e um mito da Roma Antiga.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES - 4º Bimestre
1 – Escolha um dos impérios que alcançaram poder durante a Idade Média e escreva sobre ele: Bizantino, Islâmico e Carolíngio.
2 – Explique o que foram os Feudos e como os camponeses eram explorados nestas propriedades.
3 – O que foram as Cruzadas? Por que elas influenciaram no fim do Feudalismo?
4 – Pesquise duas personalidades importantes da Idade Média e explique por que elas são classificadas como “herói” e “heroína” da Europa – Carlos Martel e Joana D’ Arc.
5 – Por que podemos afirmar que a instituição mais poderosa da Idade Média foi a Igreja Católica?
Nenhum comentário:
Postar um comentário