Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

HISTÓRIA - 6º Anos

Proposta: ATIVIDADES PARA OS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM NENHUMA LIÇÃO A PARTIR DA METADE DO 1º BIMESTRE – Quando as aulas se tornaram a distância.

 

ALUNOS QUE DEVEM FAZER AS ATIVIDADES PROPOSTAS:

 

6ª Ano A – Albert, Carlos, Cristiano, Daniel, Eloisa, Frederico, Gabriel, Gabriella, Guilherme, Jackson, João, Júlia, Lucas Lai, Luca Alves, Maria Clara de Melo, Maria Clara Rodrigues, Mariana, Michaela, Moisés, Paulo.

 

6ª Ano B – Brendo Gomes, Eduardo dos Santos, Emilly, Gabriel Barbosa, Gabriel Araújo, Gustavo, Ismael, Iully, José, Kauan, kaue, Keven, Letícia, Luana, Lucas, Manuela, Maria Eduarda, Nataly, Raiane, Samara, Thiago, Victor e Yasmin

 

6ª Ano C – Ana Beatriz, Ana Laura, Anna Luiza, Anthony, Fernanda Vitória, Fernando, Gabriel Costa, Gabriel Moreira, Laís, Luiz Gustavo, Matheus, Nicolas, Nicoly, Thais, Thayna, Vinícius, Yasmin, Letícia

 

6ª Ano D – Emilly, Evelly, Guilherme Conceição, Guilherme Rodrigues, Henrique, João, José, Júlia dos Santos, Márcio, Mikaele, Nicolly, Pamela, Pedro Augusto, Pedro Henrique Silva, Pietra, Tiffany, Wesley

 

OBSERVAÇÃO: Caso a professora tenha citado seu nome indevidamente, favor enviar um e-mail (cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br) contestando a necessidade de fazer as atividades, citando em que bimestre ou bimestres realizou e enviou lições.

Instruções Gerais: Serão postadas no BLOG e no CLASSROON, conjuntos de atividades para serem realizadas por Bimestre. Favor seguir o Modelo de Respostas sugerido abaixo. Enviar os resultados como anexo (digitado em Word) ou foto (do caderno, com respostas a Caneta). Anexar no CLASSROON ou enviar para meu EMAIL: cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br

Modelo de Resposta:

 

Nome completo: ________________Nº de chamada:____ ANO/TURMA:____

 

ATIVIDADES - ___ Bimestre

1 – Resposta

2 – Resposta

3 – Resposta

4 – Resposta

5 – Resposta

 

 

Data de Entrega: Até sexta-feira – 11/12Nenhuma atividade enviada após esta data poderá ser considerada

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADES - 1º Bimestre

1- Escreva quando inicia e termina os séculos abaixo:

- Exemplo: Século XIV: Começa em 1301 e termina em 1400

a) Século XV:_____________________________________

b) Século XVIII: ___________________________________

c) Século XIX: ____________________________________

d) Século XX: _____________________________________

2 - De acordo com o ano, indique o século ao lado, em algarismo romano:

555 =

333 =

999 =

1901 =

111 =

499 =

1500 =

1964 =

1333 =

699 =

1789 =

1989 =

1555 =

1599 =

1822 =

2002 =

1999 =

1763 =

1889 =

2020 =

3 – Faça o que se pede:

a) Explique o que são fontes históricas.

b) Indique por quê as fontes históricas são importantes.

c) Classifique as fontes históricas abaixo como: escrita, oral, audiovisual, material ou imaterial:

- Uma carta - __________________________________________________

- Uma ponta de flexa - ___________________________________________

- Uma lenda - __________________________________________________

- Uma entrevista - ______________________________________________

- Um filme - ___________________________________________________

 

4 - Crie uma linha do tempo ilustrada da sua vida, conforme as instruções que se seguem:

INSTRUÇÕES PARA CRIAÇÃO DA LINHA DO TEMPO DE SUA VIDA:

1º Utilize seu caderno de desenho ou uma folha sulfite para a realização da atividade;

2º Inicie sua linha do tempo na data de seu nascimento;

3º A última data que você irá colocar em sua linha do tempo é a data de hoje;

4º Entre o dia de seu nascimento até o dia de hoje, coloque o máximo de acontecimentos marcantes que você conseguir se lembrar. Assim a sua linha do tempo ficará bastante completa.

5 - Escolha e pesquise um dos calendários citados: o CHINÊS, o MUÇULMANO, o CRISTÃO ou o JUDAICO. Registre com imagens (recortadas ou desenhadas) este calendário, acompanhada de uma breve descrição de como ele funciona.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

ATIVIDADES - 2º Bimestre

1- Indique e explique as duas principais Teorias, que explicam a chegada de nossa espécie (o Homo Sapiens) ao continente americano.

2 – Descreva a vida dos primeiros seres humanos no período da Pré-História, que chamamos de Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada e no período que chamamos de Neolítico ou Idade da Pedra Polida.

3 – Por que podemos chamar as duas primeiras civilizações da História – Mesopotâmia e Egito – de civilizações hidráulicas?

4 – Quais foram as maiores contribuições culturais que os antigos Hebreus e Fenícios deixaram para a Humanidade?

5 – Três grandes civilizações floresceram na América antes da chegada dos europeus: os Maias, os Astecas e os Incas. Indique a localização de cada uma destas civilizações e cite uma curiosidade sobre cada uma delas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

ATIVIDADES - 3º Bimestre

1 – Pesquise sobre Atenas e Esparta - cidades da Grécia Antiga para preencher a tabela comparativa que segue abaixo:

 

ATENAS

ESPARTA

Formas de governo

 

 

Participação política

 

 

Atividade econômica da cidade

 

 

A educação na cidade

 

 

O papel das mulheres.

 

 

2 – Indique e comente quais foram os maiores legados culturais deixados pelos gregos antigos para a Humanidade.

3 – Pesquise e resuma o que ocorreu de mais importante nos três períodos da história da Roma Antiga – Monarquia, República e Império. 

4 – Enumere e explique os motivos que levaram ao fim do Império Romano do Ocidente em 476.

5 – Pesquise e escreva textos resumidos sobre – um mito da Grécia Antiga e um mito da Roma Antiga.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

ATIVIDADES - 4º Bimestre 

1 – Escolha um dos impérios que alcançaram poder durante a Idade Média e escreva sobre ele: Bizantino, Islâmico e Carolíngio.

2 – Explique o que foram os Feudos e como os camponeses eram explorados nestas propriedades.

3 – O que foram as Cruzadas? Por que elas influenciaram no fim do Feudalismo?

4 – Pesquise duas personalidades importantes da Idade Média e explique por que elas são classificadas como “herói” e “heroína” da Europa – Carlos Martel e Joana D’ Arc.

5 – Por que podemos afirmar que a instituição mais poderosa da Idade Média foi a Igreja Católica?

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS