E.
E. RODRIGUES ALVES
ATIVIDADE
DE HISTÓRIA 1 (3º BIMESTRE) – 9º ANO B e C – PROF. JOSÉ AUGUSTO – 20/08 a 10/09/2021
HABILIDADE TRABALHADA:
(EF09HI13) Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e
do nazismo, a consolidação dos estados totalitários, suas concepções e as
práticas de extermínio (como o holocausto).
OBJETIVO: A emergência do
fascismo e do nazismo; Autoritarismo, Totalitarismo e a Segunda Guerra Mundial;
Judeus e outras vítimas do holocausto.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – SEGUNDA GUERRA
MUNDIAL (CAUSAS E SEUS DESDOBRAMENTOS)
1- Assistir o vídeo (Segunda Guerra mundial) indicado: Link https://youtu.be/RedndCHHtYc
2- Leitura do capítulo 7 do livro didático de História páginas 116 a
127
3- Leitura: Texto complementar - Segunda Guerra Mundial: como impactou
a história?
Link: https://www.politize.com.br/segunda-guerra-mundial/
INTRODUÇÃO:
A Segunda Guerra Mundial foi um
conflito marcante na história da humanidade por diversos motivos – um deles é o
gigantesco número de mortes. Entre os anos de 1939 e 1945, 72 nações –
incluindo o Brasil – se envolveram em operações militares, que resultaram na
morte de aproximadamente 45 milhões de pessoas.
Contexto histórico da Segunda Guerra Mundial
Para entender melhor os motivos
que levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial, é importante saber o contexto
histórico daquela época. Um dos principais pontos é o fato de que os países
vencedores da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) consideraram a Alemanha
culpada pelo conflito. Por conta disso, o Estado alemão teve de assinar o
Tratado de Versalhes em 1919, o que o fez perder territórios e pagar pesadas
indenizações. Como consequência desse tratado, a Alemanha entrou em uma grave
crise econômica e política. Essa situação fez com que os alemães se sentissem
altamente injustiçados e gerou um sentimento de vingança na população.
Dez anos depois, a quebra da
bolsa de Nova Iorque culminou na Crise de 1929 e agravou a recessão econômica
na Alemanha, levando à escassez de alimentos e ao aumento da inflação aos
quatro dígitos. O resultado? Uma sensação de impotência que se propagava pela
sociedade alemã, que buscava uma solução imediata para resolver esse problema.
ATIVIDADE – Livro Didático
Fazer as questões 1, 2, 3, 4, 5 e 6 da página 128 do livro didático de
História.
DATA PARA ENTREGA DA ATIVIDADE: 10/09/2021.
Email: josefonseca@prof.educacao.sp.gov.br
Coloquem o nome e série na atividade!
Copiar e responder as questões no caderno e enviá-las no email acima.
Para quem não conseguiu acessar essa atividade. Essa atividade já tinha sido postada no dia 20/08.
Nenhum comentário:
Postar um comentário