E. E. RODRIGUES ALVES
ATIVIDADE DE HISTÓRIA 1 (3º BIMESTRE) – 7º ANO C e D – PROF. JOSÉ
AUGUSTO – 06/09 a 13/09/2021.
HABILIDADE
TRABALHADA: (EF07HI02) Identificar conexões, interações e consequências do
contato entre as sociedades do chamado Novo Mundo, da Europa, da África e da
Ásia no contexto das navegações nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. (EF07HI09)
Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as
populações ameríndias e identificar as principais formas de resistência. (EF07HI10)
Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as
dinâmicas das sociedades americanas no período colonial, comparando
informações, argumentos e pontos de vista explicitados nos diferentes tipos de
fonte.
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM – COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA.
1- Assistir o vídeo (Colonização
da América) – Link: https://youtu.be/lpbyx9O8PP0
2-
Leituras do capítulo 7 do livro didático de História páginas 132 a 147
3- Leitura: Texto
complementar – A colonização da América
O descobrimento da América é
como ficou conhecida à chegada dos espanhóis aqui, em 12 de outubro de 1492, em
uma ilha que pertence às Bahamas atualmente. A chegada dos europeus nesse
contexto aconteceu pela expedição de Cristóvão Colombo, navegante genovês que
comandou três embarcações financiadas pela Espanha.
A chegada dos europeus à
América está inserida no cenário das grandes navegações e marcou o início
oficial da disputa por terras a serem colonizadas. Os espanhóis, no entanto,
não foram os primeiros europeus a chegaram ao continente americano, pois os
historiadores sabem que os vikings alcançaram a América do Norte no final do
século X.
Contexto
do descobrimento da América
A chegada dos europeus à
América fez parte do processo das grandes navegações, o qual se estendeu por
todo o século XV e foi encabeçado pelos portugueses em grande parte. Uma série
de avanços tecnológicos permitiram melhorias na navegação marítima, e, além
disso, existia toda uma motivação econômica por trás dessa empreitada.
A conquista da
Constantinopla pelos otomanos, em 1453, tinha criado grandes dificuldades para
os europeus acessaram o comércio oriental. As mercadorias obtidas no Oriente,
sobretudo as especiarias, eram muito valorizadas, e, portanto, a sua obtenção
trazia consigo enormes chances de lucro. Sendo assim, as grandes navegações
foram realizadas de acordo com os interesses comerciais dos europeus.
Ao longo do século XV, os
portugueses realizaram uma série de expedições de exploração no Oceano
Atlântico e descobriram vários locais, como Madeira e Açores, além de terem
estabelecido feitorias no litoral africano, estabelecendo relações comerciais
na África. Na década de 1480, conseguiram contornar o sul desse continente,
abrindo o caminho para a Índia. O pioneirismo português explica-se porque o país
reunia condições ideais para tal empreendimento.
No caso espanhol, as
iniciativas foram muito tímidas, e os reis católicos, Fernando de Aragão e
Isabel de Castela, só permitiram uma expedição do tipo depois que os mouros
foram expulsos da Península Ibérica, em 1492. Nesse momento, um genovês tinha
uma proposta de expedição para alcançar a Índia: Cristóvão Colombo.
ATIVIDADE
– Livro Didático
Fazer
as questões 1, 2, 3 e 4 da página 148 do livro didático de História.
DATA PARA ENTREGA DA ATIVIDADE: 13/09/2021.
Email: josefonseca@prof.educacao.sp.gov.br
Coloquem o nome e série na
atividade! Copiar e responder as questões no caderno e enviá-las no email
acima.
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