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segunda-feira, 6 de setembro de 2021

HISTÓRIA - 7C e 7D - PROF. JOSÉ AUGUSTO ATIVIDADE 1 (3 BIMESTRE)

 

E. E. RODRIGUES ALVES

ATIVIDADE DE HISTÓRIA 1 (3º BIMESTRE) – 7º ANO C e D – PROF. JOSÉ AUGUSTO – 06/09 a 13/09/2021.

HABILIDADE TRABALHADA: (EF07HI02) Identificar conexões, interações e consequências do contato entre as sociedades do chamado Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. (EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as principais formas de resistência. (EF07HI10) Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial, comparando informações, argumentos e pontos de vista explicitados nos diferentes tipos de fonte.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA.

1- Assistir o vídeo (Colonização da América) – Link: https://youtu.be/lpbyx9O8PP0

2- Leituras do capítulo 7 do livro didático de História páginas 132 a 147

3- Leitura: Texto complementar – A colonização da América

O descobrimento da América é como ficou conhecida à chegada dos espanhóis aqui, em 12 de outubro de 1492, em uma ilha que pertence às Bahamas atualmente. A chegada dos europeus nesse contexto aconteceu pela expedição de Cristóvão Colombo, navegante genovês que comandou três embarcações financiadas pela Espanha.

A chegada dos europeus à América está inserida no cenário das grandes navegações e marcou o início oficial da disputa por terras a serem colonizadas. Os espanhóis, no entanto, não foram os primeiros europeus a chegaram ao continente americano, pois os historiadores sabem que os vikings alcançaram a América do Norte no final do século X.

Contexto do descobrimento da América

A chegada dos europeus à América fez parte do processo das grandes navegações, o qual se estendeu por todo o século XV e foi encabeçado pelos portugueses em grande parte. Uma série de avanços tecnológicos permitiram melhorias na navegação marítima, e, além disso, existia toda uma motivação econômica por trás dessa empreitada.

A conquista da Constantinopla pelos otomanos, em 1453, tinha criado grandes dificuldades para os europeus acessaram o comércio oriental. As mercadorias obtidas no Oriente, sobretudo as especiarias, eram muito valorizadas, e, portanto, a sua obtenção trazia consigo enormes chances de lucro. Sendo assim, as grandes navegações foram realizadas de acordo com os interesses comerciais dos europeus.

Ao longo do século XV, os portugueses realizaram uma série de expedições de exploração no Oceano Atlântico e descobriram vários locais, como Madeira e Açores, além de terem estabelecido feitorias no litoral africano, estabelecendo relações comerciais na África. Na década de 1480, conseguiram contornar o sul desse continente, abrindo o caminho para a Índia. O pioneirismo português explica-se porque o país reunia condições ideais para tal empreendimento.

No caso espanhol, as iniciativas foram muito tímidas, e os reis católicos, Fernando de Aragão e Isabel de Castela, só permitiram uma expedição do tipo depois que os mouros foram expulsos da Península Ibérica, em 1492. Nesse momento, um genovês tinha uma proposta de expedição para alcançar a Índia: Cristóvão Colombo.

ATIVIDADE – Livro Didático

Fazer as questões 1, 2, 3 e 4 da página 148 do livro didático de História.

DATA PARA ENTREGA DA ATIVIDADE: 13/09/2021.

Email: josefonseca@prof.educacao.sp.gov.br

Coloquem o nome e série na atividade! Copiar e responder as questões no caderno e enviá-las no email acima.

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