E. E. RODRIGUES ALVES – ATIVIDADE DE HISTÓRIA – 9B e 9C – 2º BIMESTRE – 14/05/21 – 21/05/21
HABILIDADE: (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do
capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos
vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações.
OBJETIVO: O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial;
ORIENTAÇÕES SOBRE O ROTEIRO DE ESTUDOS:
Material de apoio: livro
didático de História – capítulo 1 – leitura obrigatória;
Copiar e responder as
questões no caderno e enviar para o email abaixo:
josefonseca@prof.educacao.sp.gov.br
DATA DE ENTREGA: 21/05/2021
Leitura
do texto – Introdução – A Primeira Guerra Mundial 1914 a 1918. 1ª PARTE
A unificação da Alemanha e
da Itália no fim do século XIX provocou grandes mudanças no cenário econômico e
político europeu. O surgimento de duas novas forças econômicas desequilibrou a CORRIDA IMPERIALISTA. Inglaterra e França, que até então dominavam a
política e a economia internacionais, foram pressionadas para que houvesse uma
nova divisão colonial, o que colocava em risco a hegemonia desses países como potências
coloniais.
Para os britânicos, a
corrida imperialista representava uma possibilidade de aumentar os lucros em
uma economia que exigia novos e constantes investimentos para a renovação de
seu parque industrial. Nesse contexto, a interdependência entre nações
aumentava graças ao comércio e ao desenvolvimento na área de comunicações.
A situação da França era um
pouco diferente. Os franceses haviam sido derrotados na Guerra
Franco-Prussiana. Sua indústria foi atingida por essa derrota em pelo menos dois
aspectos: o pagamento da dívida de guerra, que diminuía os investimentos no
setor, e a perda da região da Alsácia-Lorena, rica em minério. Desde o fim do
conflito, havia entre os franceses um forte sentimento de REVANCHISMO.
Além dos motivos já citados,
havia ainda alguns aspectos que elevavam a tensão:
Ø O sentimento AUTONOMISTA de diversas
nacionalidades submetidas a velhos impérios;
Ø O interesse das grandes potências em
partilhar os despojos do decadente Império Otomano;
Ø A ambição Sérvia de anexar Montenegro e
as regiões da Bósnia-Herzegovina, da Croácia e da Eslovênia (pertencentes ao
império Austro-Húngaro) e formar uma “Grande Sérvia”;
Ø O interesse do Japão e dos Estados Unidos
em se fortalecer e ampliar seu domínio mundial;
A partir de 1900, a situação
internacional caracterizava-se pela chamada PAZ ARMADA. Embora não houvesse ainda um conflito armado, os
Estados investiam em material bélico e na formação de seus exércitos, além de
estabelecer um sistema de alianças entre nações com interesses comuns.
Em 1905 estourou a CRISE MARROQUINA, que quase levou a
França e a Alemanha à guerra. Em 1911 a questão voltou a ser lembrada, e
novamente foi solucionada por vias diplomáticas. Apesar disso, os
ressentimentos permaneceram.
Em 1908, com interesses
imperialistas, a Áustria anexou à Bósnia-Herzegovina, ferindo os interesses da
Sérvia e da Rússia, que com sua política expansionista pretendia manter sob sua
influência as NAÇÕES ESLAVAS do
sudeste da Europa.
Mais tarde, entre 1912 e
1913, várias nações balcânicas se uniram contra a Turquia, modificando o mapa
político balcânico. Esse fato desagradou a Áustria, que também tinha pretensões
nas regiões balcânicas.
Com o objetivo de combater
os austríacos que ocupavam a Bósnia-Herzegovina, surgiram organizações
clandestinas pró-Sérvia nos territórios ocupados.
Os MOVIMENTOS NACIONALISTAS eram muito fortes na Europa e fora dela. O
nacionalismo sérvio se relacionava com o PAN-ESLAVISMO,
que consistia na luta dos eslavos contra alemães, austríacos e húngaros, aos
quais estavam subordinados.
Em contrapartida, o PANGERMANISMO, uma corrente de
pensamento de caráter nacionalista que pertencia à Liga Pangermânica, na Alemanha,
fundamentava-se na luta dos alemães para incorporar todos os povos da Europa
Central. Esse grupo defendia a expansão do império Alemão, o nacionalismo e a
soberania dos alemães em relação a outros povos.
VOCABULÁRIO:
REVANCHISMO:
atitude de procurar a reparação, às vezes violenta, de ofensa ou prejuízo
causado por outrem.
AUTONOMISTA:
não submisso a outros países, que quer governar por leis próprias e manter a
independência sobre um território.
No
início do século XX, a CRISE MARROQUINA
levou o país a uma guerra civil. Diante disso, França e Inglaterra viram uma
oportunidade de dominar a região. Em 1905 a Alemanha, sentindo-se prejudicada,
desafiou os países europeus envolvidos e apoiou a independência marroquina com
a intenção de eliminar o domínio francês e isolar a França no cenário mundial.
Embora a independência do Marrocos tenha de fato ocorrida em 1905, à França
continuou exercendo influência no país.
NAÇÕES ESLAVAS são
aquelas que têm em comum o grupo linguístico ESLAVO. Desse grupo fazem parte os russos, ucranianos, poloneses,
tchecos, sérvios, croatas, entre outros.
Os
MOVIMENTOS NACIONALISTAS têm sua
origem no século XIX, durante a expansão das potências imperialistas na Europa.
O patriotismo, a identidade nacional, o militarismo e o civismo foram
estimulados entre os cidadãos, resultando, no século XX, em grupos organizados
e armadas com o objetivo único de lutar pelos interesses da pátria.
(1)
No final do século XIX as grandes potências eram a Inglaterra e França que
dominavam o cenário político e econômico internacional, principalmente no
continente europeu. Qual foi o fato histórico que provocaram mudanças cenário
europeu?
R-
(2)
Qual era a região da Europa que foi muito conhecida por ser motivo de desavença
entre franceses e alemães? Justifique.
R-
(3)
O que é a paz armada?
R-
(4)
Faça uma pesquisa e defina o que foi o imperialismo e o neocolonialismo?
R-
DATA DE ENTREGA: 21/05/2021
BONS
ESTUDOS!
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