|
Plano de
aula não presencial EE
Rodrigues Alves |
|
|
Professor:
José Augusto |
Disciplina:
História |
|
Classes:
7º anos C e D |
Data:
07/04/2021 a 12/04/2021 |
|
Objetivo
da aula: Identificar aspectos culturais na Europa do período moderno e
conhecer as principais características do Renascimento; |
|
|
Habilidade
da aula: (EF07HI04) Identificar as principais características dos
Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados; |
|
|
Conteúdo
da aula: A origem do renascimento: Teocentrismo x Antropocentrismo –
Humanismo e o racionalismo. |
|
|
Fonte:
Livro Didático, vídeo (Youtube) e textos complementares; |
|
|
Roteiro
da atividade: ORIENTAÇÕES PARA ESTUDO DIRIGIDO: Leiam com atenção! 1-
Leitura das páginas 78, 79, 89 e 90: ·
A Origem do Renascimento e seus valores; ·
Teocentrismo e Antropocentrismo (definição); ·
Humanismo; ·
Renascimento: revolução no pensamento
científico; ·
Heliocentrismo;
Renascimento, ou Renascimento Cultural, é o período da História
europeia em que houve a retomada de temas, ideais e técnicas utilizadas
durante a Antiguidade greco-romana, nos campos da arte, da ciência e da
filosofia. Esse movimento cultural ocorreu entre os séculos XIV e XVI,
principalmente em algumas cidades italianas, e se contrapunha aos valores católicos
cultivados durante a Idade Média.
O termo Renascimento possivelmente foi primeiramente utilizado pelo
crítico de arte Giorgio Vasari, por volta de 1550, para marcar a diferença em
relação à Idade Média. A diferença era marcada principalmente pelo humanismo
e pelo racionalismo adotado pelos renascentistas.
O humanismo se expressava principalmente através do antropocentrismo,
buscando colocar o homem como centro do universo e medida de todas as coisas.
Dessa forma, opunha-se ao caráter religioso das concepções filosóficas
medievais, que tinha Deus como centro do universo.
O racionalismo do Renascimento estava ligado à utilização da
observação empírica e da utilização de conhecimentos matemáticos,
principalmente, para a produção artística e do conhecimento humano sobre o
mundo.
A perspectiva renascentista afastava-se dos dogmas católicos, mas não
excluía totalmente os temas religiosos. O que os artistas do Renascimento
fizeram foi dar um caráter humano à representação das histórias religiosas,
principalmente no campo das artes. Nesse sentido, é interessante notar que
boa parte dos temas dos quadros pintados no período tinha temas bíblicos, mas
com os personagens humanizados, sejam em suas formas (definição corporal, expressões,
sentimentos etc.) ou no posicionamento dos personagens nos quadros, não
havendo necessariamente uma hierarquia expressa nessas localizações, como era
adotado pelos artistas medievais (Jesus sempre acima, os anjos em locais
superiores aos santos etc.).
Nas ciências, a oposição foi mais acentuada, com os cientistas
passando a questionar teorias milenares, como a substituição do geocentrismo
ptolomaico (a Terra como centro do universo) pelo Heliocentrismo (o sol como
centro do universo).
A emergência do Renascimento esteve ligada ao novo processo de
urbanização de algumas regiões europeias e à reabertura de rotas comerciais,
principalmente no Mediterrâneo. Essas mudanças proporcionaram o
enriquecimento e o fortalecimento da burguesia nascente, que pôde financiar a
produção de inúmeros artistas, principalmente através dos mecenas. As trocas
comerciais em diversos pontos do Mediterrâneo possibilitaram o contato dos
europeus com os bizantinos e os árabes, que haviam conservado as obras e os
conhecimentos da Antiguidade greco-romana. Dessa forma, o Renascimento foi à primeira manifestação ideológica da burguesia europeia, que pretendia com valores como o individualismo, o naturalismo e o hedonismo se diferenciar da produção cultural medieval. 3- Assistir o vídeo indicado: https://youtu.be/6NbSXIdObDk 4- Fazer os exercícios 1, 2 e 3 da página 92 do Livro Didático de História; |
|
|
Informações
adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: ·
Esta atividade compreende leituras para estudo
dirigido no livro didático e a leitura do texto complementar indicadas no
ROTEIRO DE ATIVIDADE acima. Depois assistam ao vídeo indicado sobre o
Renascimento; ·
Após o estudo (leitura) fazer os exercícios
indicados acima ( exercícios 1, 2 e 3 da página 92 do livro didático de
História). ·
Copiar e responder as questões no caderno,
depois enviar para o email indicado abaixo; |
|
|
Data
da entrega: 12/04/2021 |
|
|
E
mail onde o aluno deverá entregar a atividade: josefonseca@prof.educacao.sp.gov.br |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário