Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 9 de abril de 2021

GEOGRAFIA (Prof João) - 3ºs A, B e C EJA

 

 

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: João Pereira de Alcântara

Disciplina:Geografia

Classes: 3ºs  A, B e C

Data: de 8 a 14 de Abril

Objetivo da aula:Características da economia globalizada do sec. XXI

Habilidade da aula: Saber analisar e compreender as características da economia global. Origens e evolução.

Conteúdo da aula: Texto e atividade .

Roteiro da atividade: Ler o texto com atenção e responder as perguntas e fazer a pesquisa.

 

 

 

 

 

Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: Cumprir o prazo estabelecido.

 

Data da entrega: Até 14 de abril.

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

joaopalcantara@terra.com.br

 

ECONOMIA  GLOBAL

 

Para entendermos a economia global atual, devemos analisar alguns aspectos históricos.

Sistemas Econômicos

Basicamente dois:

Socialismo: Sistema implantado na ex-União Soviética a partir de 1917, após uma revolução popular em que derrubou a monarquia e tomaram o poder.

Características:

·         As atividades econômicas pertencem ao Estado, como fábricas, máquinas, terras, bancos etc.

·          Não existem classes sociais ( pobre, rico, classe média..).

·         O uso da terra é coletivo.

·         É o Estado que determina o que e quanto será produzido através dos Planos Quinquenais (na ex-Urss), ou seja é feito a cada 5 anos.

·         Não há direito à herança.

 

OBS: A China é um misto de socialismo com capitalismo

Capitalismo: Sistema que surgiu no século XV, na Europa, em substituição ao feudalismo, com o surgimento de uma nova classe social :  A burguesia.

Características:

·         Economia de mercado, ou seja, é o mercado (compra e venda) que determina o preço do produto.

·         Lei da Oferta e da Procura, ou seja, se tem muito produto no mercado, o preço cai e se tiver pouco o preço, sobe.

·         Livre iniciativa e livre mercado: Você pode montar seu próprio negócio

·         Trabalho assalariado.

·         Direito ao lucro

Fases do Capitalismo:

1ª Fase:  

·         Capitalismo Comercial, Mercantilismo ou Metalismo:

Iníciou no Sec. 15 e se extendeu até a Revolução Industrial, no Se. XVIII. Com as Grandes Descobertas ( América, principalmente), algumas nações europeias conseguiram terras e metais preciosos. Muitas nações(Portugal, Inglaterra, Espanha, França etc) enriqueceram muito. Tanto a Coroa, quanto o Clero e a burguesia.

·         Capitalismo Industrial:

Inicia no final do Século XVIII (1770...) na Inglaterra, mais precisamente.

Pode ser dividido em:

1ª Fase: Desenvolvimento do navio a motor, ferrovias, tendo o ferro como principal matéria prima e o carvão mineral, o principal recurso energético. Outras nações européias se industrializam, como França, Alemanha, Holanda, Itália e, na América, Os Estados Unidos. No fim do Sec XIX as potências europeias dominam o continente africano, em busca de matérias primas baratas e mão de obra. Neste período haverá um a grande massa de gente saindo do campo em direção às cidades, em busca de trabalho (Êxodo rural). Esta fase se estende até o fim do sec. XIX.

2ª Fase: Se estende até meados do sec. XX. Com elevados investimentos em ciência e tecnologia, aumenta significativamente, assim como a produtividade. Nesta fase desenvolvem-se indústrias pesadas como metalúrgica, siderúrgica (aço), indústria automobilística, aviões, petroquímica, eletrônicos, eletrodomésticos etc. que foram se sofisticando ao longo do tempo. Depois da II Guerra Mundial, (1939-1945),  empresas americanas, européias e japonesas se espalham por todo o mundo (Multinacionais), assim  algumas nações subdesenvolvidas também começam a se industrializar (Brasil, Argentina, México, Índia, África do Sul etc). Os Estados Unidos se destacam como a nação mais rica do mundo e o dólar a principal moeda.

3ª Fase: Também conhecida como Revolução Tecnocientífica. Os elevadíssimos investimentos em ciência e tecnologia voltadas para o desenvolvimento de produtos e dos meios de transporte (navios gigantescos, foguetes, aviões de carga e comunicação- Satélites artificiais, telefone, telefonia celular, computadores, internet. Nesta fase, a população urbana mundial supera a rural. O fim do socialismo na União Soviética e na Europa e da Guerra Fria ( pesquise sobre) também é uma marca dessa fase que se estende até hoje. Nas últimas décadas esta fase também vem sendo chamada de GLOBALIZAÇÃO.

 

 

Globalização é um processo de aprofundamento das relações econômicas, sociais, culturais e políticas entre os povos espalhados pelo mundo.

Está caracterizada pela ausência ou diminuição de barreiras econômicas e imigratórias entre os países.

Origem da Globalização

A origem da globalização remonta ao século XV durante o período mercantilista. Várias nações europeias lançaram-se ao mar em busca de novas terras e riquezas.

Posteriormente, no século XVIII caracterizou-se por um aumento ainda maior no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, especialmente nas novas colônias europeias na África e na Ásia.

 


O homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes e estabeleceu relações comerciais e culturais em níveis sem precedentes.

No século XIX, com a invenção da eletricidade, das ferrovias e dos navios à vapor, as distâncias encurtaram e os produtos puderam chegar nos lugares mais remotos.

Esse conjunto de transformações, de ordem política e econômica, intensificou-se, sobretudo, no final do século XX, com destaque para o período pós Segunda Guerra Mundial.

Após o fim da União Soviética, o mundo já não estava mais dividido por uma barreira ideológica. Os países que pertenceram ao bloco comunista iriam adotar o liberalismo e o capitalismo como forma de governo e política econômica.

Surge o neoliberalismo que ganhará força e irá impulsionar o processo de globalização econômica pelos quatro cantos do mundo.

Veja também: Nova Ordem Mundial

 

Características da Globalização

 

·         Integração social, econômica e política;

·         união de mercado mundial (relações comerciais e financeiras);

·         fortalecimento das relações internacionais;

·         aumento da produção e do consumo de bens e serviços;

·         avanço tecnológico e dos meios de comunicação;

·         instantaneidade e velocidade das informações (por exemplo, via internet);

·         aumento da concorrência econômica e do nível de competição;

·         surgimento dos blocos econômicos e desaparição das fronteiras comerciais;

·         ampliação do uso de máquinas na execução de tarefas;

·         crescimento da economia informal;

·         valorização de mão-de-obra qualificada;

·         privatização de empresas estatais.

 

 

Globalização no Brasil

 

Da mesma maneira que nos países colonizados por outros europeus, a globalização no Brasil tem início com a chegada dos portugueses no país.

Isso porque começam as relações econômicas, sociais, culturais e políticas entre os povos que aqui viviam e os colonizadores.

No entanto, foi somente no século XX que esse processo teve maior impacto na economia do Brasil. Destacam-se a implementação do neoliberalismo através do Plano Collor e as privatizações das empresas estatais.

Além disso, a expansão das indústrias e das empresas multinacionais foram essenciais para reforçar o processo de globalização no país.

Globalização Econômica

 

Um fato notável da globalização é o acúmulo de conhecimentos. Isso provoca aumento no compasso das transformações nos meios de produção e tem como consequência o barateamento do método produtivo das indústrias.

Assim, desde os primórdios, notamos uma dispersão da cadeia de produção, através da qual os produtos são fabricados em vários países.

O objetivo principal é reduzir os custos pela exploração da mão de obra, matéria-prima e energia nos países em desenvolvimento.

Podemos também imaginar a globalização como um processo que visa constituir e aperfeiçoar uma rede de conexões.

O intuito é encurtar as distâncias, facilitando as afinidades culturais e econômicas, posto que estabelece a conexão entre os países e as pessoas de todo mundo.

Nesse sentido, as instituições financeiras (bancos, casas de câmbio) criaram um sistema eficaz para beneficiar a transferência de capital e comercializar ações em escala mundial.

Blocos Econômicos

 

Estas relações entre os países gerou a necessidade de expandir seus mercados e conduziu as nações à abertura econômica para produtos estrangeiros.

Assim, ocorreu a criação de blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros. Com este propósito, surgem a União Europeia, o Mercosul, o NAFTA, o Pacto Andino e a APEC.

Isso fortaleceu a releitura da filosofia de origem iluminista liberal que, agora, é chamada de Neoliberalismo.

 

Globalização Cultural

 

Com a abertura de mercados, o consumidor (que passa a ser uma nova categoria de cidadão) tem acesso a produtos importados de qualidade a baixo custo.

Este processo contribui ainda para a universalização do acesso aos meios de comunicação pelo barateamento das tecnologias e dos métodos de produção.

A globalização tem como seu ícone mais notável a Internet, a rede planetária de computadores. Ela tornou-se possível graças a pactos entre diferentes entidades públicas e privadas por todo mundo.

Deste modo, a língua inglesa torna-se fundamental na Internet, como uma forma rápida eficiente e totalmente nova para se relacionar com pessoas de outros países.

No entanto, não deixa de ser uma forma de colonização cultural, pois outros idiomas e expressões culturais são deslocados ou sub-valorizados.

Um mundo conectado pela Tecnologia de Informação

 

 

Vantagens e Desvantagens da Globalização

 

 

Como principal ponto positivo da globalização, podemos citar os avanços tecnológicos que tornam mais fácil a vida das pessoas. Ela facilita o fluxo de informação e de capitais mediante inovações nas áreas das Telecomunicações e da Informática.

Com ponto negativo, é preciso afirmar que a maior parcela do dinheiro fica entre os países mais desenvolvidos. Estes conseguem lucros astronômicos e cria uma relação desproporcional, o que gera uma brutal concentração da riqueza.

 

OBS:  No youtube há vários vídeos sobre globalização..

 

 

 

 

Atividade:

1) Dê as características do socialismo e do capitalismo.

2) Dê as características da 1ª e 2ª fase do capitalismo industrial.

3) Dê as características da 3ª fase do capitalismo.

4) O que você entende por Globalização?

5) Estabeleça uma relação entre o desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação e a globalização econômica.

6) Quais são as vantagens(pontos positivos) e as desvantagens(pontos negativos) da globalização?

 Pesquisa:

Quais têm sido as conseqüências do COVID 19 para a globalização?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS