Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 9 de abril de 2021

GEOGRAFIA (Prof João) - 1ºs: A, B e C (EJA)

 

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor:João Pereira de Alcântara

Disciplina:Geografia

Classes: 1ºs:  A, B e C

Data: de 08 a 16 de abril

Objetivo da aula: Levar ao conhecimento do aluno a importância de conhecer os princípios e as características da cartografia – Projeções cartográficas.

Habilidade da aula:Saber interpretar mapas gráficos e tabelas, identificar os vários tipos de mapas, bem como conhecer os vários tipos de elaboração de mapas.

Conteúdo da aula:Postagem de texto e exercícios práticos sobre o tema.

Roteiro da atividade: Ler o texto com calma e responder as perguntas.

 

 

 

 

 

Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: Respeitar o prazo estabelecido.

 

Data da entrega: 16 de abril

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

joaopalcantara@terra.com.br

 

Projeções cartográficas

São representações da superfície esférica da Terra em um plano, possibilitando a construção de um mapa. Um mapa corresponde à representação aproximada da superfície terrestre em um plano utilizando as coordenadas geográficas. Essa construção se dá por meio de um sistema plano de paralelos e meridianos (representados por linhas), ou seja, as projeções cartográficas.

Existem diversos tipos de projeções que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representam cada uma um determinado aspecto, como a dimensão e a forma. As projeções, por representarem uma superfície esférica, apresentam deformações, sendo assim, nenhuma representa fielmente essa superfície, pois nunca estará livre de distorções.

 

Tipos de projeções cartográficas

 

1) Projeção plana ou azimutal: corresponde à projeção em que a superfície terrestre é projetada sobre um plano tocante. O ponto tocante ao plano normalmente representa ou o polo norte ou o polo sul. Nessa projeção, os paralelos e meridianos são projetados formando círculos concêntricos. Essa projeção pode ser de três tipos: polar, equatorial e oblíqua. É normalmente utilizada para representar áreas menores.




Projeção plana representa pequenas áreas. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

2) Projeção cônica: corresponde à projeção em que a superfície terrestre é projetada sobre um cone tocante. Assim, para planificar a área esférica, a base utilizada é um cone. Nessa projeção, os meridianos convergem para os polos e os paralelos formam arcos concêntricos. Assim, as deformações aumentam conforme há o afastamento do paralelo que se encontra em contato com o cone. Esse tipo de projeção é normalmente utilizado para representar regiões continentais.

 



. Projeção cônica representa regiões continentais. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

3) Projeção cilíndrica: corresponde à projeção cuja superfície esférica terrestre é projetada sobre um cilindro tocante. Assim, para planificar a área esférica, a base utilizada é um cilindro. Normalmente, as regiões polares nessa projeção são representadas com exagero. Esse tipo de projeção geralmente é utilizado para representar o globo como um todo, como o mapa-múndi.


Projeções cilíndricas representam normalmente o mapa-múndi. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

  

→ Propriedades

 

1.    Projeção conforme: são as projeções em que há o cruzamento de paralelos e meridianos em ângulos retos. Nesse tipo de projeção, os ângulos são conservados e as áreas apresentam deformações.

2.    Projeção equivalente: são as projeções que apresentam bastante deformidade em torno de um ponto devido à variação da escala. Nesse tipo de projeção, há conservação das áreas e distorção dos ângulos.

3.    Projeção equidistante: são as projeções que não apresentam deformidades lineares, ou seja, as distâncias estarão condizentes com a realidade apenas em uma direção. Nesse tipo de projeção, preserva as distâncias, mas deforma as áreas e os ângulos.

4.    ou área, ou seja, não há conservação das propriedades. Porém, nesse tipo de projeção, há minimização das deformações em conjunto.

 

Modelos de projeções

 

Devido aos variados tipos de projeções cartográficas, foram desenvolvidos diversos modelos de projeções cartográficas por muitos geógrafos, cartógrafos e estudiosos da área. Os modelos mais conhecidos são:

Projeção de Mercator

 


Projeção de Mercator. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

A Projeção de Mercator, apresentada em 1569 pelo cartógrafo Gerhard Mercator, corresponde a uma projeção cilíndrica, cujos paralelos (linhas retas horizontais) e meridianos (linhas retas verticais) cruzam-se em ângulos retos. Nessa projeção, a superfície sofre deformação no sentido leste-oeste e os polos apresentam-se em exagero. Há preservação dos ângulos e deformação das áreas.

 

Obs: As áreas mais próximas do Equador (baixas latitudes), sofrem menores distorções se comparadas às áreas próximas aos Polos (altas latitudes)

Também conhecida como Projeção Eurocêntrica, pois coloca a Europa como centro do mundo.

 

 

Projeção de Peters



Projeção de Peters. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estátistica.

 

A Projeção de Peters foi apresentada em 1973 pelo historiador Arno Peters. Contudo, a versão de Peters é uma reformulação de uma representação de 1885, proposta por James Gall. Assim, essa projeção é também conhecida como Projeção Gall-Peters.

Essa projeção corresponde a uma projeção cilíndrica equivalente e sua principal característica é o achatamento no sentido leste-oeste e a deformação no sentido norte-sul. Essa característica dá a impressão de que os países em altas latitudes são menores, dando maior destaque aos países “menos desenvolvidos”. O modelo de Peters, portanto, conserva as áreas, mas deforma ângulos e formas. A América do Sul e África aparecem mais finos e alongados

 

Projeção de Robinson



Projeção de Robinson. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A Projeção de Robinson foi proposta em 1961 pelo geógrafo e cartógrafo Arthur H. Robinson. Ela corresponde a uma projeção afilática e pseudocilíndrica apesar de não possuir nenhuma superfície de projeção, suas características assemelham-se à projeção cilíndrica. Nessa projeção, há alteração das formas e das áreas.

A representação dos meridianos ocorre por meio de curvilíneas e os paralelos por linhas retas. A intenção dessa projeção é reduzir as distorções angulares, o que gera uma distorção mínima das áreas continentais, sendo, portanto, considerada a projeção que melhor apresenta as massas de terra.

 

 

EXERCÍCIOS: 

 

Baseando-se no texto acima e em seus conhecimentos prévios, responda as questões abaixo:

 

1) O que são Paralelos e Meridianos? Quais são os principais?

 

2) Pro que todos os tipos de projeção cartográfica apresentam algum tipo de distorção?

 

3)  Qual o tipo de projeção cartográfica adotado pela ONU?

                                                                     Mapa-símbolo da ONU

 

4) Dê o nome deste tipo de projeção, bem como as características de cada uma.

5) Por que a Projeção desenvolvida por Mercator é conhecida como Eurocêntrica?

6) O que são projeções Conforme, Equivalente e Equidistante?

7) Leia o texto e assinale a alternativa correta:

 

MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 5ª ed. São Paulo: Atual, 2008. p.16.

Sobre a Projeção de Mercator, podemos afirmar que:

a) trata-se de uma projeção cilíndrica, caracterizada por ser do tipo equivalente, que mantém a proporção das áreas dos continentes e, em contrapartida, sacrifica suas formas.

b) trata-se de uma projeção cilíndrica, caracterizada por ser do tipo semelhante, que mantém a forma das áreas dos continentes e altera a proporção das áreas representadas.

c) trata-se de uma projeção cilíndrica, caracterizada por ser do tipo anafilática, que não mantém nem a forma e nem a área dos continentes e oceanos, mas que minimiza as alterações.

d) trata-se de uma projeção cônica, caracterizada por ser do tipo equivalente, que mantém a proporção das áreas dos continentes e, em contrapartida, sacrifica suas formas.

e) trata-se de uma projeção cônica, caracterizada por ser do tipo semelhante, que mantém a forma das áreas dos continentes e altera a proporção das áreas representadas.

 

8) Sobre as projeções cartográficas, é correto afirmar que:

a) são meios de se representar o espaço terrestre, havendo uma possibilidade ainda não encontrada de não realizar distorções da forma ou das áreas da superfície.

b) são formas de representar a Terra em uma superfície de iguais características externas (forma, tamanho e área)

c) são formas de representar a Terra, que é esférica, em um plano. Por conta disso, sempre haverá distorções.

d) dividem-se apenas em projeções planas e projeções polares.

e) graças às distorções, não podem ser utilizadas para representar a superfície dos continentes da Terra, apenas os oceanos.

 

9) Observe com atenção o mapa abaixo


O planisfério foi elaborado cartograficamente por meio da Projeção de Gall-Peters, concebida inicialmente por James Gall no final do século XIX e retomada por Arno Peters a partir da metade do século seguinte, cujo contexto político-econômico fortemente o influenciou para o desenvolvimento desse mapa.

Assinale a alternativa cuja característica corresponde ao mapa de Gall-Peters:

a) Trata-se de uma projeção equivalente que objetiva representar um retrato mais ou menos fiel do tamanho das áreas, o que faz a África e a América do Sul ganharem mais destaque do que quando representadas na Projeção de Mercator.

b) Corresponde a uma projeção do tipo cônica, que distorce as áreas situadas nas baixas latitudes e torna mais fiel a representação das regiões de média e elevada latitudes.

c) É uma projeção cuja principal qualidade está no respeito às formas dos continentes, procurando representá-las com fidelidade, ao contrário das áreas que são mostradas de maneira desigual, sendo maiores próximas aos polos e reduzidas na faixa intertropical.

d) A disposição perpendicular da rede de paralelos e meridianos nesse mapa revela que a projeção de Gall-Peters é do tipo azimutal ou polar.

e) Peters, que retomou a elaboração dessa projeção durante o período da “Guerra Fria”, procurou ressaltar no mapa, a partir da representação das dimensões das áreas, a superioridade dos Estados Unidos sobre as demais porções do globo.

 

PESQUISA:

O que são ANAMORFOSES ? Dê exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS