Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves |
|
Professor: José Augusto |
Disciplina: História |
Classes: 9ºB e 9ºC |
Data: 10/03/2021 |
Objetivo da aula: Caracterizar
e compreender os ciclos da história republicana, identificando
particularidades da história local e regional até 1954. |
|
Habilidade da aula: (EF09HI01)
Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais,
econômicos e políticos da emergência da República no Brasil; (EF09HI02)
Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando
particularidades da história local e regional até 1954. |
|
Conteúdo da aula: Brasil
República |
|
Fonte: Livro
didático e internet |
|
Roteiro da
atividade: 1- Leitura das páginas 48 até 55 (itens 1, 2 e 3) no livro didático:
Esses são os itens importantes para a leitura e a compreensão do
tema proposto. Ruptura ou continuidade – Uma proposta de
periodização – A República da Espada (Governo Provisório – 1889-1891) – A
Constituição de 1891- A política econômica de Rui Barbosa – INFOGRÁFICO
(Sociedades indígenas no início da República) – Eleição e renúncia de Deodoro
da Fonseca (1891) – O governo de Floriano Peixoto o Marechal de Ferro
(1891-1894)- Conheça Mais: A Revolução Federalista; OBSERVAÇÃO: os itens acima para leitura
compreendem a República da Espada, período da República brasileira em que o
país foi governado por dois presidentes militares. Isso ocorreu entre os anos
de 1889 e 1894. Procurem ralacionar a imagem abaixo com o momento histórico que estamos estudando nesse momento! 2- ATIVIDADE: Observe com atenção esta charge de Angelo
Agostini e responder as questões abaixo: a) O que está acontecendo na cena? b) Você conhece o personagem que está sendo
empurrado? c) Que episódio histórico serve de tema para essa charge |
|
Informações adicionais
sobre a elaboração e entrega das atividades: |
|
Data da entrega: |
|
E mail onde o aluno
deverá entregar a atividade: |
Nenhum comentário:
Postar um comentário