Bom dia, pessoal!
Ainda não sabemos ao certo a data do retorno
às aulas, mas vou deixar a atividade do tema 2 disponível para vocês. São
poucas atividades, mas que exigem uma boa leitura.
Conto com a colaboração de todas e todos para
que se dediquem aos estudos, pois tudo ainda está muito confuso.
Nessa semana ainda não teremos encontro
virtual, mas na semana que vem eu volto a dar notícias sobre isso e continuo as
explicações de onde paramos, ok?
Leiam com ATENÇÃO as instruções.
Tema 2:
• Territórios e nações do mundo
Objetivos do
tema:
• Reconhecer que cada povo tem crenças, tradições, costumes,
hábitos alimentares e vestuário próprios que caracterizam sua cultura.
• Compreender que a identidade cultural é formada pelo
compartilhamento de crenças e hábitos pertencentes à mesma cultura.
• Reconhecer que as pessoas que compartilham a mesma identidade
territorial constituem uma nação.
• Diferenciar limite de fronteira.
• Reconhecer que o território nacional pode ser formado por uma
área continental ou insular, organizada por um Estado, com leis e instituições
próprias.
• Compreender o que são minorias nacionais.
• Verificar que manifestações nacionalistas separatistas, que
reivindicam um território próprio, podem gerar conflitos.
• Identificar os principais grupos separatistas existentes
atualmente.
• Perceber que as mudanças na configuração dos territórios
nacionais acarretam alterações nos mapas políticos.
• Relacionar o fim da União Soviética com a independência de
países do Leste Europeu.
• Reconhecer que grande parte dos conflitos territoriais está
relacionada a questões étnicas ou religiosas e a movimentos separatistas.
• Compreender e diferenciar as projeções cartográficas mais
utilizadas e suas distorções.
• Refletir sobre os muros que impõem limites, sua trajetória
histórica e os conflitos envolvidos.
- Material: livro didático – páginas 38 a 63
- Datas para a realização: de 29 de março a 16 de abril
- O que entregar?
• Atividades p. 51
• Atividades p. 62 e 63
- Habilidades desenvolvidas: EF07GE07A; EF08GE02; EF08GE18; EF08GE11;
EF08GE19*; EF08GE28*; EF08GE19.
- Lembrando que a avaliação será realizada
através dos seguintes componentes:
• Participação (presencial ou virtual);
• Acompanhamento das aulas no CMSP;
• Qualidade das atividades e pontualidade na
entrega.
- As
atividades deverão ser entregues preferencialmente no Google Classroom ou via
e-mail pacano@prof.educacao.sp.gov.br
- Qualquer dúvida podem me contatar pelo
Classroom, pelo e-mail ou pelo CMSP (experimentem usar esse recurso, a mensagem
é privada e eu recebo a notificação rapidamente, é só entrar na sua turma e me
localizar lá!).
Bons estudos!!!!
Cuidem-se e usem máscara!
Beijinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário