Proposta: ATIVIDADES PARA OS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM NENHUMA LIÇÃO A PARTIR DA METADE DO 1º BIMESTRE – Quando as aulas se tornaram a distância.
ALUNOS QUE DEVEM FAZER AS ATIVIDADES PROPOSTAS: 7ª
Ano A –
Bruna, Bruno Ferreira, Bruno Santiago, Christian, Débora, Deborah, Emily,
Enzo, Hiago, Naryelle, Pedro Henrique Oliveira, Gabriel Silva, Miri, Miwk |
OBSERVAÇÃO: Caso a professora tenha citado seu nome indevidamente, favor enviar um e-mail (cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br) contestando a necessidade de fazer as atividades, citando em que bimestre ou bimestres realizou e enviou lições.
Instruções Gerais: Serão postadas no BLOG e no CLASSROON, conjuntos de atividades para serem realizadas por Bimestre. Favor seguir o Modelo de Respostas sugerido abaixo. Enviar os resultados como anexo (digitado em Word) ou foto (do caderno, com respostas a Caneta). Anexar no CLASSROON ou enviar para meu EMAIL: cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br
Modelo de Resposta:
Nome completo: _____________Nº de chamada:____ ANO/TURMA:____
ATIVIDADES - ___ Bimestre 1 – Resposta 2 – Resposta 3 – Resposta 4 – Resposta 5 – Resposta
|
Data de Entrega: Até sexta-feira – 11/12 – Nenhuma atividade enviada após esta data poderá ser considerada
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES - 1º Bimestre
1 – Recordando: Explique o que foi o Feudalismo.
2 – Recordando: Caracterize a política e a economia no período feudal.
3 – Recordando: Como era a sociedade europeia no período feudal? Por que podemos dizer que ela era estamental ou estática?
4 - Leia o texto abaixo:
A comunicação é um processo de interação entre duas ou mais pessoas na transmissão de mensagens. O avanço tecnológico, em diferentes momentos da História, possibilitou a diminuição das barreiras de comunicação, como no caso das redes sociais, com o advento da internet. Diante de transformações tão aceleradas em nosso cotidiano, atrelamos o conceito de “moderno” a inovação e costumamos classificar determinados objetos como “ultrapassados”, ou seja, “antigos”. Se hoje utilizamos Apps de mensagens ou e mails, houve um tempo em que se comunicar dependia da “velha” carta – que, aliás, talvez seja a forma de interlocução e contato mais antiga que conhecemos, mas isso não quer dizer que essa forma de comunicação não era considerada moderna na época em que foi utilizada.
|
Após a leitura e a interpretação do texto, reflita sobre as palavras “antigo” e “moderno” e escreva seus significados com suas próprias palavras.
Antigo:_________________________________________________
Moderno:_______________________________________________
5- Pesquise e indique: Que acontecimento histórico marca a passagem da Idade Média para a Idade Moderna?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1– Sobre o Renascimento Cultural, responda: Quando ocorreu? Onde ocorreu? Que ideias defendia? Quem foi o maior símbolo deste momento histórico?
2 – Sobre a Reforma Protestante, responda: Quando ocorreu? Onde ocorreu? Que ideias defendia? Quem foi o iniciador deste movimento histórico?
3 – Sobre a Expansão Marítima, responda: Quando ocorreu? O que a motivou? Que países lideraram esse processo histórico? Em que resultou?
4 – Sobre Absolutismo, responda: O que foi? Quando ocorreu? Em que países se instaurou? Quais suas principais características?
5 – Sobre Mercantilismo, responda: O que foi? Quando ocorreu? Em que países se instaurou? Quais suas principais características?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES - 3º Bimestre
1 – Por quê podemos dizer que: “Os estudos sobre a História africana são limitados pela visão de que os povos ali residentes foram apenas escravos”.
2 – Como estava ocupada a América antes da chegada dos invasores europeus ao continente?
3 – Explique as relações econômicas e de exploração do trabalho impostas pelos Espanhóis na América Colonial.
4 – Explique as relações econômicas e de exploração do trabalho impostas pelos Portugueses na América Colonial.
5 – Sobre a escravidão indígena e africana nas Américas, responda: Houve resistência por parte dos dominados? Justifique sua resposta.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES
- 4º Bimestre
1 – Indique, na ordem, as riquezas exploradas pelos portugueses no Brasil Colonial. Que mão-de-obra foi utilizada pelos portugueses para realizar cada tipo de exploração?
2 – Explique resumidamente a exploração da Cana-de-Açúcar pela Coroa Portuguesa no Brasil Colonial?
3 – Explique resumidamente a exploração de Ouro e Diamantes pela Coroa Portuguesa no Brasil Colonial?
4 – Comente a política administrativa imposta pela Coroa Portuguesa no Brasil Colonial.
5 – Como era a sociedade brasileira no período colonial?
Nenhum comentário:
Postar um comentário