Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

HISTÓRIA - 7º Ano A

 Proposta: ATIVIDADES PARA OS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM         NENHUMA LIÇÃO A PARTIR DA METADE DO 1º BIMESTRE – Quando as aulas se tornaram a distância.

 

ALUNOS QUE DEVEM FAZER AS ATIVIDADES PROPOSTAS:

7ª Ano A – Bruna, Bruno Ferreira, Bruno Santiago, Christian, Débora, Deborah, Emily, Enzo, Hiago, Naryelle, Pedro Henrique Oliveira, Gabriel Silva, Miri, Miwk

OBSERVAÇÃO: Caso a professora tenha citado seu nome indevidamente, favor enviar um e-mail (cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br) contestando a necessidade de fazer as atividades, citando em que bimestre ou bimestres realizou e enviou lições.

Instruções Gerais: Serão postadas no BLOG e no CLASSROON, conjuntos de atividades para serem realizadas por Bimestre. Favor seguir o Modelo de Respostas sugerido abaixo. Enviar os resultados como anexo (digitado em Word) ou foto (do caderno, com respostas a Caneta). Anexar no CLASSROON ou enviar para meu EMAIL: cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br

Modelo de Resposta:

 

Nome completo: _____________Nº de chamada:____ ANO/TURMA:____

 

ATIVIDADES - ___ Bimestre

1 – Resposta

2 – Resposta

3 – Resposta

4 – Resposta

5 – Resposta

 

 

Data de Entrega: Até sexta-feira – 11/12Nenhuma atividade enviada após esta data poderá ser considerada

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADES - 1º Bimestre

1 – Recordando: Explique o que foi o Feudalismo.

2 – Recordando: Caracterize a política e a economia no período feudal.

3 – Recordando: Como era a sociedade europeia no período feudal? Por que podemos dizer que ela era estamental ou estática?

4 - Leia o texto abaixo:

 

A comunicação é um processo de interação entre duas ou mais pessoas na transmissão de mensagens. O avanço tecnológico, em diferentes momentos da História, possibilitou a diminuição das barreiras de comunicação, como no caso das redes sociais, com o advento da internet. Diante de transformações tão aceleradas em nosso cotidiano, atrelamos o conceito de “moderno” a inovação e costumamos classificar determinados objetos como “ultrapassados”, ou seja, “antigos”. Se hoje utilizamos Apps de mensagens ou e

mails, houve um tempo em que se comunicar dependia da “velha” carta – que, aliás, talvez seja a forma de interlocução e contato mais antiga que conhecemos, mas isso não quer dizer que essa forma de comunicação não era considerada moderna na época em que foi utilizada.

 

Após a leitura e a interpretação do texto, reflita sobre as palavras “antigo” e “moderno” e escreva seus significados com suas próprias palavras.

Antigo:_________________________________________________

Moderno:_______________________________________________

5- Pesquise e indique: Que acontecimento histórico marca a passagem da Idade Média para a Idade Moderna?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

ATIVIDADES - 2º Bimestre

1– Sobre o Renascimento Cultural, responda: Quando ocorreu? Onde ocorreu? Que ideias defendia? Quem foi o maior símbolo deste momento histórico?

2 – Sobre a Reforma Protestante, responda: Quando ocorreu? Onde ocorreu? Que ideias defendia? Quem foi o iniciador deste movimento histórico?

3 – Sobre a Expansão Marítima, responda: Quando ocorreu? O que a motivou? Que países lideraram esse processo histórico? Em que resultou?

4 – Sobre Absolutismo, responda: O que foi? Quando ocorreu? Em que países se instaurou? Quais suas principais características?

5 – Sobre Mercantilismo, responda: O que foi? Quando ocorreu? Em que países se instaurou? Quais suas principais características?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADES - 3º Bimestre 

1 – Por quê podemos dizer que: “Os estudos sobre a História africana são limitados pela visão de que os povos ali residentes foram apenas escravos”. 

2 – Como estava ocupada a América antes da chegada dos invasores europeus ao continente?

3 – Explique as relações econômicas e de exploração do trabalho impostas pelos Espanhóis na América Colonial.

4 – Explique as relações econômicas e de exploração do trabalho impostas pelos Portugueses na América Colonial. 

5 – Sobre a escravidão indígena e africana nas Américas, responda: Houve resistência por parte dos dominados? Justifique sua resposta.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 ATIVIDADES - 4º Bimestre

1 – Indique, na ordem, as riquezas exploradas pelos portugueses no Brasil Colonial. Que mão-de-obra foi utilizada pelos portugueses para realizar cada tipo de exploração?

2 – Explique resumidamente a exploração da Cana-de-Açúcar pela Coroa Portuguesa no Brasil Colonial?

3 – Explique resumidamente a exploração de Ouro e Diamantes pela Coroa Portuguesa no Brasil Colonial?

4 – Comente a política administrativa imposta pela Coroa Portuguesa no Brasil Colonial.

5 – Como era a sociedade brasileira no período colonial?

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS