Plano
de aula não presencial EE
Rodrigues Alves |
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Professor: Cláudio |
Disciplina: Eletiva – Geografia da Música |
Classes: 8º B |
Data: 23 a 27 de novembro. |
Objetivo da aula: Conhecer os estilos musicais por região
do planeta. |
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Habilidade da aula: Compreender a importância da música na
cultura dos diferentes povos em diversos contextos históricos. |
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Conteúdo da aula: Música
e Cultura – Todo povo tem sua música.
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Roteiro da atividade: A
partir da leitura do artigo responda: qual a contribuição dos povos antigos
para o desenvolvimento e evolução da música? |
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Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das
atividades: Vídeos complementares na página do facebook Virtua professor
Claudio - @claudioteacher |
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Data da entrega: 30 de novembro. |
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E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br |
Música e cultura
- Todo povo tem a sua música
Povos do mundo
todo produziam música muito antes das primeiras orquestras, surgidas durante o
barroco europeu, no século 16, e mesmo muito antes do século 11, quando Guido
d'Arezzo criou a notação musical da forma como a estudamos até hoje. Feitas
para cerimônias religiosas ou festivas, essas primeiras músicas, de diferentes
culturas, nos influenciam até os dias atuais.
Vários mitos
africanos, asiáticos e americanos narram como os deuses inventaram os
instrumentos musicais, durante a criação do mundo. Ainda hoje, para alguns
povos, os instrumentos têm poderes sobrenaturais e permitem que os homens se
comuniquem com seus ancestrais ou com os próprios deuses.
Quando pensamos
em músicas antigas, logo vem à mente a música clássica, as orquestras e seus
instrumentos requintados. Dificilmente paramos para pensar na produção musical
de povos indígenas, africanos, orientais... Isso talvez ocorra porque temos uma
formação artística e musical proveniente do neoclassicismo, que, durante longo
tempo, ignorou outro tipo música que não fosse a erudita.
África
É preciso
salientar, primeiramente, que, ao falarmos de um grande continente, com povos
muito diversos, corremos o risco de fazer generalizações. Ou seja, seria o
mesmo que dizer que a música brasileira é apenas o samba. E isso vale para
todos os lugares e culturas de que falaremos aqui. No caso da África, nos
referimos aos povos da região subsaariana e aos elementos da musicalidade que
vieram até nós, trazidos pelos escravos. Um dos elementos principais da música
africana é o instrumento de percussão. Na África central, podemos encontrar um
elemento comum entre as diversas tradições musicais: tambores, de todos os
tipos e tamanhos. Desde cedo as crianças aprendem a tocar e cantar, pois a
música é parte do cotidiano, utilizada para celebrar casamentos e nascimentos,
para curar doenças e para acompanhar o trabalho.
A cultura
brasileira sofreu enorme influência da africana. No que se refere à música,
além dos tambores utilizados em rituais religiosos, os escravos trouxeram
ritmos como a umbigada e o maxixe, que deram origem ao samba.
Oriente Médio
Berço das
religiões cristã, judaica e islâmica, o Oriente Médio é a região em que se
desenvolveram as primeiras grandes civilizações de que temos notícia: Suméria,
Assíria, Babilônia e Egito. É lá que encontramos os antecedentes de
instrumentos modernos, como o violino, o oboé e o trompete.
Índia
Dó, ré, mi, fá,
sol, lá e si: estas são as sete notas musicais que conhecemos. E a partir delas
construímos as escalas e fazemos música em qualquer momento, certo? Sim, mas não
na Índia. A música clássica indiana mais conhecida provém da Região Norte desse
país. Ela se baseia numa complicada série de escalas chamadas ragas, cada uma
destinada a uma situação, a uma hora do dia ou estação do ano em particular.
Existem mais de 200 ragas diferentes. Para tocar esse tipo de música, com seu
complexo padrão de notas e ritmos, o músico tem que se dedicar a muitos anos de
estudo.
Extremo Oriente
Região formada
por países de tradições musicais milenares, grande parte de sua música era escrita
para danças da corte ou para o teatro. Também há músicas de cunho religioso,
com instrumentos de percussão de todos os tipos - tambores, gongos e sinos -,
usados para aplacar os deuses e afastar os demônios.
Oceania e ilhas
do Pacífico
As milhares de ilhas
espalhadas pelo Oceano Pacífico possuem uma tradição musical intimamente ligada
ao mar, servindo, inclusive, para pedir aos deuses auxílio na navegação. No
passado, os povos que viviam nessa região viajavam de ilha para ilha, levando
consigo seus instrumentos - tambores, flautas e apitos. Dessa forma, povoaram
as diversas ilhas, como Papua-Nova Guiné e Havaí.
Américas
Assim como em
todas as regiões descritas até agora, temos que nos lembrar da vastidão do
continente americano e da imensa quantidade de povos indígenas que o habitava
antes da colonização europeia. Ainda assim, podemos encontrar elementos
musicais comuns em muitas culturas. A música, por exemplo, na maioria das vezes
era cantada e expressava a crença desses povos nos deuses relacionados à
natureza.
No Brasil,
alguns mitos narram que a música teria sido um presente dos deuses,
entristecidos com o silêncio no mundo dos humanos. Em outras lendas, a criação
do mundo se mistura à criação da música. Assim, a música serve para ter contato
com os deuses e os ancestrais. Num ritual, um discurso pode acabar em canto -
ou vice-versa. Além da voz (canto), temos instrumentos como: chocalhos, guizos,
bastões, tambores (percussão), apitos e flautas (sopro) - e zunidores.
Atividade
A partir da leitura do artigo responda: qual a contribuição
dos povos antigos para o desenvolvimento e evolução da música?
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