Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

 

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: Cláudio

Disciplina: Geografia

Classes: 9os A B C D

Data: 23 a 27 de novembro

Objetivo da aula: Analisar os impactos físico-naturais do continente europeu

Habilidade da aula: 

(EF09GE17) Analisar e explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.

Conteúdo da aula:  Cenário Natural da Europa Ocidental

Roteiro da atividade:

A partir da leitura do texto aponte pelo menos uma característica marcante do relevo, clima, vegetação e hidrografia do continente europeu.

Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: Vídeos complementares na página do facebook Virtua professor Claudio - @claudioteacher

 

Data da entrega: 30 de novembro.

E-mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br

 

Cenário Natural da Europa Ocidental

 

A Europa, como um todo, é um continente muito extenso localizado no hemisfério norte do globo, formando também a Eurásia (junção com a Ásia). Entretanto, alguns autores divergem quanto a sua classificação, também sendo englobada no conceito de península. Este último, em sua definição encontramos: uma região cercada de água por todos os lados, exceto por um, ao qual está ligada.

·       RELEVO

O relevo da Europa Ocidental é montanhoso, tendo as planícies baixa predominância no território. Assim, encontram-se as principais cadeias montanhosas listadas a seguir: Cadeias das Ilhas Britânicas e Montes Escandinavos (ao  norte); Alpes, Pirineus, Bálcãs e Cárpato; Montes Urais, Cordilheira Penibética  e Cadeia do Cáucaso.

·       CLIMA

O clima da Europa Ocidental, em sua maior parte, é temperado oceânico, uma vez que sofre influência do oceano atlântico. Há também o clima continental, que abarca partes da Alemanha, Suécia e Finlândia. Bem como a presença do tipo mediterrâneo, que afeta países como Portugal, Itália e Espanha.

Pode-se inferir sob re as características do primeiro, que estão relacionadas a altos índices pluviométricos e distribuição dos mesmos de forma quase equilibrada durante o ano, invernos frios e verões aprazíveis. O continental há uma menor regularidade na distribuição das chuvas, aumentando a concentração no verão e com menor frequência ao longo do ano. Tem seus invernos frios e longos, e verões com altas temperaturas e curtos. O clima mediterrâneo há uma moderação nos taxas de chuva e mantém seus invernos com a mesmo ponderamento quanto a sua temperatura. Seus verões possuem altas temperaturas e são secos.

·       VEGETAÇÃO

A vegetação típica regional é influenciada pelo clima, denominando-se floresta temperada. É caracterizada pelo predomínio de árvores coníferas, bosques caducifólios e densos. Em menor escala, encontra-se a vegetação arbustiva, herbácea (espécimes que florescem), gramíneas e musgos. Uma árvore bastante comum é o carvalho do gênero Quercus, por exemplo.

Ao norte, encontra-se as florestas mais frias (-20 ºC ou inferior, durante o inverno) como a tundra, em que as temperaturas baixas atuam como fator determinante em sua diversidade. Sua flora é basicamente composta por líquens, musgos e arbustos. Esta vegetação é adaptada ao clima gélido e, devido ao seu tipo de relevo montanhoso, recebe a denominação nesta região de tundra alpina, por estar ligada às altas altitudes.

Ao sul e para o leste, a floresta mediterrânea recobre as terras da Espanha, Itália e Portugal, por exemplo. Este tipo é uma biodiversidade com menor densidade arbórea, com árvores de troncos largos e com poucas folhas, devido ao clima tipicamente seco no verão e baixos níveis de chuva durante determinados períodos. Assim, as xerófitas conhecidas como garregues e maquis são bastante importantes na região.

·       HIDROGRAFIA

A Europa Ocidental é banhada em sua maior parte pelo oceano Atlântico e ao extremo norte, em menor proporção, pelo glacial ártico. Ao sul possui uma posição estratégica ao lado do mar mediterrâneo que facilitou sua economia durante séculos atrás. Por ser praticamente recoberta por águas, o país possui uma facilidade no meio de transporte portuário e é, também, rica em rios, ao exemplo do Reno (Rhein), via hídrica mais movimentada da parte ocidental, ou mesmo o Danúbio com importância internacional. Outro rio de suma relevância é o Tejo, que além de ser atração turística em Portugal, também é desenvolvido no setor de abastecimento urbano local.

Atividade

A partir da leitura do texto aponte pelo menos uma característica marcante do relevo, clima, vegetação e hidrografia do continente europeu.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS