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quinta-feira, 5 de novembro de 2020

ATIVIDADE - 4º BIMESTRE - HISTÓRIA - 8º Ano A

 

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

ATIVIDADE - 4º BIMESTRE

Professor: Francisco Alencar

Disciplina: HISTÓRIA

Classes: 8º Ano A

Data:  Até 23/11/2020

Poder ser: E-mail: franciscoasousa@prof.educacao.sp.gov.br  Ou no WhatsApp

 

Objetivo da aula: Refletir sobre a formação cultural brasileira.

Habilidade:  Analisar as políticas de branqueamento racial e sua relação com o imperialismo pós-abolição no Brasil.

Conteúdo da aula: Brasil República

Roteiro da atividade: TEXTO DE APOIO (SP FAZ ESCOLA CADERNO DO ALUNO 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 4º BIMESTRE):

ROTEIRO DE ATIVIDADES:

Responda as atividades: pode ser no CADERNO, (Esta folha deve ser fotografada e enviada por e-mail ou WhatsApp)

Modelo para resposta.

Nome_____________________________________________________Turma________Número_______

 ATIVIDADE 01

Leia as fontes abaixo e responda à atividade em seu caderno.

Fonte 1 – Texto jornalístico O quadro “A redenção de Cam”, de Modesto Broco, foi analisado por Tatiana Lotierzo em sua pesquisa de mestrado O mito bíblico da maldição lançada por Noé sobre seu filho Cam – condenando toda a descendência deste último à escravidão [Gênesis, capítulo 9, versículos 18 a 27] – foi utilizado como justificativa para a escravização dos africanos pelos europeus, empreendida pelo Império Português a partir do século 15. Com a abolição da escravidão em 1888 e a proclamação da República no ano seguinte, a questão sobre “o que fazer” com a população “negra” livre passou a preocupar e ocupar as elites “brancas”. Diferentes teorias foram importadas e adaptadas. Uma delas foi a do “branqueamento” ou “embranquecimento”. A ideia era a de que, por meio de sucessivos casamentos inter-raciais, o fenótipo “negro” seria progressivamente apagado e, ao longo de algumas poucas gerações, a população brasileira se tornaria inteiramente “branca” [desconsiderados os povos indígenas: eliminados, assimilados ou segregados nas periferias dos centros urbanos ou no distante interior]. Amparado na ideologia cientificista do fim do século 19 e início do século 20, incorporando elementos do evolucionismo darwinista e do darwinismo social, o “branqueamento” assumiu ares de “teoria científica”. (...) A ideologia do “branqueamento” também se expressou por meio da arte. E sua representação mais icônica ocorreu no quadro A redenção de Cam, produzido em 1895 pelo pintor espanhol, radicado no Brasil, Modesto Brocos y Gómez [1852-1936]. (...) Fonte: Livro publicado pela Edusp analisa exemplo de racismo na pintura. Jornal da USP, 02/03/2018. Disponível em: . Acesso em: 09 abr. 2020.

A)        De acordo com a fonte acima o que era a teoria do “branqueamento” ou o “embranquecimento”?

B)      Em sua opinião o que pode ser feito para combater o racismo.

C)         Elabore um texto informando como combater essa prática.

D)      Pesquise e registre em seu caderno o significado dos termos:

1. Etnocentrismo;

2.       Miscigenação;

3.       Darwinismo Social;

4.       Eugenia e Teoria Científica.

 

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