Plano de aula
não presencial
EE Rodrigues Alves ATIVIDADE - 4º BIMESTRE |
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Professor:
Francisco Alencar |
Disciplina:
HISTÓRIA |
Classes: 8º Ano A |
Data: Até
23/11/2020 Poder ser: E-mail: franciscoasousa@prof.educacao.sp.gov.br Ou no WhatsApp |
Objetivo da aula:
Refletir sobre a formação cultural brasileira. |
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Habilidade: Analisar as políticas de branqueamento
racial e sua relação com o imperialismo pós-abolição no Brasil. |
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Conteúdo
da aula: Brasil República |
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Roteiro
da atividade: TEXTO
DE APOIO (SP FAZ ESCOLA CADERNO DO ALUNO 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 4º
BIMESTRE): ROTEIRO
DE ATIVIDADES: Responda
as atividades: pode ser no CADERNO, (Esta folha deve ser fotografada e
enviada por e-mail ou WhatsApp) Modelo
para resposta. Nome_____________________________________________________Turma________Número_______ ATIVIDADE
01 Leia as
fontes abaixo e responda à atividade em seu caderno. Fonte 1
– Texto jornalístico O quadro “A redenção de Cam”, de Modesto Broco, foi
analisado por Tatiana Lotierzo em sua pesquisa de mestrado O mito bíblico da
maldição lançada por Noé sobre seu filho Cam – condenando toda a descendência
deste último à escravidão [Gênesis, capítulo 9, versículos 18 a 27] – foi
utilizado como justificativa para a escravização dos africanos pelos
europeus, empreendida pelo Império Português a partir do século 15. Com a
abolição da escravidão em 1888 e a proclamação da República no ano seguinte,
a questão sobre “o que fazer” com a população “negra” livre passou a
preocupar e ocupar as elites “brancas”. Diferentes teorias foram importadas e
adaptadas. Uma delas foi a do “branqueamento” ou “embranquecimento”. A ideia
era a de que, por meio de sucessivos casamentos inter-raciais, o fenótipo
“negro” seria progressivamente apagado e, ao longo de algumas poucas
gerações, a população brasileira se tornaria inteiramente “branca”
[desconsiderados os povos indígenas: eliminados, assimilados ou segregados
nas periferias dos centros urbanos ou no distante interior]. Amparado na
ideologia cientificista do fim do século 19 e início do século 20,
incorporando elementos do evolucionismo darwinista e do darwinismo social, o
“branqueamento” assumiu ares de “teoria científica”. (...) A ideologia do
“branqueamento” também se expressou por meio da arte. E sua representação
mais icônica ocorreu no quadro A redenção de Cam, produzido em 1895 pelo
pintor espanhol, radicado no Brasil, Modesto Brocos y Gómez [1852-1936].
(...) Fonte: Livro publicado pela Edusp analisa exemplo
de racismo na pintura. Jornal da USP, 02/03/2018. Disponível em: . Acesso em:
09 abr. 2020. A)
De
acordo com a fonte acima o que era a teoria do “branqueamento” ou o
“embranquecimento”? B)
Em
sua opinião o que pode ser feito para combater o racismo. C)
Elabore um texto informando como combater
essa prática. D)
Pesquise
e registre em seu caderno o significado dos termos: 1. Etnocentrismo; 2. Miscigenação; 3. Darwinismo Social; 4. Eugenia e Teoria Científica. |
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