Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves ATIVIDADE - 4º BIMESTRE |
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Professor:
Francisco Alencar |
Disciplina:
HISTÓRIA |
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Classes: 7º Ano B, C e D |
Data: Até
23/11/2020 Poder
ser: E-mail: franciscoasousa@prof.educacao.sp.gov.br Ou no WhatsApp |
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Objetivo da aula: Refletir
sobre a Escravidão brasileira. |
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Habilidade: (EF07HI16) Analisar os mecanismos e as
dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando
os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de
procedência dos escravizados. |
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Conteúdo
da aula: Escravidão
brasileira |
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Roteiro
da atividade: TEXTO
DE APOIO (SP FAZ ESCOLA CADERNO DO ALUNO 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 4º
BIMESTRE): ROTEIRO
DE ATIVIDADES: Responda
as atividades: pode ser no CADERNO, (Esta folha deve ser fotografada e
enviada por e-mail ou WhatsApp) Modelo
para resposta. Nome_____________________________________________________Turma________Número_______ ATIVIDADE
)01 Leia o texto: O
Brasil foi à última Nação a abolir oficialmente a escravidão com a assinatura
da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Entretanto, a escravidão moderna, que se
distingue consideravelmente da anterior, e o tráfico de pessoas são, ainda,
comuns no Brasil e em outros países. A escravidão no Brasil Colonial foi
marcada pelo uso de pessoas escravizadas vindas do Continente Africano,
porém, é necessário ressaltar que muitos indígenas foram vítimas desse mesmo
processo. A mão de obra desses escravos foi utilizada em diferentes
segmentos, como: agricultura, mineração, serviços domésticos e urbanos.
Entendido como objeto, coisa, o escravo negro perdia sua identidade para se
transformar em mercadoria, sem direito à liberdade. A escravidão foi uma
atividade econômica extremamente lucrativa e, por essa razão, o Brasil passou
a ser o país que mais comercializou escravos das mais diversas regiões e
etnias da África. a)
Quais
grupos étnicos vieram para o Brasil como escravos? b)
Quais
as suas contribuições culturais para nosso país que eles trouxeram? ATIVIDADE 02 Tráfico Negreiro Na Idade Moderna, sobretudo a partir da conquista
da América, houve a utilização da mão de obra escrava negra, resultando em um
lucrativo comércio de homens, mulheres e crianças entre a África e as
Américas. Durante o período colonial, ocorreu o tráfico negreiro que tinha
como característica o transporte forçado de negros escravizados do Continente
Africano para as Américas e outras colônias de países europeus. Iniciado na
primeira metade do século XVI, o tráfico dos escravizados da África para o
Brasil teve grande crescimento, principalmente com a expansão da produção de
açúcar no século XVIII. Antes da colonização do Brasil, os portugueses
utilizavam a mão de obra escrava nas ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde. A
viagem para o Brasil era perigosa; cerca de 40% dos negros embarcados morriam
durante o percurso, nos porões dos navios negreiros que os transportavam. RESPONDA: a)
Por
que foi utilizada a mão de obra escrava negra no Brasil? b)
Quem eram os responsáveis pelo tráfico
estabelecido? ATIVIDADE
03 Leia
o Texto e responda as questões a seguir: O
trabalho escravo e a resistência dos negros escravizados O trabalho dos
negros escravizados foi desempenhado de maneira forçosa com uma dura rotina,
marcado por longas jornadas e pela realização de tarefas que exigiam grandes
esforços físicos. Os escravizados recebiam péssimos tratamentos que incluíam,
inclusive, muitos castigos físicos; eram mal alimentados e, nas poucas horas
que deixavam de realizar o trabalho forçado, eram confinados e obrigados a
dormir em senzalas. Podemos afirmar do ponto de vista historiográfico, que os
quilombos representaram uma estratégia de resistência evidenciando a luta
contra o sistema escravagista vigente no Brasil. Porém, fugas, suicídios,
assassinatos, paralisações, roubos, sabotagens e a capoeira também
representaram as inúmeras outras formas de resistência desses povos. a)
Do
seu ponto de vista, por que os quilombos representaram a melhor estratégia de
resistência dos negros escravizados? b)
O
texto aponta que, além da formação dos quilombos, existiram tantas outras
formas de resistência. Na sua opinião quais outras formas de resistência?. |
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