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quinta-feira, 5 de novembro de 2020

 

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

ATIVIDADE - 4º BIMESTRE

Professor: Francisco Alencar

Disciplina: HISTÓRIA

Classes: 7º Ano B, C e D

Data:  Até 23/11/2020

Poder ser: E-mail: franciscoasousa@prof.educacao.sp.gov.br  Ou no WhatsApp

 

Objetivo da aula: Refletir sobre a Escravidão brasileira.

Habilidade:  (EF07HI16) Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.

Conteúdo da aula: Escravidão brasileira

Roteiro da atividade: TEXTO DE APOIO (SP FAZ ESCOLA CADERNO DO ALUNO 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 4º BIMESTRE):

ROTEIRO DE ATIVIDADES:

Responda as atividades: pode ser no CADERNO, (Esta folha deve ser fotografada e enviada por e-mail ou WhatsApp)

Modelo para resposta.

Nome_____________________________________________________Turma________Número_______

ATIVIDADE )01

 Leia o texto:

O Brasil foi à última Nação a abolir oficialmente a escravidão com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Entretanto, a escravidão moderna, que se distingue consideravelmente da anterior, e o tráfico de pessoas são, ainda, comuns no Brasil e em outros países. A escravidão no Brasil Colonial foi marcada pelo uso de pessoas escravizadas vindas do Continente Africano, porém, é necessário ressaltar que muitos indígenas foram vítimas desse mesmo processo. A mão de obra desses escravos foi utilizada em diferentes segmentos, como: agricultura, mineração, serviços domésticos e urbanos. Entendido como objeto, coisa, o escravo negro perdia sua identidade para se transformar em mercadoria, sem direito à liberdade. A escravidão foi uma atividade econômica extremamente lucrativa e, por essa razão, o Brasil passou a ser o país que mais comercializou escravos das mais diversas regiões e etnias da África.

a)       Quais grupos étnicos vieram para o Brasil como escravos?

b)      Quais as suas contribuições culturais para nosso país que eles trouxeram?

 

ATIVIDADE 02

Tráfico Negreiro Na Idade Moderna, sobretudo a partir da conquista da América, houve a utilização da mão de obra escrava negra, resultando em um lucrativo comércio de homens, mulheres e crianças entre a África e as Américas. Durante o período colonial, ocorreu o tráfico negreiro que tinha como característica o transporte forçado de negros escravizados do Continente Africano para as Américas e outras colônias de países europeus. Iniciado na primeira metade do século XVI, o tráfico dos escravizados da África para o Brasil teve grande crescimento, principalmente com a expansão da produção de açúcar no século XVIII. Antes da colonização do Brasil, os portugueses utilizavam a mão de obra escrava nas ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde. A viagem para o Brasil era perigosa; cerca de 40% dos negros embarcados morriam durante o percurso, nos porões dos navios negreiros que os transportavam.

RESPONDA:

a)       Por que foi utilizada a mão de obra escrava negra no Brasil?

b)       Quem eram os responsáveis pelo tráfico estabelecido?

ATIVIDADE 03

Leia o Texto e responda as questões a seguir:

O trabalho escravo e a resistência dos negros escravizados O trabalho dos negros escravizados foi desempenhado de maneira forçosa com uma dura rotina, marcado por longas jornadas e pela realização de tarefas que exigiam grandes esforços físicos. Os escravizados recebiam péssimos tratamentos que incluíam, inclusive, muitos castigos físicos; eram mal alimentados e, nas poucas horas que deixavam de realizar o trabalho forçado, eram confinados e obrigados a dormir em senzalas. Podemos afirmar do ponto de vista historiográfico, que os quilombos representaram uma estratégia de resistência evidenciando a luta contra o sistema escravagista vigente no Brasil. Porém, fugas, suicídios, assassinatos, paralisações, roubos, sabotagens e a capoeira também representaram as inúmeras outras formas de resistência desses povos.

a)       Do seu ponto de vista, por que os quilombos representaram a melhor estratégia de resistência dos negros escravizados?

b)     O texto aponta que, além da formação dos quilombos, existiram tantas outras formas de resistência. Na sua opinião quais outras formas de resistência?.

 

 

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