PROF MÁRCIA - 9 A B C D - PORTUGUÊS
Olá
Esta é a primeira atividade do 4º bimestre, trata-se de um texto sobre mudanças climáticas que está no Caderno Aprender Sempre - volume 3, não se preocupem vocês não receberam este material, por isso reproduzi o texto aqui no blog.
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves |
|
Professor: Márcia Ito |
Disciplina:Língua Portuguesa |
Classes: 9 A,B,C,D |
Data: 22 a 28.10 – 4º bimestre |
Objetivo da aula: Compreender
textos de gêneros variados – Texto de opinião |
|
Habilidade da aula: EF89LP14B –
Analisar, em textos orais e escritos, a força persuasiva dos argumentos
utilizados.
|
|
Conteúdo da aula: Análise do texto¨O que Brasil ganha com as
mudanças climáticas?¨ – texto do Caderno Aprender Sempre Vol. 3
|
|
Data da entrega: até 28.10.2020 |
|
E mail onde o aluno deverá
entregar a atividade: portuguesra@gmail.com |
O que o Brasil ganha com as mudanças climáticas?
Texto
de:
Marcos
Buckeridge que é diretor do Instituto de Biociências da USP e presidente da
Academia de Ciências do Estado de São Paulo
O Brasil precisa acordar. Diante do maior desafio
já enfrentado pela humanidade, a mudança climática global, o País tem à sua
frente uma janela de uma a duas décadas para despertar. Precisa intensificar
programas de adaptação que, ao mesmo tempo, aproveitem as oportunidades que o
enfrentamento das consequências desse grande problema oferece.
Evidências científicas mostram
que até meados de 2040 o mundo deverá atingir a marca de 1,5oC, caso continuemos emitindo gases de efeito estufa
como ainda fazemos hoje[1].
As pessoas perguntam: mas o que significa para mim essa pequena variação
de apenas 1oC? De fato, 1oC, ou mesmo 1,5,
ou até 3oC podem significar muito pouco se considerarmos
nossas preferências pessoais. Porém, uma variação na temperatura média mundial
de 1,5oC implica variações de temperatura, chuvas e vários
eventos climáticos bem mais amplos e intensos do que o significado pessoal de
1,5oC.
Os efeitos climáticos são, sobretudo, o que
os climatologistas chamam de eventos extremos, ou seja, mudanças no clima local
que provocam enchentes, secas, ondas de calor etc. A frequência desse tipo de
evento já vem aumentando em vários lugares do planeta. Em outras palavras,
teremos um maior número de noites quentes, maior frequência de tempestades,
maior probabilidade de ocorrência de eventos mais fortes como furacões e
tornados. Tudo isso exacerba os riscos relacionados à saúde humana,
infraestrutura das cidades, agricultura e muitos outros setores da sociedade.
A Conferência das Partes (COP) 21, realizada em Paris em 2015,
encomendou um relatório especial ao Painel Intergovernamental de Mudanças
Climáticas (IPCC) da ONU. Os governos querem saber o que fazer para evitar que
o mundo ultrapasse a marca de 1,5oC.
O IPCC reuniu 91 pesquisadores de 40 países que trabalharam durante dois
anos com a contribuição de mais 133 pesquisadores de todo o mundo. Os
cientistas do IPCC examinaram mais de 6 mil publicações científicas e
responderam a mais de 42 mil comentários de cientistas e governos dos 195
países da Organização das Nações Unidas (ONU). Estes números são importantes,
pois salientam que as conclusões a que chegamos nesses relatórios são
fortemente embasadas na melhor ciência que existe no mundo. Na sua imensa
maioria, as publicações utilizadas são de papers científicos
editorados. Além disso, o IPCC proíbe fazer prescrições políticas. Em outras
palavras, não podemos indicar caminhos para os tomadores de decisão. As conclusões
são colocadas como o estado de arte da ciência naquele tópico e naquele
momento; por isso, devem servir apenas como guia para que o tomador de decisão
escolha por onde ir com embasamento sólido.
Responda as
questões a seguir:
1- 1- De acordo com o texto, defina o que é chamado de mudanças climáticas.
2- Quais são as consequências das mudanças climáticas na vida das pessoas?
3- E você, o que pensa sobre as mudanças climáticas em relação a
consequência delas nas nossas vidas? Você acha que ainda é possível mudar o
cenário atual?
4- O que você entende por mudanças climáticas? • O que vem provocando
o aumento da temperatura? • Quais são as consequências que a humanidade está ou
pode vir a sofrer por conta do aumento da temperatura?
5- Analise as imagens a seguir:
a- O que significa CO2?
b-Qual mensagem as duas imagens querem passar?
4-
Nenhum comentário:
Postar um comentário