Total de visualizações de página

Páginas

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

 PROF MÁRCIA - 9 A B C D - PORTUGUÊS

Olá 

Esta é a primeira atividade do 4º bimestre, trata-se de um texto sobre mudanças climáticas que está no Caderno Aprender Sempre - volume 3, não se preocupem vocês não receberam este material, por isso reproduzi o texto aqui no blog.

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: Márcia Ito

Disciplina:Língua Portuguesa

Classes: 9 A,B,C,D 

Data: 22 a 28.10 – 4º bimestre

Objetivo da aula: Compreender textos de gêneros variados – Texto de opinião

Habilidade da aula: EF89LP14B – Analisar, em textos orais e escritos, a força persuasiva dos argumentos utilizados.

 

 

Conteúdo da aula:  Análise do texto¨O que Brasil ganha com as mudanças climáticas?¨ – texto do Caderno Aprender Sempre Vol. 3

 

 Data da entrega: até 28.10.2020

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

portuguesra@gmail.com                                           


O que o Brasil ganha com as mudanças climáticas?

 

Texto de:

 

Marcos Buckeridge que é diretor do Instituto de Biociências da USP e presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo

 

    O Brasil precisa acordar. Diante do maior desafio já enfrentado pela humanidade, a mudança climática global, o País tem à sua frente uma janela de uma a duas décadas para despertar. Precisa intensificar programas de adaptação que, ao mesmo tempo, aproveitem as oportunidades que o enfrentamento das consequências desse grande problema oferece.

   Evidências científicas mostram que até meados de 2040 o mundo deverá atingir a marca de 1,5oC, caso continuemos emitindo gases de efeito estufa como ainda fazemos hoje[1].

As pessoas perguntam: mas o que significa para mim essa pequena variação de apenas 1oC? De fato, 1oC, ou mesmo 1,5, ou até 3oC podem significar muito pouco se considerarmos nossas preferências pessoais. Porém, uma variação na temperatura média mundial de 1,5oC implica variações de temperatura, chuvas e vários eventos climáticos bem mais amplos e intensos do que o significado pessoal de 1,5oC.

   Os efeitos climáticos são, sobretudo, o que os climatologistas chamam de eventos extremos, ou seja, mudanças no clima local que provocam enchentes, secas, ondas de calor etc. A frequência desse tipo de evento já vem aumentando em vários lugares do planeta. Em outras palavras, teremos um maior número de noites quentes, maior frequência de tempestades, maior probabilidade de ocorrência de eventos mais fortes como furacões e tornados. Tudo isso exacerba os riscos relacionados à saúde humana, infraestrutura das cidades, agricultura e muitos outros setores da sociedade.

A Conferência das Partes (COP) 21, realizada em Paris em 2015, encomendou um relatório especial ao Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. Os governos querem saber o que fazer para evitar que o mundo ultrapasse a marca de 1,5oC.

O IPCC reuniu 91 pesquisadores de 40 países que trabalharam durante dois anos com a contribuição de mais 133 pesquisadores de todo o mundo. Os cientistas do IPCC examinaram mais de 6 mil publicações científicas e responderam a mais de 42 mil comentários de cientistas e governos dos 195 países da Organização das Nações Unidas (ONU). Estes números são importantes, pois salientam que as conclusões a que chegamos nesses relatórios são fortemente embasadas na melhor ciência que existe no mundo. Na sua imensa maioria, as publicações utilizadas são de papers científicos editorados. Além disso, o IPCC proíbe fazer prescrições políticas. Em outras palavras, não podemos indicar caminhos para os tomadores de decisão. As conclusões são colocadas como o estado de arte da ciência naquele tópico e naquele momento; por isso, devem servir apenas como guia para que o tomador de decisão escolha por onde ir com embasamento sólido.

 

Responda as questões a seguir:

 

1-    1-    De acordo com o texto, defina o que é chamado de mudanças climáticas.

 

2-    Quais são as consequências das mudanças climáticas na vida das pessoas?

 

3-    E você, o que pensa sobre as mudanças climáticas em relação a consequência delas nas nossas vidas? Você acha que ainda é possível mudar o cenário atual?

 

4-    O que você entende por mudanças climáticas? • O que vem provocando o aumento da temperatura? • Quais são as consequências que a humanidade está ou pode vir a sofrer por conta do aumento da temperatura?

 

5-    Analise as imagens a seguir:

 

1-    



a- O que significa CO2?

b-Qual mensagem as duas imagens querem passar?






 

4-   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS