PROF MÁRCIA - 9 A, B , C e D
Olá alunos,
Esta atividade será da apostila que vocês retiraram na escola no final de agosto, Caderno do Aluno volume 3.
Data da entrega: 24/09/2020
e- mail para entrega: portuguesra@gmail.com
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves |
|
Professor: Márcia Ito |
Disciplina:Língua Portuguesa |
Classes: 9 A,B,C,D |
Data: 14.09 a 18.09 |
Objetivo da aula: Compreender
textos de gêneros variados – Apólogo |
|
Habilidade da aula: EF89LP32 – Analisar
os efeitos de sentido decorrentes de uso de mecanismo de intertextualidade
entre textos literários e outras manifestações artísticas.
|
|
Conteúdo da aula: Exercícios
do Caderno do Aluno Volume 3 – Apólogo de Machado do Assis – A linha e a
agulha. |
|
Data da entrega: até 24/09/2020 |
|
E mail onde o aluno deverá
entregar a atividade: portuguesra@gmail.com |
Gênero textual: APÓLOGO
Apólogo: é um gênero alegórico (tipo de texto que utiliza figuras de linguagem) que ilustra um ensinamento de vida através de situações semelhantes às reais, envolvendo pessoas, objetos ou animais, seres animados ou inanimados.
- Os
apólogos têm o objetivo de atingir os conceitos humanos de forma que os
modifique e reforme, levando-os a agir de maneira diferente. Os exemplos
são utilizados para ajudar a modificar conceitos e comportamentos humanos,
de ordem moral e social.
- Diferencia-se
da fábula por se concentrar mais em situações reais, enquanto a fábula dá
preferência a situações fantásticas, e também pelo fato de a fábula se
utilizar de animais como personagens.
·
Diferencia-se
da parábola pois esta trata de questões religiosas e lições éticas, enquanto o
apólogo fala de qualquer tipo de lição de vida, mesmo que esta não seja a que é
adotada pela maioria como a maneira correta de agir.
Foco narrativo: trata
da ideia central do texto, é a partir do foco narrativo que a história se
desenvolve.
FIGURAS DE LINGUAGEM
As figuras
de linguagem são recursos linguísticos a que os autores recorrem
para tornar a linguagem mais rica e expressiva. Esses recursos revelam a
sensibilidade de quem os utiliza, traduzindo particularidades estilísticas do
emissor da linguagem. As figuras de linguagem exprimem também o pensamento de
modo original e criativo, exploram o sentido não literal das palavras, realçam
sonoridade de vocábulos e frases e até mesmo,
organizam orações, afastando-a, de algum modo, de uma estrutura gramatical
padrão, a fim de dar destaque a algum de seus elementos.
Vamos começar com dois tipos:
Personificação: é uma
figura de linguagem, os seres e objetos inanimados tomam a forma de seres
humanos.
Ex. O sapo disse para
o coelho:
- Não entre naquele buraco, porque é
perigoso.
A boneca
e o robô estavam tristes.
Ironia: é uma figura
de linguagem em que se fazem comparações irônicas de determinadas situações.
Ex.: Marta disse para
Rosana:
- Nossa, hoje você está esperta como uma tartaruga!
EXERCÍCIOS - Façam os exercícios do Caderno do Aluno - Volume 3 - Atividades 1 e 2 - páginas 20 a 25.
Nenhum comentário:
Postar um comentário