Total de visualizações de página

Páginas

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

 PROF MÁRCIA - 9 A, B , C e D 

Olá alunos,

Esta atividade será da apostila que vocês retiraram na escola no final de agosto, Caderno do Aluno volume 3. 

Data da entrega: 24/09/2020

e- mail para entrega: portuguesra@gmail.com

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: Márcia Ito

Disciplina:Língua Portuguesa

Classes: 9 A,B,C,D 

Data: 14.09 a 18.09

Objetivo da aula: Compreender textos de gêneros variados – Apólogo

Habilidade da aula: EF89LP32 – Analisar os efeitos de sentido decorrentes de uso de mecanismo de intertextualidade entre textos literários e outras manifestações artísticas.

 

Conteúdo da aula: Exercícios do Caderno do Aluno Volume 3 – Apólogo de Machado do Assis – A linha e a agulha.

 

 Data da entrega: até 24/09/2020

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

portuguesra@gmail.com                                          


Gênero textual: APÓLOGO

Apólogo: é um gênero alegórico (tipo de texto que utiliza figuras de linguagem) que ilustra um ensinamento de vida através de situações semelhantes às reais, envolvendo pessoas, objetos ou animais, seres animados ou inanimados.

  • Os apólogos têm o objetivo de atingir os conceitos humanos de forma que os modifique e reforme, levando-os a agir de maneira diferente. Os exemplos são utilizados para ajudar a modificar conceitos e comportamentos humanos, de ordem moral e social.
  • Diferencia-se da fábula por se concentrar mais em situações reais, enquanto a fábula dá preferência a situações fantásticas, e também pelo fato de a fábula se utilizar de animais como personagens.

·       Diferencia-se da parábola pois esta trata de questões religiosas e lições éticas, enquanto o apólogo fala de qualquer tipo de lição de vida, mesmo que esta não seja a que é adotada pela maioria como a maneira correta de agir.

Foco narrativo: trata da ideia central do texto, é a partir do foco narrativo que a história se desenvolve.


FIGURAS DE LINGUAGEM

As figuras de linguagem são recursos linguísticos a que os autores recorrem para tornar a linguagem mais rica e expressiva. Esses recursos revelam a sensibilidade de quem os utiliza, traduzindo particularidades estilísticas do emissor da linguagem. As figuras de linguagem exprimem também o pensamento de modo original e criativo, exploram o sentido não literal das palavras, realçam sonoridade de vocábulos e frases e até mesmo, organizam orações, afastando-a, de algum modo, de uma estrutura gramatical padrão, a fim de dar destaque a algum de seus elementos. 

Vamos começar com dois tipos:

Personificação: é uma figura de linguagem, os seres e objetos inanimados tomam a forma de seres humanos.

Ex. O sapo disse para o coelho:

     - Não entre naquele buraco, porque é perigoso.

      A boneca e o robô estavam tristes.                              

Ironia: é uma figura de linguagem em que se fazem comparações irônicas de determinadas situações.

Ex.: Marta disse para Rosana:

     - Nossa, hoje você está esperta como uma tartaruga!


EXERCÍCIOS - Façam os exercícios do Caderno do Aluno - Volume 3 - Atividades 1 e 2 - páginas 20 a 25.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS