PROF MÁRCIA - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 2MG e 2MH
Olá,
Espero que esteja todos bem, esta semana vamos fazer exercíos de revisão ortográfica, no final de setembro envio o gabarito com a correção para vocês, esta atividade vale 2,0 pontos. Qualquer dúvida entrem em contato, por e-mail ou pelo whats.
Data da entrega: 29.09.2020
e-mail para entrega: portuguesra@gmail.com
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves |
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Professor: Márcia Ito |
Disciplina: Língua Portuguesa e
Literatura |
Classes: 2MG e 2MH (EJA) |
Data: 17.09 a 29.09 |
Objetivo da aula: Revisão
ortográfica (uso do mau, mal, uso do x ou ch, uso do porquê, linguagem
digital.) |
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Habilidade da aula: EF69LP56 – fazer
uso reflexivo da norma padrão em situações de fala e escrita. |
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Conteúdo da aula: Exercícios de fixação |
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Data da entrega: 29.09.2020 |
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E mail onde o aluno deverá
entregar a atividade: portuguesra@gmail.com |
EXERCÍCIOS
1-Qual das
palavras abaixo a letra “S” não tem
som de “Z”:
a) sensual
b)
desastrada
c) desejos
d)
misterioso
e) hesitar
2- Qual
das palavras a seguir está escrita com a ortografia errada:
a)
preferências
b)
extremamente
c) intenço
d)
desastrada
e)
inexperiência
3-
Assinale a alternativa em que as formas completam corretamente as lacunas das
frases abaixo, pela ordem:
- Quando ____ assessorado, o governante comete
muitos erros. - O Chapeuzinho Vermelho conseguiu escapar do
lobo ____. - Devemos praticar o bem e evitar o ____. - Quando está de ____ humor, ninguém o suporta. |
a) mal,
mau, mau, mau;
b) mau,
mal, mal, mal;
c) mau,
mau, mal, mal;
d) mal,
mau, mal, mau;
e) mal,
mal, mau, mau.
4- A
alternativa ERRADA quanto ao emprego do “porquê” é:
a) Não
revelou o motivo porque não foi ao trabalho.
b) Estavam
ansiosos porque o dia já havia amanhecido.
c) Eis o
porque da minha viagem.
d) Porque
houve um engarrafamento, chegou atrasado ao colégio.
e) Ele não
veio por que estava doente.
a) A
palavra “mal” usada neste texto está correta, pois é contrário de “bem”.
b) A
palavra “mal” usada neste texto está errada, pois deveria ser escrita “mau”.
c) A
palavra “mal” usada neste texto é contrário de “bom”
d) A
palavra “mal” usada neste texto está correta, pois é contrário de “bom”.
e) A
palavra “mal” neste texto indica o modo como o sujeito escreve, e nesse caso
ela é contrário de “bom”.
6- Sobre a escrita do texto abaixo, compreende-se que:
a) A
palavra “mais” indica uma oposição ao que foi dito antes.
b) A
palavra “mais” deveria ser escrita “mas”.
c) A
palavra “mais” é uma conjunção.
d) A
palavra “mais” foi usada sem intenção nenhuma pelo criador do título.
e) O título
“mais você” sugere um programa voltado mais para questões simples do dia a dia
das pessoas.
7- Indique
o item em que todas as palavras devem ser preenchidas com x:
a) pran__a
/ en__er / __adrez.
b) fei__e
/ pi__ar / bre__a.
c)
me__erico / en__ame / bru__a.
d) __utar
/ frou__o / mo__ila.
e) fle__a
/ en__arcar / li__ar.
8- (ENEM/2016)
Como escrever na internet
Regra
1 – Fale, não GRITE!
Combine letras maiúsculas e
minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas
somente com letras maiúsculas; na internet, escrever em maiúsculas é o mesmo
que gritar! Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de _sublinhar_
(colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (palavras ou frases
entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou
avisos urgentes.
Regra
2 – Sorria pisque chore &-( …
Os emoticons (ou smileys) são ícones
formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles
representam carinhas desenhadas na horizontal e denotam emoções. É difícil
descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se
está realmente brava ou feliz, ou se está sendo irônica, em um ambiente no qual
só há texto; por isso, entram em cena os smileys. Comece a
usá-los aos poucos e, com o passar do tempo, estarão integrados naturalmente às
suas conversas on-line.
Disponível
em: http://www.icmc.usp.br. Acesso em: 29 jul. 2013.
O texto
traz exemplos de regras que podem evitar mal-entendidos em comunicações
eletrônicas, especialmente em e-mails e chats. Essas regras revelam códigos internacionalmente
aceitos que devem ser seguidos pelos usuários da internet.
A)representam
uma forma complexa de comunicação, pois os caracteres são de difícil
compreensão.
B)refletem
recomendações gerais sobre o uso dos recursos de comunicação facilitadores da
convivência na internet.
C)
constituem um conjunto de normas ortográficas inclusas na escrita padrão da
língua portuguesa.
D) foram
desenvolvidas para que usuários de países de línguas diferentes possam se
comunicar na web.
9- Há
erros de grafia na frase:
a) a- Jornadas
de trabalho extensas, exploração da mão-de-obra infantil, despreocupação com o
lazer, são manchas trazidas pela Revolução Industrial.
b) b- A extinção
de postos de trabalho tem originado, no mundo todo, protestos e movimentos de
reivindicação de direitos da classe trabalhadora.
c) c- Para bem
avaliar o impacto da modernização de empresas com o uso intensivo da
tecnologia, é necessário examinar todos os efeitos, benéficos ou não.
d) d- A expansão
da demanda e a consequente geração de lucros são aspectos bem-vindos de
investimentos tecnológicos, pois ampliam empregos.
e) e- Condições
adverças de trabalho, em prejuíso do disposto nas leis específicas, sempre
foram alvo de queixas de assalariados.
1 10-A frase em que há ERROS de ortografia é:
a) a- Acostuma dos
a debater tudo com o corpo docente, os administradores da escola puseram em
discussão também o problema do número de vagas.
b)b- Não há
jeito de pormos em uso essas folhas de papel almaço, porque elas são tão finas
que se pode ver facilmente através delas.
c)c- A
afirmação de que nossa ajuda não foi expontânea põe em dúvida a decência e a
honradês de quem falou.
d) d- O assessor
de imprensa não queria faltar com a discrição, motivo pelo qual não citou
nominalmente os queixosos.
e) e- Nem sempre
o lazer a que se dedicam é o mais adequado para seus problemas, por isso existe
a preocupação dos médicos em orientá-los cuidadosamente.
11-
Os textos
relativos ao mundo do trabalho, geralmente, são elaborados no padrão normativo
da língua. No anúncio, apesar de o enunciador ter usado uma variedade
linguística não padrão, ele atinge seus propósitos comunicativos porque:
a)
os fazendeiros podem contar com a comodidade de serem atendidos em suas
fazendas.
b) a
parede de uma casa é um suporte eficiente para a divulgação escrita de um
anúncio.
c) a
letra de forma torna a mensagem mais clara, de modo a facilitar a compreensão.
d)
os mecânicos especializados em máquinas pesadas são raros na zona rural.
e) o
contexto e a seleção lexical permitem que se alcance o sentido pretendido.
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