Total de visualizações de página

Páginas

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

PORTUGUÊS 9ºs A, B, C e D - PROF MÁRCIA

 Olá,

Espero que estejam todos bem, esta semana vamos fazer uma revisão sobre conjunções. Qualquer dúvida falem comigo através do e mail ou whats.

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: Márcia Ito

Disciplina:Língua Portuguesa

Classes: 9 A,B,C,D 

Data: 01 a 04/09

Objetivo da aula: Revisão conjunções

Habilidade da aula: : EF09LP04B- Escrever textos de acordo com a norma padrão gramatical que respeitem as estruturas sintáticas complexas no nível de oração e período.

 

Conteúdo da aula: Exercícios sobre conjunções

 

 Data da entrega: até 10/09/2020

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

portuguesra@gmail.com                                          


EXERCÍCIOS SOBRE CONJUNÇÕES

Receitas da vovó

Lembra aquela receita que só sua mãe ou sua avó sabem fazer? Pois saiba que, além de gostoso, esse prato é parte importante da cultura brasileira. É verdade. Os cadernos de receita são registros culturais. Primeiro, porque resgatam antigas tradições, seja familiares ou étnicas. Além disso, mostram como se fala ou se falava em determinada região. E ainda servem como passagens de tempo, chaves para alcançarmos memórias emocionais que a gente nem sabia que tinha (se você se lembrou do prato que sua avó ou sua mãe fazia, você sabe do que eu estou falando).

 

01 – A tese defendida pelo autor do texto é de que as receitas culinárias:

 

A) Fazem com que lembremos a nossa infância.

B) Resgatam nossas tradições familiares ou étnicas.

C) São as que só nossas mães ou avós conhecem.

D) São uma parte importante da cultura brasileira.

E) Indicam o modo de falar em determinada região.

 

Desmatar não vale a pena

 

Desmatar é ruim, mas traz crescimento econômico. Isso é o que fizeram você acreditar durante muito tempo. A realidade é bem diferente. O modelo de ocupação predominante na Amazônia é baseado na exploração madeireira predatória e na conversão de terras para agropecuária. É o que eu chamo de “boom-colapso”: nos primeiros anos da atividade econômica baseada nesse modelo, ocorre um rápido e efêmero crescimento (o boom). Mas, em seguida, vem um declínio significativo em renda, emprego e arrecadação de tributos (o colapso). A situação de quem era pobre fica ainda pior.

Esse modelo é nefasto em todos os sentidos. O avanço da fronteira na Amazônia é marcado pelo desmatamento, pela degradação dos recursos naturais e, se não bastasse tudo isso, pela violência rural.

Em pouco mais de três décadas, o desmatamento passou de 0,5% do território da floresta original para quase 18% do território, em 2008. Além disso, áreas extensas de florestas sofreram degradação pela atividade madeireira predatória e devido a incêndios florestais.

VERÍSSIMO, Beto. Galileu. set. 2009. Fragmento.


03 – Nesse texto, o autor discorda de qual ideia?

A) “Desmatar é ruim, mas traz crescimento econômico.”.

B) “É o que eu chamo de “boom-colapso”: nos primeiros...”.

C) “A situação de quem era pobre fica ainda pior.”.

D) “Esse modelo é nefasto em todos os sentidos.”.

E) “O avanço da fronteira na Amazônia é marcado...”.

 

03. (FAU - SANTOS) "O policial recebeu o ladrão a bala. Foi necessário apenas um disparo; o assaltante recebeu a bala na cabeça e morreu na hora." No texto, os vocábulos em destaque são respectivamente:

a) preposição e artigo

b) preposição e preposição

c) artigo e artigo

d) artigo e preposição

e) artigo e pronome indefinido

04. (FAC. RUI BARBOSA) Assinale a alternativa em que ocorre combinação de uma preposição com um pronome demonstrativo:

a) Estou na mesma situação.

b) Neste momento, encerramos nossas transmissões.

c) Daqui não saio.

d) Ando só pela vida.

 e) Acordei num lugar estranho.

05. (Univ. Fed. Santa Maria – RS) – Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.

- Correu demais, ... caiu.

- Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.

- A matéria perece, ... a alma é imortal.

- Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.

- Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.

a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto

b) por isso, porque, mas, portanto, que

c) logo, porém, pois, porque, mas

d) porém, pois, logo, todavia, porque

e) entretanto, que, porque, pois, portanto

 

06- (Fuvest-SP) Em “Era a flor, e não já da escola, senão de toda a cidade.”, a palavra assinalada pode ser substituída, sem que haja alteração de sentido, por:

a) mas sim.

 b) de outro modo

c) exceto.

d) portanto.

e) ou.

07-  Reúna as três orações em um período composto por coordenação, usando conjunções adequadas.

Os dias já eram quentes.

A água do mar ainda estava fria.

As praias permaneciam desertas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS