PORTUGUÊS 9ºs A, B, C e D - PROF MÁRCIA
Olá,
Espero que estejam todos bem, esta semana vamos fazer uma revisão sobre conjunções. Qualquer dúvida falem comigo através do e mail ou whats.
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves |
|
Professor: Márcia Ito |
Disciplina:Língua Portuguesa |
Classes: 9 A,B,C,D |
Data: 01 a 04/09 |
Objetivo da aula: Revisão
conjunções |
|
Habilidade da aula: : EF09LP04B-
Escrever textos de acordo com a norma padrão gramatical que respeitem as
estruturas sintáticas complexas no nível de oração e período. |
|
Conteúdo da aula: Exercícios
sobre conjunções |
|
E mail onde o aluno deverá
entregar a atividade: portuguesra@gmail.com |
EXERCÍCIOS SOBRE CONJUNÇÕES
Receitas da vovó
Lembra aquela receita que só sua mãe ou sua avó
sabem fazer? Pois saiba que, além de gostoso, esse prato é parte importante da
cultura brasileira. É verdade. Os cadernos de receita são registros culturais.
Primeiro, porque resgatam antigas tradições, seja familiares ou étnicas. Além
disso, mostram como se fala ou se falava em determinada região. E ainda servem
como passagens de tempo, chaves para alcançarmos memórias emocionais que a
gente nem sabia que tinha (se você se lembrou do prato que sua avó ou sua mãe
fazia, você sabe do que eu estou falando).
01 – A tese defendida pelo autor do texto é de que as receitas
culinárias:
A) Fazem com que lembremos a nossa infância.
B) Resgatam nossas tradições familiares ou étnicas.
C) São as que só nossas mães ou avós conhecem.
D) São uma parte importante da cultura brasileira.
E) Indicam o modo de falar em determinada região.
Desmatar não vale a pena
Desmatar é
ruim, mas traz crescimento econômico. Isso é o que fizeram você acreditar
durante muito tempo. A realidade é bem diferente. O modelo de ocupação
predominante na Amazônia é baseado na exploração madeireira predatória e na
conversão de terras para agropecuária. É o que eu chamo de “boom-colapso”:
nos primeiros anos da atividade econômica baseada nesse modelo, ocorre um
rápido e efêmero crescimento (o boom). Mas, em seguida, vem um
declínio significativo em renda, emprego e arrecadação de tributos (o colapso).
A situação de quem era pobre fica ainda pior.
Esse modelo
é nefasto em todos os sentidos. O avanço da fronteira na Amazônia é marcado
pelo desmatamento, pela degradação dos recursos naturais e, se não bastasse
tudo isso, pela violência rural.
Em pouco
mais de três décadas, o desmatamento passou de 0,5% do território da floresta original
para quase 18% do território, em 2008. Além disso, áreas extensas de florestas
sofreram degradação pela atividade madeireira predatória e devido a incêndios
florestais.
VERÍSSIMO,
Beto. Galileu. set. 2009. Fragmento.
03 – Nesse texto, o autor
discorda de qual ideia?
A) “Desmatar é ruim, mas traz crescimento econômico.”.
B) “É o que eu chamo de “boom-colapso”:
nos primeiros...”.
C) “A situação de quem era
pobre fica ainda pior.”.
D) “Esse modelo é nefasto em
todos os sentidos.”.
E) “O avanço da fronteira na
Amazônia é marcado...”.
03. (FAU -
SANTOS) "O policial recebeu o ladrão a bala. Foi necessário apenas um
disparo; o assaltante recebeu a bala na cabeça e morreu na hora." No
texto, os vocábulos em destaque são respectivamente:
a) preposição
e artigo
b) preposição
e preposição
c) artigo e
artigo
d) artigo e
preposição
e) artigo e
pronome indefinido
04. (FAC. RUI
BARBOSA) Assinale a alternativa em que ocorre combinação de uma preposição com
um pronome demonstrativo:
a) Estou na
mesma situação.
b) Neste
momento, encerramos nossas transmissões.
c) Daqui não
saio.
d) Ando só
pela vida.
e) Acordei num lugar estranho.
05. (Univ. Fed. Santa Maria – RS) – Assinale a sequência de
conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação
de sentido.
- Correu
demais, ... caiu.
- Dormiu mal,
... os sonhos não o deixaram em paz.
- A matéria
perece, ... a alma é imortal.
- Leu o livro,
... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
- Guarde seus
pertences, ... podem servir mais tarde.
a) porque,
todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso,
porque, mas, portanto, que
c) logo,
porém, pois, porque, mas
d) porém,
pois, logo, todavia, porque
e)
entretanto, que, porque, pois, portanto
06- (Fuvest-SP)
Em “Era a flor, e não já da escola, senão de toda a cidade.”, a palavra
assinalada pode ser substituída, sem que haja alteração de sentido, por:
a) mas sim.
b) de outro modo
c) exceto.
d) portanto.
e) ou.
07- Reúna as três orações em um período composto
por coordenação, usando conjunções adequadas.
Os dias já
eram quentes.
A água do mar
ainda estava fria.
As praias
permaneciam desertas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário