Total de visualizações de página

Páginas

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 2 MG e 2MH - PROF MÁRCIA

Olá,

Sei que não está sendo fácil, mas logo passaremos por este período tumultuado, esta semana vamos ver o que é um texto de opinião.

Qualquer dúvida falem comigo pelo whatts no particular, não se acanhem, sei que não nos conhecemos pessoalmente, mas estou à disposição para o que precisarem.

Fiquem bem.

e-mail para a devolução das atividades: portuguesra@gmail.com

data da entrega: até 16/09/2020

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: Márcia Ito

Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura

Classes: 2MG e 2MH  (EJA)

Data: 01.09 a 16.09

Objetivo da aula: Compreensão e interpretação de textos – gênero texto de opinião

Habilidade da aula: EF89LP33A – ler  e interpretar de forma autônoma, textos de gêneros variados – texto de opinião

Conteúdo da aula:  Interpretação do texto – Água

Data da entrega: 16/09/2020

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

portuguesra@gmail.com                                          


ARTIGO DE OPINIÃO

  O artigo de opinião é um tipo de texto onde o autor apresenta o seu ponto de vista sobre determinado tema, e, por isso recebe esse nome.

  A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre uma assunto.

  Geralmente os artigos de opinião são veiculados nos meios de comunicação de massa como: tv, rádio, jornais, revistas, blogs, sites da internet, abordando temas da atualidade e temas polêmicos, como corrupção, convivência social, respeito, política, racismo, enfim tantos outros.


EXERCÍCIOS

Interpretação do texto sobre a Água

TEXTO DE OPINIÃO- UMA ANÁLISE

 

Complete  com as palavras do quadro abaixo o texto:

 

 

Então – por outro lado – pois – que isso – nem todos –mas – porque – nossa opinião –logo –nem todos.

           

O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade e à qualidade de suas águas, ______________, se não fizermos boas campanhas educativas para a população, _______________ perderemos esse privilégio.

            Em__________________, já manifestada em artigos anteriores,as campanhas são necessárias _________________ muitas pessoas desperdiçam água lavando calçadas diariamente, não consertando torneiras que vazam e passando muito tempo nos chuveiros.

            ___________________ são favoráveis às campanhas educativas. Para alguns economistas, a solução é aumentar o preço da água.

            Pensamos _________________seria um verdadeiro absurdo, ______________ o preço da água brasileira é um dos mais altos do mundo! ___________________, mesmo pagando caro, os brasileiros continuam desperdiçando água.

            Todos sabemos que seria impossível viver sem água. ________________, a solução melhor é fazer campanhas educativas que ajudem a conscientizar a população, mostrando a todos que a água é um recurso que pode se esgotar com o mau uso.

(adaptado de Antonio Ermino de Moraes: Depois da água, por que não o ar? Folha de São Paulo: Opinião- 24/03/02)

 

 

1.       1-Qual é o tema do artigo de opinião?


2.     2-    Qual foi a posição do autor em relação ao tema do artigo?

3.   3-   Como ele justificou sua opinião?

4.    4- Qual é outro argumento que aparece no artigo?

5.    5- O autor é favorável a esse argumento? Justifique sua resposta.

6.    6- Como o autor conclui seu texto?

7.    7- Escolha um dos temas abaixo e defenda a sua opinião sobre o assunto.

            - Quanto mais cara a água, mais a população economizará.

            - Não se pode deixar de lavar calçadas e automóveis, é um caso de higiene.

            - Não devo me preocupar com a água.

            - É preciso alertar a população para o risco de não haver mais água no futuro.

 8- Faça uma pesquisa sobre a vida e a obra do autor do texto - Antonio Ermírio de Moraes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS