LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 2 MG e 2MH - PROF MÁRCIA
Olá,
Sei que não está sendo fácil, mas logo passaremos por este período tumultuado, esta semana vamos ver o que é um texto de opinião.
Qualquer dúvida falem comigo pelo whatts no particular, não se acanhem, sei que não nos conhecemos pessoalmente, mas estou à disposição para o que precisarem.
Fiquem bem.
e-mail para a devolução das atividades: portuguesra@gmail.com
data da entrega: até 16/09/2020
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves |
|
Professor: Márcia Ito |
Disciplina: Língua Portuguesa e
Literatura |
Classes: 2MG e 2MH (EJA) |
Data: 01.09 a 16.09 |
Objetivo da aula: Compreensão e
interpretação de textos – gênero texto de opinião |
|
Habilidade da aula: EF89LP33A –
ler e interpretar de forma autônoma,
textos de gêneros variados – texto de opinião |
|
Conteúdo da aula: Interpretação do texto – Água |
|
E mail onde o aluno deverá
entregar a atividade: portuguesra@gmail.com |
ARTIGO
DE OPINIÃO
O artigo de opinião é um tipo de texto onde o
autor apresenta o seu ponto de vista sobre determinado tema, e, por isso recebe
esse nome.
A argumentação é o principal recurso retórico
utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e
persuadir o leitor sobre uma assunto.
Geralmente os artigos de opinião são
veiculados nos meios de comunicação de massa como: tv, rádio, jornais,
revistas, blogs, sites da internet, abordando temas da atualidade e temas
polêmicos, como corrupção, convivência social, respeito, política, racismo,
enfim tantos outros.
EXERCÍCIOS
Interpretação do texto sobre a Água
TEXTO DE OPINIÃO- UMA ANÁLISE
Complete com as palavras do quadro abaixo o
texto:
Então –
por outro lado – pois – que isso – nem todos –mas – porque – nossa opinião
–logo –nem todos. |
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito
à quantidade e à qualidade de suas águas, ______________, se não fizermos boas
campanhas educativas para a população, _______________ perderemos esse
privilégio.
Em__________________, já manifestada em artigos anteriores,as campanhas são
necessárias _________________ muitas pessoas desperdiçam água lavando calçadas
diariamente, não consertando torneiras que vazam e passando muito tempo nos
chuveiros.
___________________ são favoráveis às campanhas educativas. Para alguns
economistas, a solução é aumentar o preço da água.
Pensamos _________________seria um verdadeiro absurdo, ______________ o preço
da água brasileira é um dos mais altos do mundo! ___________________, mesmo
pagando caro, os brasileiros continuam desperdiçando água.
Todos sabemos que seria impossível viver sem água. ________________, a solução
melhor é fazer campanhas educativas que ajudem a conscientizar a população,
mostrando a todos que a água é um recurso que pode se esgotar com o mau uso.
(adaptado de Antonio Ermino de Moraes: Depois da água, por que não o ar?
Folha de São Paulo: Opinião- 24/03/02)
1. 1-Qual é o tema do artigo de opinião?
2. 2- Qual foi a posição do autor em relação ao tema do
artigo?
3. 3- Como
ele justificou sua opinião?
4. 4- Qual
é outro argumento que aparece no artigo?
5. 5- O
autor é favorável a esse argumento? Justifique sua resposta.
6. 6- Como
o autor conclui seu texto?
7. 7- Escolha
um dos temas abaixo e defenda a sua opinião sobre o assunto.
- Quanto mais cara a água, mais a população economizará.
- Não se pode deixar de lavar calçadas e automóveis, é um caso de higiene.
- Não devo me preocupar com a água.
- É preciso alertar a população para o risco de não haver mais água no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário