Plano
de aula não presencial EE
Rodrigues Alves |
|
Professor: Cláudio |
Disciplina: Eletiva – Geografia da Música |
Classes: 8º B |
Data: 08 a 11 de setembro |
Objetivo da aula: Compreender as origens e a evolução do
samba. |
|
Habilidade da aula: Apreciar obras musicais variadas,
reconhecendo suas principais características |
|
Conteúdo da aula: Origem do Samba
|
|
Roteiro da atividade: Leia o texto com atenção e responda: qual a origem histórica do samba
e a sua importância para a cultura brasileira? |
|
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das
atividades: Vídeos complementares na página do facebook Virtua professor
Claudio - @claudioteacher |
|
Data da entrega: 14 de setembro |
|
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br |
Origem do Samba
A origem do samba está
associada à mistura de elementos musicais herdados da África e da Europa que se
deu na cidade do Rio de Janeiro no século XIX.
O samba é
considerado por muitos críticos de música popular, artistas, historiadores e
cientistas sociais como o mais original dos gêneros musicais brasileiros ou o
gênero musical tipicamente brasileiro. A despeito da centralidade ou não do
samba como gênero musical nacional, sua origem (ou a
história de sua origem) nos traz o registro de uma imensa mistura de ritmos e
tradições que atravessam a história do país.
O samba originou-se dos antigos
batuques trazidos pelos africanos que vieram como escravos para o Brasil. Esses
batuques estavam geralmente associados a elementos religiosos que instituíam
entre os negros uma espécie de comunicação ritual através da música e da dança,
da percussão e dos movimentos do corpo. Os ritmos do batuque aos poucos foram
incorporando elementos de outros tipos de música, sobretudo no cenário do Rio
de Janeiro do século XIX. A partir do século XIX, a cidade do Rio de Janeiro,
que se tornara a capital do Império, também passou a comportar uma leva de
negros vindos de outras regiões do país, sobretudo da Bahia. Foi nesse contexto
que nasceram os aglomerados em torno das religiões iorubás na região central da
cidade, principalmente na região da Praça Onze, onde atuavam mães e pais de
santo. Foi nessa ambiência que as primeiras rodas de samba apareceram,
misturando-se os elementos do batuque africano com a polca e o maxixe. A
palavra samba remete, propriamente, à
diversão e à festa. Porém, como o tempo, ela passou a significar a batalha
entre especialistas no gênero, a batalha entre quem improvisava melhor os
versos na roda de samba. Um dos seguimentos do samba carioca, o partido alto, caracterizou-se
por isso. Como disse o pesquisador Marco Alvito em referência à história da
palavra:
“Um das possíveis origens, segundo
Nei Lopes, seria a etnia quioco, na qual samba significa
cabriolar, brincar, divertir-se como cabrito. Há quem diga que vem do
banto semba, como o significado de umbigo ou
coração. Parecia aplicar-se a danças nupciais de Angola caracterizadas pela
umbigada, em uma espécie de ritual de fertilidade. Na Bahia surge a
modalidade samba de roda, em que homens
tocam e só as mulheres dançam, uma de cada vez. Há outras versões, menos
rígidas, em que um casal ocupa o centro da roda. (ALVITO, Marcos. Samba. In: Revista de
história da Biblioteca Nacional. Ano 9. nº 97. Outubro, 2013. p 80). ”
Como referido, esse samba de roda
determinou a essência do samba tipicamente carioca, isto é, seu caráter
coletivo, com versos de improviso e refrões cantados em grupo. Na virada do século
XIX para o século XX, o samba foi se afirmando como gênero musical popular
dominante nos subúrbios e, depois, nos morros cariocas. Dois sambistas ficaram
muito conhecidos nesse contexto: João da Baiana (1887-1974), filho da baiana
Tia Perciliana, de Santo Amaro de Purificação, que gravou o samba “Batuque na
cozinha”, e Donga (Joaquim Maria dos Santos) (1890-1974), que registrou, em 27
de novembro de 1916, aquele que ficou conhecido como o primeiro samba
registrado em gravadoras: “Pelo telefone”. A partir dos anos 1930, o samba
ganhou grande espaço na indústria fonográfica e foi usado pela política
ditatorial de Getúlio Vargas na época do Estado Novo. Um dos grandes estudiosos
das raízes do samba também era sambista e figurou entre os nomes que se alastraram
no Rio de Janeiro nos anos 1930. Seu apelido era “Almirante”, seu nome era
Henrique Foreis Domingues (1908 - 1980), que depois se tornou radialista.
Almirante integrou o grupo “Bando dos Tangarás” junto a Noel Rosa na Vila
Isabel. Sua obra No tempo de Noel Rosa busca por elementos
folclóricos do samba urbano desenvolvido no Rio e relaciona esse gênero com as
várias influências de outros ritmos musicais de várias partes do Brasil. Nomes
como Wilson Batista, Noel Rosa, Cartola e Nelson Cavaquinho também se tornaram
referência desse período.
Por Me. Cláudio Fernandes
Atividade
Leia o texto com
atenção e responda: qual a origem histórica do samba e a sua importância para a
cultura brasileira?
Nenhum comentário:
Postar um comentário