Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Planejamento 3º bimestre
Nome da Disciplina Geografia
Nome do professor Cláudio
classes 8 A/ 8B
03/08 a16/10

Quando serão postadas as atividades?
Todas as atividades serão postadas até sexta-feira da semana anterior à sua execução.

Quais serão nossos meios de interação?

Blog – https:// vocenara.blogspot.com/?m+1
Material complementar página Facebook Virtua professor Claudio - @claudioteacher (Página disponibilizada em qualquer horário do dia)
Aulas do Centro de Mídias de SP (Horário determinado pela Secretaria da Educação)


Como esta interação deve acontecer?


Os alunos deverão ler os textos no blog da escola e acessar as video aulas publicadas na respectiva página do Facebook pois elas são complementares aos textos publicados (Tenho notado que poucos alunos tem acessado a página nas ultimas semanas).

Como devo enviar minhas atividades?


As atividades deverão ser enviadas para o meu e-mail institucional claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br
Deverão ser entregues na data indicada no plano de aula. Se ocorrer atraso da entrega, favor justificar no respectivo e-mail.

Como será o critério de avaliação?


Todas as atividades terão igual valor (1 ponto). Portanto a avaliação será somativa. O restante da nota será composta pela participação e empenho do aluno.

Informações adicionais ao aluno


Os alunos deverão ler todos os textos publicados com muita atenção e assistir todas as aulas da página do Facebook. Poderão fazer comentários e perguntas na página. Sempre que possível, pesquisar na internet os assuntos da semana para enriquecer o conhecimento.
Bom bimestre para todos vocês!


Reflexão

Não desista dos seus sonhos, pois és um guerreiro com tantas lutas e superação, que não é justo olhar para trás agora;
Seja insuperável e inigualável para os olhos de quem não esta do teu lado;
Desvie de obstáculos intensificando sua determinação, seja um guerreiro corajoso, seja um guerreiro valoroso;
E quando você se vê sem saída, acredite nas esperanças que rodeiam suas certezas;


Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
Professor: Cláudio
Disciplina: Geografia
Classes: 8º s A/B
Data: 03 a 07 de agosto
Objetivo da aula: Analisar os fluxos populacionais e as migrações levando em consideração a realidade de diferentes países.
Habilidade da aula:  
EF08GE26*) Analisar a dinâmica populacional e relacionar com as transformações tecnológicas, indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, de países distintos, em diferentes regiões do mundo.

Conteúdo da aula: Fluxos populacionais, migrações internacionais

 


Roteiro da atividade:
A partir da leitura do texto explique o porquê de os fluxos populacionais ocorrerem por atração ou repulsão.
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: Se possível, pesquisar mais sobre o assunto na internet.
Vídeos complementares na página do facebook Virtua professor Claudio - @claudioteacher
Data da entrega:10 de agosto
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:
claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br


Fluxos populacionais, migrações internacionais


Os fluxos populacionais foram incrementados a partir do desenvolvimento do sistema de transporte (Rodoviário, hidroviário, ferroviário e aéreo) e das telecomunicações, que ofereceram maior mobilidade às pessoas em todo mundo. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), aproximadamente 175 milhões de pessoas vivem fora do país de origem.
Os fluxos populacionais entre países são denominados de migrações internacionais, essas podem ocorrer por atração ou por repulsão, a primeira geralmente acontece quando as pessoas vivem em países nos quais não há boas condições de vida e de trabalho, são atraídas rumo a países desenvolvidos, como Estados Unidos, países da Europa desenvolvida e Japão, a segunda são migrações onde o indivíduo deixa seu país devido a problemas políticos, perseguições, guerras, entre outros.
A maioria das migrações internacionais ocorre pela busca de trabalho, as principais correntes migratórias emergem de Latino-Americanos, Africanos e Asiáticos em direção aos EUA, Europa e Japão. Os trabalhadores migrantes enviam dinheiro para sua terra natal, algumas estimativas revelam que eles movimentam anualmente cerca de 58 bilhões de dólares, o Brasil, por exemplo, recebe anualmente cerca de 2,8 bilhões de dólares enviados por brasileiros que vivem no exterior.
Os brasileiros por vários motivos saem do país, o movimento de saída do país é chamado de emigração, o de entrada de estrangeiro é denominado de imigração. O que levam os brasileiros a sair do país rumo a outro, são as sucessivas crises econômicas, hoje existem cerca de 2 milhões de brasileiros vivendo no exterior de forma clandestina.
Outra modalidade de migração internacional é a de fluxo de refugiados, indivíduos que sofrem perseguições de ordem política, religiosa ou étnica. Na década de 1970, havia cerca de 2,5 milhões de refugiados, hoje esse número chega aos 25 milhões, decorrentes de acontecimentos geopolíticos como: o fim do socialismo, a diminuição de ajudas financeiras e humanitárias e principalmente pela expansão do fundamentalismo Islâmico.
São considerados migrantes refugiados cerca de 25 milhões de pessoas, que foram obrigados a deixar seus lares devido a problemas ambientais, como desmatamento, desertificação, erosão dos solos e desastres químicos e nucleares.
As origens dos refugiados são as mais variadas, mas geralmente possuem algumas características, como origem de países subdesenvolvidos, no qual a renda per capita média está abaixo de 500 dólares e há alto índice de analfabetismo, governos ditatoriais que violam os direitos humanos de determinada parcela da população, na forma de perseguições políticas e torturas, extermínio étnico e discriminações religiosas e culturais.
Por fim, existe um fluxo, agora sem agravante, que é o turístico, que são motivados pela busca de lazer, cultura e religião, esse processo motiva a comercialização de viagens em grande escala a custos mais reduzidos (pacotes de viagens), mas esse tipo de fluxo é privilégio de uma restrita parcela da população mundial.
Os principais países que atraem turistas são Alemanha, Japão e EUA, o volume do faturamento decorrente a atividade é de aproximadamente 4,5 trilhões de dólares, gerando cerca de 200 milhões de empregos em todo o mundo.
Atividade
A partir da leitura do texto explique o porquê de os fluxos populacionais ocorrerem por atração ou repulsão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS