Planejamento 3º bimestre
Nome da Disciplina
Geografia
Nome do professor
Cláudio
classes 8 A/ 8B
03/08
a16/10
|
|
Quando serão postadas as atividades?
|
Todas as
atividades serão postadas até sexta-feira da semana anterior à sua execução.
|
Quais serão nossos meios de interação?
|
Blog
– https:// vocenara.blogspot.com/?m+1
Material
complementar página Facebook Virtua professor Claudio - @claudioteacher
(Página disponibilizada em qualquer horário do dia)
Aulas do Centro de
Mídias de SP (Horário determinado pela Secretaria da Educação)
|
Como esta interação deve acontecer?
|
Os
alunos deverão ler os textos no blog da escola e acessar as video aulas
publicadas na respectiva página do Facebook pois elas são complementares aos
textos publicados (Tenho notado que poucos alunos tem acessado a página nas
ultimas semanas).
|
Como devo enviar minhas atividades?
|
As
atividades deverão ser enviadas para o meu e-mail institucional claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br
Deverão ser
entregues na data indicada no plano de aula. Se ocorrer atraso da entrega,
favor justificar no respectivo e-mail.
|
Como será o critério de avaliação?
|
Todas
as atividades terão igual valor (1 ponto). Portanto a avaliação será
somativa. O restante da nota será composta pela participação e empenho do
aluno.
|
Informações adicionais ao aluno
|
Os
alunos deverão ler todos os textos publicados com muita atenção e assistir
todas as aulas da página do Facebook. Poderão fazer comentários e perguntas
na página. Sempre que possível, pesquisar na internet os assuntos da semana
para enriquecer o conhecimento.
Bom
bimestre para todos vocês!
|
Reflexão
Não desista dos seus sonhos, pois és um guerreiro com tantas
lutas e superação, que não é justo olhar para trás agora;
Seja insuperável e inigualável para os olhos de quem não esta do teu lado;
Desvie de obstáculos intensificando sua determinação, seja um guerreiro corajoso, seja um guerreiro valoroso;
E quando você se vê sem saída, acredite nas esperanças que rodeiam suas certezas;
Seja insuperável e inigualável para os olhos de quem não esta do teu lado;
Desvie de obstáculos intensificando sua determinação, seja um guerreiro corajoso, seja um guerreiro valoroso;
E quando você se vê sem saída, acredite nas esperanças que rodeiam suas certezas;
Plano
de aula não presencial
EE
Rodrigues Alves
|
|
Professor: Cláudio
|
Disciplina: Geografia
|
Classes: 8º s A/B
|
Data: 03 a 07 de agosto
|
Objetivo da aula: Analisar os fluxos populacionais e as
migrações levando em consideração a realidade de diferentes países.
|
|
Habilidade da aula:
EF08GE26*)
Analisar a dinâmica populacional e relacionar com as transformações
tecnológicas, indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento
socioeconômico e ambiental, de países distintos, em diferentes regiões do
mundo.
|
|
Conteúdo da aula: Fluxos populacionais, migrações
internacionais
|
|
Roteiro da atividade:
A partir da leitura do texto explique o porquê
de os fluxos populacionais ocorrerem por atração ou repulsão.
|
|
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das
atividades: Se possível, pesquisar mais sobre o assunto na internet.
Vídeos complementares na página do facebook Virtua professor
Claudio - @claudioteacher
|
|
Data da entrega:10 de agosto
|
|
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:
claudiogoncalves@professor.educacao.sp.gov.br
|
Fluxos populacionais,
migrações internacionais
Os fluxos populacionais foram
incrementados a partir do desenvolvimento do sistema de transporte (Rodoviário,
hidroviário, ferroviário e aéreo) e das telecomunicações, que ofereceram maior
mobilidade às pessoas em todo mundo. Segundo a ONU (Organização das Nações
Unidas), aproximadamente 175 milhões de pessoas vivem fora do país de origem.
Os fluxos populacionais entre países
são denominados de migrações internacionais, essas podem ocorrer por atração ou
por repulsão, a primeira geralmente acontece quando as pessoas vivem em países
nos quais não há boas condições de vida e de trabalho, são atraídas rumo a
países desenvolvidos, como Estados Unidos, países da Europa desenvolvida e
Japão, a segunda são migrações onde o indivíduo deixa seu país devido a
problemas políticos, perseguições, guerras, entre outros.
A maioria das migrações
internacionais ocorre pela busca de trabalho, as principais correntes
migratórias emergem de Latino-Americanos, Africanos e Asiáticos em direção aos
EUA, Europa e Japão. Os trabalhadores migrantes enviam dinheiro para sua terra
natal, algumas estimativas revelam que eles movimentam anualmente cerca de 58
bilhões de dólares, o Brasil, por exemplo, recebe anualmente cerca de 2,8
bilhões de dólares enviados por brasileiros que vivem no exterior.
Os brasileiros por vários motivos
saem do país, o movimento de saída do país é chamado de emigração, o de entrada
de estrangeiro é denominado de imigração. O que levam os brasileiros a sair do
país rumo a outro, são as sucessivas crises econômicas, hoje existem cerca de 2
milhões de brasileiros vivendo no exterior de forma clandestina.
Outra modalidade de migração
internacional é a de fluxo de refugiados, indivíduos que sofrem perseguições de
ordem política, religiosa ou étnica. Na década de 1970, havia cerca de 2,5
milhões de refugiados, hoje esse número chega aos 25 milhões, decorrentes de
acontecimentos geopolíticos como: o fim do socialismo, a diminuição de ajudas
financeiras e humanitárias e principalmente pela expansão do fundamentalismo
Islâmico.
São considerados migrantes refugiados
cerca de 25 milhões de pessoas, que foram obrigados a deixar seus lares devido
a problemas ambientais, como desmatamento, desertificação, erosão dos solos e
desastres químicos e nucleares.
As origens dos refugiados são as mais
variadas, mas geralmente possuem algumas características, como origem de países
subdesenvolvidos, no qual a renda per capita média está abaixo de 500 dólares e
há alto índice de analfabetismo, governos ditatoriais que violam os direitos
humanos de determinada parcela da população, na forma de perseguições políticas
e torturas, extermínio étnico e discriminações religiosas e culturais.
Por fim, existe um fluxo, agora sem
agravante, que é o turístico, que são motivados pela busca de lazer, cultura e
religião, esse processo motiva a comercialização de viagens em grande escala a
custos mais reduzidos (pacotes de viagens), mas esse tipo de fluxo é privilégio
de uma restrita parcela da população mundial.
Os principais países que atraem
turistas são Alemanha, Japão e EUA, o volume do faturamento decorrente a
atividade é de aproximadamente 4,5 trilhões de dólares, gerando cerca de 200
milhões de empregos em todo o mundo.
Atividade
A partir da leitura do texto explique o porquê
de os fluxos populacionais ocorrerem por atração ou repulsão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário