Plano
de aula não presencial
EE
Rodrigues Alves
|
|
Professor: FABIANA DOMINGUES
|
Disciplina: ARTE
|
Classes: 8ºANO C
|
Data: 19 A 25 DE AGOSTO
|
Objetivo da aula: APRECIAR
O TEATRO COMO ATIVIDADE ARTÍSTICA E CULTURAL, RECONHECER FORMAS DE EXPRESSÕES
CORPORAIS, IDENTIFICAR OS ELEMENTOS QUE COMPÕE A ARTE TEATRAL DESDE SUA
ORIGEM.
|
|
Habilidade da aula: (EF08AR03) (EF08AR06)
(EF08AR24) (EF08AR25) (EF08AR28) (EF69AR31)
|
|
Conteúdo da aula: TEATRO
|
|
Roteiro da atividade:
CONTINUEM ASSISTINDO E DESENVOLVENDO AS ATIVIDADES DO CENTRO DE MÍDIAS.
E
PARTICIPANDO DAS ATIVIDADES DO BLOG.
Origem do teatro
A história do teatro teve início na Grécia
Antiga, em torno do século VI a.C.
Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao
deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade,
vinho e diversão.
Assim, o teatro surge nesse contexto e em
consequência dessas festas.
Teatro
na escola
O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante. Proporciona ao estudante o contato com a qualidade poética, linguística e musical. Permite que se desenvolva um senso estético mais apurado, que lhes ensine a diferenciar, valorizar e apreciar o belo, na arte e na vida. Há peças sobre feitos históricos, tanto brasileiros, quanto da história universal, abordando mitologia, epopeias medievais, temas bíblicos etc. O teatro como tema transversal potencializa o aprendizado de diversas matérias, pois a vivência lúdica faz com que o aluno se aproprie do tema vivenciado.
Surgimento
do teatro
O
teatro enquanto manifestação humana sempre esteve presente na história, pois
por meio dele o homem expressava sentimentos, contava histórias, e louvava
seus deuses.
Por
isso, ninguém sabe ao certo como e quando o teatro surgiu.
Provavelmente,
desde o tempo das cavernas, de tanto observar os animais, o homem acabou
conseguindo imitar esses bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa
caçada, por exemplo e depois, deve ter encenado essa caça para seus
companheiros para contar a eles como foi.
Está
certo que não era lá um grande espetáculo, mas já era teatro, chamado
de Teatro Primitivo.
Mas
o teatro como conhecemos hoje, chamado de Teatro Ocidental, começou
mesmo com os gregos!
O teatro na Grécia Antiga
As celebrações ao Deus Dionísio duravam vários
dias e ocorriam na época da colheita, como forma de agradecimento pelo
alimento e pelo vinho.
A participação dos cidadãos era intensa e havia
uma espécie de procissão, que levava o nome de "ditirambo". Depois
surgiu o "coro", um conjunto de pessoas que cantava e dançava
homenageando Dionísio.
Até que aparece Téspis,
uma figura de grande importância para o surgimento do teatro ocidental.
Segundo consta, esse homem participava de um desses rituais quando, em dado
momento, resolveu vestir uma máscara e dizer que ele era o próprio deus
Dionísio, iniciando assim um diálogo com o "coro".
A ousadia de tal atitude fez com que Téspis fosse
reconhecido como o "criador do teatro" e primeiro ator e produtor
teatral.
Mais tarde, essa linguagem artística foi
evoluindo e influenciou fortemente o teatro romano e outras culturas.
Do ponto de vista arquitetônico, a estrutura dos
primeiros teatros era parecida. As apresentações eram feitas ao ar livre, em
construções de formato semicirculares.
Havia um espaço para as representações, chamado
de orquestra. O lugar para acomodar o público era a arquibancada,
construída em encostas montanhosas, o que facilitava a acústica.
Já o palco era o local onde os atores
se preparavam para a apresentação e guardavam os figurinos e objetos
cenográficos.
O teatro na atualidade
Hoje em dia, essa maneira de se expressar
artisticamente possui características bastante diferentes daquelas que a
definiam nos primórdios.
A manifestação evoluiu ao longo da história,
passando a ser apresentada também em locais fechados, o que acabou por
restringir e elitizar seu público.
As formas de atuação se transformaram e o
objetivo dos espetáculos também, sendo possível encontrar várias vertentes
teatrais atualmente.
Elementos da linguagem teatral
Para
os teatros existir são necessários apenas 3 elementos básicos:
Personagem (ator)
Espaço (lugar)
Público (plateias)
Depois
disso, basta a Ação acontecer e temos teatro!
Mas
é claro que existem muitos outros elementos importantes que compõem o que
chamamos de Sintaxe Teatral.
São
elementos que deixam o espetáculo, seja o teatro seja a dança, ainda mais
interessante. Exemplos: a iluminação, o figurino, a maquiagem, o cenário etc.
Os
profissionais das artes cênicas
Existe
um responsável por cada um desses elementos.
O
que eles fazem?
DRAMATURGO: é quem escreve a
peça, o autor.
DIRETOR: responsável por conduzir
a encenação, os ensaios, dar diretrizes sobre a interpretação dos atores e a
concepção geral do espetáculo.
COREÓGRAFO: em um espetáculo de
dança é quem elabora, dirige e organiza a coreografia do espetáculo.
ATORES: encenam, interpretam os
personagens.
BAILARINOS ou
INTÉRPRETES: interpretam as coreografias
ILUMINADOR: elabora a composição
das luzes do espetáculo.
MÚSICOS: responsáveis pela música.
SONOPLASTA: responsável pelos
sons.
CENÓGRAFO: cria o cenário e os
objetos da cena.
FIGURINISTA: cria as roupas que
serão utilizadas pelos atores para compor a imagem do personagem
MAQUIADOR: cria a maquiagem dos
personagens.
FONTE: FALANDODEARTES.COM.BR
TODA A MATÉRIA
PESQUISEM E RESPONDAM:
1. Qual a diferença entre a linguagem
das artes cênicas e as demais?
2. Onde começou o teatro?
3. Quem foi o primeiro ator?
4. Como foi o desenvolvimento do teatro
ocidental?
5.Qual a origem da palavra drama?
6. O que é gênero dramático?
7. Qual o objetivo da tragédia?
8. Qual a diferença entre comédia e
tragédia?
9.Você já assistiu a um teatro? Sobre o
que a peça retratava? Qual gênero?
10.Desenhe e pinte o que você entende
por teatro.
|
|
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das
atividades:
DESENVOLVAM A ATIVIDADE NOS SEUS CADERNOS
OU EM FOLHAS SULFITES
|
|
Data da entrega:25/8/2020
|
|
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:
fabianax@prof.educacao.sp.gov.br
|
Total de visualizações de página
Páginas
quarta-feira, 12 de agosto de 2020
-ARTE-TEATRO- PROFESSORA FABIANA DOMINGUES- 8ºANO C-12/8/2020
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: MARTA REGINA ROCHA Disciplina: PORTUGUÊS ...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: MONICA TIBE B I Disciplina: Eletiva- Cul Turismo Classes: 8º e 9º ANOS Data...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: FABIANA X.R.DOMINGUES Disciplina: ARTE Classes: 9ºA...
-
-
PROJETO DE VIDA 9º ano - ENSINO FUNDAMENTAL Professora Amélia Natalina Constante Garcia - 2021 Responda em seu Diário de Bordo Questão 1 ...
-
-
PLANO DE AULA DE ARTE Estamos vivendo um período de aulas e ações diferentes das que conhecíamos. As aulas presenciais agora são substit...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: Cláudio Disciplina: Geografia ...
-
ATIVIDADE DE BIOLOGIA - 2° BIMESTRE 1°M A, B e C / 2°M A, B e C / 3°M A e B PROF. ALCIDES 1) Nossa casa, nosso lixo. Com...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: RENATO SAIFI Disciplina: SOCIOLOGI...
Nenhum comentário:
Postar um comentário