Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

9ºANOS- ARTE- PROFESSORA FABIANA DOMINGUES- 12/8/2020

Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
Professor: FABIANA DOMINGUES
Disciplina: ARTE
Classes: 9ºANOS A,B,C,D
Data: 19 a 25 de AGOSTO
Objetivo da aula:
Conhecer e interpretar as relações existentes entre propaganda e a arte
Trabalhar a criatividade
Entender o que é propaganda e publicidade e quais os meios de comunicação destes.
Analisar peças publicitarias existentes
Habilidade da aula: (EF09AR01) (EF09AR02) (EF09AR03) (EF09AR08) (EF69AR31) (EF69AR32)
Conteúdo da aula: Arte, publicidade e propaganda
Roteiro da atividade: ASSISTIR AS AULAS DO APLICATIVO CMSP E PARTICIPAR DAS ATIVIDADES.
PARTICIPAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES DO BLOG DA UNIDADE ESCOLAR.

 

A ARTE E A PUBLICIDADE SEMPRE ANDARAM ALI, LADO A LADO!

A Arte e a Publicidade sempre andaram ali, lado a lado!
Uma ideia apoiando a outra na intenção de instigar, seduzir, provocar e vender; seja um produto, serviço ou ideia.
Apesar de a grande maioria das peças serem produzidas tendo como base a fotografia e o design gráfico, praticamente todas as vertentes da arte estão inseridas na publicidade.
 arte traz ótimas referências para quem cria.
Trazemos neste artigo algumas campanhas famosas que ganharam prêmios e se utilizaram de peças famosas, de diversos períodos artísticos, para criar suas campanhas e lançar suas ideias.


As Sopas da Pop Art

Você sabia que em 1962 algumas latas de sopa foram as protagonistas de uma obra fundamental para o movimento da Pop Art, conquistando um merecido espaço no MoMa, o Museu de Arte Moderna de Nova York?
O que você vê na imagem acima são os 32 quadros que compõem a obra de arte intitulada Campbell’s Soup Cans (ou Latas de Sopa Campbell).
Feitas individualmente pelo artista norte-americano Andy Warhol, cada uma das pinturas representa uma variedade de sabor que a marca oferecia na época.



O Manto Vermelho -Tarsila do Amaral

O Manto Vermelho, autorretrato de Tarsila do Amaral, pintado pela própria após um jantar em homenagem a Santos Dumont, em Paris serviu de referência para esta campanha do Boticário.

 

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

A publicidade é a comunicação utilizada para anunciar produtos ou serviços com o objetivo de atrair compradores e usuários. Esta técnica está dentro dos 4Ps do marketing, e seu objetivo é principalmente comercial.
Através de textos e imagens, a publicidade promete aos consumidores que o uso dos produtos e serviços apresentados mudará suas vidas para melhor.

Técnicas utilizadas pela publicidade

A publicidade usa técnicas multimídia para promover produtos, serviços e ideias, sendo formatado para persuadir um público a desejar seus produtos.
Para isso, inclui uma série de atividades e técnicas que visam aumentar o conhecimento sobre o produto ou serviço e promover sua venda, como:
           Spots ou anúncios de TV;
          Publicidade em rádio;
           Anúncios impressos em jornais;
           Publicidade online;
           Publicidade externa (outdoors, cartazes em transporte público);
           Colocação dos produtos em programas, filmes e novelas;
           Publicidade no ponto de venda;
           Amostragem ou amostras de produtos;
          Atividades de marketing de guerrilha, como distribuição de panfletos.

O que é propaganda?

A propaganda abrange as ações que visam atrair seguidores ou influenciar a atitude das pessoas. Ela busca convencer o público a adotar uma determinada atitude ou a aderir a um grupo ou crença particular.

Técnicas utilizadas pela Propaganda

A propaganda é semelhante à publicidade, na medida em que emprega os mesmos formatos multimídia para espalhar sua mensagem.
No entanto, ao contrário da publicidade, a propaganda não tenta incentivar a venda de um produto ou serviço, ela é usada para mudar as atitudes do público em relação a uma determinada pessoa ou assunto.

publicidade e a propaganda são ferramentas promocionais, mas possuem propósitos diferentes. A publicidade é a comunicação utilizada para anunciar um produto ou serviço de uma empresa, para fins comerciais. Já a propaganda é utilizada para divulgar ideias, pensamentos e causas.

AS PRINCIPAIS MÍDIAS POPULARES GRÁFICAS:


CARTAZ

Cartaz (também chamado ou pôsteré um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar uma informação visual, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético.
OUTDOOR 

Um Outdoor é a designação de um meio publicitário exterior, sobretudo em placards modulares, disposto em locais de grande visibilidade, como à beira de rodovias ou nas empenas de edifícios nas cidades.

BANNER GIGANTE 

Um Banner gigante ou Poster Gigante é uma mídia bem semelhante ao cartaz ou outdoor, feito em material plástico, pode variar de tamanho de acordo com sua funcionalidade, é um meio bastante versátil, pode ser perdurado, preso por amarras ou pode ser criado justamente para ser afixado em um determinado local. 


FOLHETO


Um folhetopanfleto, ou folders é um meio de divulgação de uma  Idea ou marca feito de  papel  e de fácil manuseabilidade. Por seu baixo custo é muito utilizado para atingir grandes públicos em pouco tempo.

ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

O Anúncio é a forma mais comum de divulgação publicitária. Abrange vários tipos de veiculação publicitária em um determinado tipo de mídia visual.
Alguns anúncios criativos usam o espaço urbano e ambiente de circulação das pessoas para fazer divulgação das mensagens ou dos produtos.





AS PRINCIPAIS MÍDIAS POPULARES ÁUDIO-VISUAIS:

JINGLE

Jingle é uma mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade. É uma música feita exclusivamente para um produto ou empresa.

SPOT

Spot ou Vinheta é geralmente uma peça de áudio ou vídeo utilizada por emissoras de rádio ou TV para identificação da marca, canal, frequência. Pode ser falada ou cantada.

Fonte e imagens de: blogspot- aula de arte- professor Douglas
Abra – academia brasileira de arte


 



 NO CADERNO DE ARTE E DESENVOLVAM AS ATIVIDADES:

1-           O que é propaganda?

2-           Aonde encontramos as propagandas?

3-           O que vocês entendem por publicidade?

4-           Desenvolvam um cartaz divulgando os cuidados que devemos ter, para não contrair a covid 19.

5-           Criem um produto qualquer e façam a divulgação dele, através do desenho, pintura e frase de efeito, em folha sulfite. NÃO ESQUEÇAM DE DAR UM NOME A ESTE PRODUTO.

6-           Publicidade e propaganda são arte?

7-           0 quanto somos impactados pelas propagandas, publicidades e pelos produtos por elas oferecidos diariamente?
      
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:
DESENVOLVAM AS ATIVIDADES EM FOLHAS SULFITES OU NOS CADERNOS DE ARTE.

Data da entrega: 25 DE AGOSTO DE 2020

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:
fabianax@prof.educacao.sp.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS