Plano
de aula não presencial
EE
Rodrigues Alves
|
|
Professor: FABIANA DOMINGUES
|
Disciplina: ARTE
|
Classes: 9ºANOS A,B,C,D
|
Data: 19 a 25 de AGOSTO
|
Objetivo da aula:
Conhecer e interpretar as relações
existentes entre propaganda e a arte
Trabalhar a criatividade
Entender o que é propaganda e publicidade e
quais os meios de comunicação destes.
Analisar peças publicitarias existentes
|
|
Habilidade da aula: (EF09AR01) (EF09AR02)
(EF09AR03) (EF09AR08) (EF69AR31) (EF69AR32)
|
|
Conteúdo da aula: Arte, publicidade e
propaganda
|
|
Roteiro da
atividade: ASSISTIR AS AULAS DO APLICATIVO CMSP E
PARTICIPAR DAS ATIVIDADES.
PARTICIPAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES DO BLOG DA UNIDADE ESCOLAR.
A ARTE E A PUBLICIDADE SEMPRE ANDARAM ALI, LADO A
LADO!
A Arte e a Publicidade
sempre andaram ali, lado a lado!
Uma ideia apoiando a outra na intenção de instigar, seduzir, provocar e vender; seja um produto, serviço ou ideia. Apesar de a grande maioria das peças serem produzidas tendo como base a fotografia e o design gráfico, praticamente todas as vertentes da arte estão inseridas na publicidade.
arte traz
ótimas referências para quem cria.
Trazemos neste
artigo algumas campanhas famosas que ganharam prêmios e se utilizaram de
peças famosas, de diversos períodos artísticos, para criar suas campanhas e
lançar suas ideias.
As Sopas da Pop Art
Você sabia que em
1962 algumas latas de sopa foram as protagonistas de uma obra fundamental
para o movimento da Pop Art, conquistando um merecido espaço no MoMa, o Museu
de Arte Moderna de Nova York?
O que você vê na
imagem acima são os 32 quadros que compõem a obra de arte intitulada
Campbell’s Soup Cans (ou Latas de Sopa Campbell).
Feitas
individualmente pelo artista norte-americano Andy Warhol, cada uma das
pinturas representa uma variedade de sabor que a marca oferecia na época.
O Manto Vermelho -Tarsila do Amaral
O Manto Vermelho,
autorretrato de Tarsila do Amaral, pintado pela própria após um jantar em
homenagem a Santos Dumont, em Paris serviu de referência para esta campanha
do Boticário.
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
A publicidade é a comunicação utilizada
para anunciar produtos ou serviços com o objetivo de atrair compradores e
usuários. Esta técnica está dentro dos 4Ps do marketing, e seu objetivo é principalmente
comercial.
Através de textos e imagens, a
publicidade promete aos consumidores que o uso dos produtos e serviços
apresentados mudará suas vidas para melhor.
Técnicas utilizadas pela publicidade
A publicidade usa técnicas multimídia
para promover produtos, serviços e ideias, sendo formatado para persuadir um
público a desejar seus produtos.
Para isso, inclui uma série de
atividades e técnicas que visam aumentar o conhecimento sobre o produto ou
serviço e promover sua venda, como:
Spots ou anúncios de TV;
Publicidade em rádio;
Anúncios impressos em jornais;
Publicidade online;
Publicidade externa (outdoors, cartazes
em transporte público);
Colocação dos produtos em programas,
filmes e novelas;
Publicidade no ponto de venda;
Amostragem ou amostras de produtos;
Atividades de marketing de guerrilha,
como distribuição de panfletos.
O que é propaganda?
A propaganda abrange as ações que
visam atrair seguidores ou influenciar a atitude das pessoas. Ela busca
convencer o público a adotar uma determinada atitude ou a aderir a um grupo
ou crença particular.
Técnicas utilizadas pela Propaganda
A propaganda é semelhante à
publicidade, na medida em que emprega os mesmos formatos multimídia para
espalhar sua mensagem.
No entanto, ao contrário da publicidade,
a propaganda não tenta incentivar a venda de um produto ou serviço, ela é
usada para mudar as atitudes do público em relação a uma determinada pessoa
ou assunto.
A publicidade e a propaganda são
ferramentas promocionais, mas possuem propósitos diferentes. A publicidade é
a comunicação utilizada para anunciar um produto ou serviço de uma empresa,
para fins comerciais. Já a propaganda é utilizada para
divulgar ideias, pensamentos e causas.
AS PRINCIPAIS MÍDIAS POPULARES
GRÁFICAS:
CARTAZ
Cartaz (também chamado ou pôster) é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em
locais públicos. Sua função principal é a de divulgar uma informação visual,
mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético.
OUTDOOR
Um Outdoor é a designação de um meio publicitário
exterior, sobretudo em placards modulares, disposto em locais de grande
visibilidade, como à beira de rodovias ou nas empenas de edifícios nas
cidades.
BANNER
GIGANTE
Um Banner gigante ou Poster Gigante é
uma mídia bem semelhante ao cartaz ou outdoor, feito em material plástico,
pode variar de tamanho de acordo com sua funcionalidade, é um meio
bastante versátil, pode ser perdurado, preso por amarras ou pode ser criado
justamente para ser afixado em um determinado local.
FOLHETO
Um folheto, panfleto, ou folders é
um meio de divulgação de uma
Idea ou marca feito de papel e de fácil
manuseabilidade. Por seu baixo custo é muito utilizado para atingir grandes
públicos em pouco tempo.
ANÚNCIO
PUBLICITÁRIO
O Anúncio é
a forma mais comum de divulgação publicitária. Abrange vários tipos de
veiculação publicitária em um determinado tipo de mídia visual.
Alguns anúncios criativos usam o espaço urbano e
ambiente de circulação das pessoas para fazer divulgação das mensagens ou dos
produtos.
AS PRINCIPAIS
MÍDIAS POPULARES ÁUDIO-VISUAIS:
JINGLE
Jingle é uma mensagem publicitária musicada e elaborada com um
refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade. É
uma música feita exclusivamente para um produto ou empresa.
SPOT
Spot ou Vinheta é geralmente uma peça de áudio ou vídeo
utilizada por emissoras de rádio ou TV para identificação da marca, canal,
frequência. Pode ser falada ou cantada.
Fonte e imagens de: blogspot- aula de
arte- professor Douglas
Abra – academia brasileira de arte
1-
O que é propaganda?
2-
Aonde encontramos as propagandas?
3-
O que vocês entendem por publicidade?
4-
Desenvolvam um cartaz divulgando os cuidados que
devemos ter, para não contrair a covid 19.
5-
Criem um produto qualquer e façam a divulgação
dele, através do desenho, pintura e frase de efeito, em folha sulfite. NÃO
ESQUEÇAM DE DAR UM NOME A ESTE PRODUTO.
6-
Publicidade e propaganda são arte?
7-
0 quanto somos impactados pelas propagandas,
publicidades e pelos produtos por elas oferecidos diariamente?
|
|
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:
DESENVOLVAM AS ATIVIDADES EM FOLHAS
SULFITES OU NOS CADERNOS DE ARTE.
|
|
Data da entrega: 25 DE
AGOSTO DE 2020
|
|
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:
fabianax@prof.educacao.sp.gov.br
|
Total de visualizações de página
Páginas
quarta-feira, 12 de agosto de 2020
9ºANOS- ARTE- PROFESSORA FABIANA DOMINGUES- 12/8/2020
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: MARTA REGINA ROCHA Disciplina: PORTUGUÊS ...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: MONICA TIBE B I Disciplina: Eletiva- Cul Turismo Classes: 8º e 9º ANOS Data...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: FABIANA X.R.DOMINGUES Disciplina: ARTE Classes: 9ºA...
-
-
PROJETO DE VIDA 9º ano - ENSINO FUNDAMENTAL Professora Amélia Natalina Constante Garcia - 2021 Responda em seu Diário de Bordo Questão 1 ...
-
-
PLANO DE AULA DE ARTE Estamos vivendo um período de aulas e ações diferentes das que conhecíamos. As aulas presenciais agora são substit...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: Cláudio Disciplina: Geografia ...
-
ATIVIDADE DE BIOLOGIA - 2° BIMESTRE 1°M A, B e C / 2°M A, B e C / 3°M A e B PROF. ALCIDES 1) Nossa casa, nosso lixo. Com...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: RENATO SAIFI Disciplina: SOCIOLOGI...
Nenhum comentário:
Postar um comentário