Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
|
|
Professor: FABIANA X. R. DOMINGUES
|
Disciplina: ARTE
|
Classes: 9ºANOS A, B, C, D.
|
Data: 23 DE JUNHO A 3 DE JULHO DE 2020.
|
Objetivo da aula: ESTUDAR AS CARACTERÍSTICAS DA PINTURA EXPRESSIONISTA ABSTRATA
CONHECER ARTÍSTAS
QUE INICIARAM ESTA ESTÉTICA E A PERPETUARAM
PERCEBER A
INFLUÊNCIA DO EXPRESSIONISMO ABSTRATO NAS ARTES
|
|
Habilidade da aula: (EF09AR01)
(EF09AR02)(EF09AR06)
|
|
Conteúdo da aula : O EXPRESSIONISMO ABSTRATO
|
|
Roteiro da atividade:
Assistir
as aulas e fazer as atividades propostas no Centro de Mídias (app e tv);
Fazer
as atividades de complementação propostas no blog da escola;
O
EXPRESSIONISMO ABSTRATO
O Expressionismo Abstrato, também chamado de “Escola de
Nova York”, corresponde a um movimento de vanguarda artística. Ele surgiu nos
Estados Unidos, em Nova York, na década de 40.
Esse
movimento uniu aspectos da vanguarda expressionista alemã e da corrente
abstracionista criando dessa maneira, uma nova tendência de caráter simbólico
e expressivo.
Origem do Expressionismo Abstrato
O
expressionismo abstrato tem origem no período denominado de pós-guerra, (após
a segunda guerra mundial), numa época conturbada, de afirmação de valores.
O
expressionismo abstrato e a arte “verdadeiramente estadunidense” surgem para
oferecer um novo enfoque artístico-cultural, sobretudo, nos aspectos contra o
sistema formal da pintura.
O
expressionismo abstrato atingiu influência mundial, e, nesse momento, Nova
York passa a ser um dos mais importantes centros de arte do mundo, que até
então era a França (Paris).
O termo
“Expressionismo Abstrato” já tinha sido usado na década de 20 para identificar
pinturas do artista russo Wassily kandinsky (1866-1944).
Mais
tarde foi utilizado pelo escritor, filósofo e crítico estadunidense Harold
Rosemberg (1906-1978). O termo apareceu em seu artigo “Artistas americanos
do Action Painting”, publicado em 1952 no jornal “Art News”.
Foi
assim que muitos artistas dessa corrente inovadora romperam com a arte
tradicional de cavalete. Focaram na criação artística nas emoções e
expressões humanas, tal qual Jackson Pollock, um dos maiores
representantes do expressionismo abstrato norte-americano.
Pollock trabalhava com uma técnica
que ficou conhecida como “Action Painting” (Pintura de
Ação).
Ele
colocava imensas telas no chão e sem objetivo prévio e com movimentos bruscos
do pincel ou outros objetos (talheres, varas, areia etc.), a tinta era
lançada na tela privilegiando assim, a espontaneidade artística.
A partir
dessa relação corporal do artista com a pintura, essas obras gestualísticas
(arte performática) dependiam completamente dos movimentos e atuação do
autor.
Outro
estilo utilizado por alguns artistas dessa corrente, foi chamada de “Color Field Painting”
(Pintura do campo de cor).
Ao
contrário do “Action Painting”, ele privilegiava a
objetividade das cores nas telas, ao utilizar padrões geométricos mais
simples.
Um dos
maiores representantes desse estilo foi o pintor estadunidense, nascido na
Letônia, Mark Rothko.
As
principais características do expressionismo abstrato são:
Influência
do existencialismo e da psicanálise
Influência
das vanguardas artísticas europeias (surrealismo, cubismo e futurismo)
Rompimento
com a pintura tradicional
Liberdade
artística, subjetivismo, improvisação e espontaneidade
Subconsciente
e pintura automática
Uso de
formas geométricas, linhas e cores
Os
maiores representantes do movimento expressionista abstrato foram:
Arshile
Gorky (1904-1948): pintor armênio.
Jackson
Pollock (1912-1956): pintor estadunidense.
Mark
Rothko (1903-1970): pintor letão.
Adolph
Gottlieb (1903-1974): pintor e escultor estadunidense. Willem
de Kooning (1904-1997): pintor neerlandês.
Philip
Guston (1913-1980): pintor canadense.
Clifford
Still (1904-1980): pintor estadunidense.
fonte:
todamatéria
CHEGOU O MOMENTO DE CRIAR-
ATENÇÃO -Pollock trabalhava com uma técnica que ficou conhecida como “Action Painting”
(Pintura de Ação).
Ele colocava imensas telas no chão
e sem objetivo prévio e com movimentos bruscos do pincel ou outros objetos
(talheres, varas, areia etc.), a tinta era lançada na tela privilegiando assim,
a espontaneidade artística.
A partir dessa relação corporal do
artista com a pintura, essas obras gestualísticas (arte performática)
dependiam completamente dos movimentos e atuação do autor.
Atividades:
1-Criem 2 obras com a
técnica action painting, criada por Jackson Pollock. Essa
técnica consiste em gotejar a tinta sobre uma tela ou papel buscando no
movimento corporal o fator determinante para as formas resultantes.
2-COM LIBERDADE
TOTAL DE EXPRESSÃO E DE MATERIAIS, CRIEM UMA OBRA. SE PREOCUPANDO APENAS COM
O QUE VOCÊS ESTÃO SENTINDO E COM O QUEREM TRANSMITIR. ESTAS OBRAS SERÃO
EXPOSTAS ASSIM QUE PUDERMOS VOLTAR A NOSSA “NORMALIDADE”.
3-Façam um resumo
do texto em seus cadernos.
LEMBRE-SE DE
TIRAREM FOTOS E ME ENVIAREM.
BOM TRABALHO!
|
|
Informações adicionais sobre a
elaboração e entrega das atividades: REALIZAR
AS ATIVIDADES EM FOLHAS SULFITES OU NO CADERNO. ENVIAR AS FOTOS DAS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO E-MAIL DA PROFESSORA ATÉ 3 DE JULHO
|
|
Data da entrega: 3 DE JULHO
|
|
E mail onde o aluno deverá
entregar a atividade:
fabianax@prof.educacao.sp.gov.br
|
Total de visualizações de página
Páginas
terça-feira, 23 de junho de 2020
PROFESSORA FABIANA-EXPRESSIONISMO ABSTRATO-ATIVIDADE 06
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: MARTA REGINA ROCHA Disciplina: PORTUGUÊS ...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: MONICA TIBE B I Disciplina: Eletiva- Cul Turismo Classes: 8º e 9º ANOS Data...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: FABIANA X.R.DOMINGUES Disciplina: ARTE Classes: 9ºA...
-
-
PROJETO DE VIDA 9º ano - ENSINO FUNDAMENTAL Professora Amélia Natalina Constante Garcia - 2021 Responda em seu Diário de Bordo Questão 1 ...
-
-
PLANO DE AULA DE ARTE Estamos vivendo um período de aulas e ações diferentes das que conhecíamos. As aulas presenciais agora são substit...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: Cláudio Disciplina: Geografia ...
-
ATIVIDADE DE BIOLOGIA - 2° BIMESTRE 1°M A, B e C / 2°M A, B e C / 3°M A e B PROF. ALCIDES 1) Nossa casa, nosso lixo. Com...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: RENATO SAIFI Disciplina: SOCIOLOGI...
Nenhum comentário:
Postar um comentário