Plano de aula não presencial 
EE Rodrigues Alves 
 | 
 |
Professor: FABIANA X. R. DOMINGUES 
 | 
  
Disciplina: ARTE 
 | 
 
Classes: 9ºANOS A, B, C, D. 
 | 
  
Data: 23 DE JUNHO A 3 DE JULHO DE 2020. 
 | 
 
Objetivo da aula: ESTUDAR AS CARACTERÍSTICAS DA PINTURA EXPRESSIONISTA ABSTRATA 
CONHECER ARTÍSTAS
  QUE INICIARAM ESTA ESTÉTICA E A PERPETUARAM 
PERCEBER A
  INFLUÊNCIA DO EXPRESSIONISMO ABSTRATO NAS ARTES 
 | 
 |
Habilidade da aula: (EF09AR01)
  (EF09AR02)(EF09AR06) 
 | 
 |
Conteúdo da aula : O EXPRESSIONISMO ABSTRATO 
 | 
 |
Roteiro da atividade:
   
Assistir
  as aulas e fazer as atividades propostas no Centro de Mídias (app e tv); 
Fazer
  as atividades de complementação propostas no blog da escola; 
O
  EXPRESSIONISMO ABSTRATO 
O Expressionismo Abstrato, também chamado de “Escola de
  Nova York”, corresponde a um movimento de vanguarda artística. Ele surgiu nos
  Estados Unidos, em Nova York, na década de 40. 
Esse
  movimento uniu aspectos da vanguarda expressionista alemã e da corrente
  abstracionista criando dessa maneira, uma nova tendência de caráter simbólico
  e expressivo. 
Origem do Expressionismo Abstrato 
O
  expressionismo abstrato tem origem no período denominado de pós-guerra, (após
  a segunda guerra mundial), numa época conturbada, de afirmação de valores. 
O
  expressionismo abstrato e a arte “verdadeiramente estadunidense” surgem para
  oferecer um novo enfoque artístico-cultural, sobretudo, nos aspectos contra o
  sistema formal da pintura. 
O
  expressionismo abstrato atingiu influência mundial, e, nesse momento, Nova
  York passa a ser um dos mais importantes centros de arte do mundo, que até
  então era a França (Paris). 
O termo
  “Expressionismo Abstrato” já tinha sido usado na década de 20 para identificar
  pinturas do artista russo Wassily kandinsky (1866-1944). 
Mais
  tarde foi utilizado pelo escritor, filósofo e crítico estadunidense Harold
  Rosemberg (1906-1978). O termo apareceu em seu artigo “Artistas americanos
  do Action Painting”, publicado em 1952 no jornal “Art News”. 
Foi
  assim que muitos artistas dessa corrente inovadora romperam com a arte
  tradicional de cavalete. Focaram na criação artística nas emoções e
  expressões humanas, tal qual Jackson Pollock, um dos maiores
  representantes do expressionismo abstrato norte-americano. 
Pollock trabalhava com uma técnica
  que ficou conhecida como “Action Painting” (Pintura de
  Ação). 
Ele
  colocava imensas telas no chão e sem objetivo prévio e com movimentos bruscos
  do pincel ou outros objetos (talheres, varas, areia etc.), a tinta era
  lançada na tela privilegiando assim, a espontaneidade artística. 
A partir
  dessa relação corporal do artista com a pintura, essas obras gestualísticas
  (arte performática) dependiam completamente dos movimentos e atuação do
  autor. 
Outro
  estilo utilizado por alguns artistas dessa corrente, foi chamada de “Color Field Painting”
  (Pintura do campo de cor). 
Ao
  contrário do “Action Painting”, ele privilegiava a
  objetividade das cores nas telas, ao utilizar padrões geométricos mais
  simples. 
Um dos
  maiores representantes desse estilo foi o pintor estadunidense, nascido na
  Letônia, Mark Rothko. 
As
  principais características do expressionismo abstrato são: 
         Influência
  do existencialismo e da psicanálise 
          Influência
  das vanguardas artísticas europeias (surrealismo, cubismo e futurismo) 
         Rompimento
  com a pintura tradicional 
          Liberdade
  artística, subjetivismo, improvisação e espontaneidade 
         Subconsciente
  e pintura automática 
          Uso de
  formas geométricas, linhas e cores 
Os
  maiores representantes do movimento expressionista abstrato foram: 
         Arshile
  Gorky (1904-1948): pintor armênio. 
          Jackson
  Pollock (1912-1956): pintor estadunidense. 
         Mark
  Rothko (1903-1970): pintor letão. 
         Adolph
  Gottlieb (1903-1974): pintor e escultor estadunidense.         Willem
  de Kooning (1904-1997): pintor neerlandês. 
         Philip
  Guston (1913-1980): pintor canadense. 
         Clifford
  Still (1904-1980): pintor estadunidense. 
          fonte:
  todamatéria 
CHEGOU O MOMENTO DE CRIAR- 
ATENÇÃO -Pollock trabalhava com uma técnica que ficou conhecida como “Action Painting”
  (Pintura de Ação). 
Ele colocava imensas telas no chão
  e sem objetivo prévio e com movimentos bruscos do pincel ou outros objetos
  (talheres, varas, areia etc.), a tinta era lançada na tela privilegiando assim,
  a espontaneidade artística. 
A partir dessa relação corporal do
  artista com a pintura, essas obras gestualísticas (arte performática)
  dependiam completamente dos movimentos e atuação do autor. 
Atividades: 
1-Criem 2 obras com a
  técnica action painting, criada por Jackson Pollock. Essa
  técnica consiste em gotejar a tinta sobre uma tela ou papel buscando no
  movimento corporal o fator determinante para as formas resultantes. 
2-COM LIBERDADE
  TOTAL DE EXPRESSÃO E DE MATERIAIS, CRIEM UMA OBRA. SE PREOCUPANDO APENAS COM
  O QUE VOCÊS ESTÃO SENTINDO E COM O QUEREM TRANSMITIR. ESTAS OBRAS SERÃO
  EXPOSTAS ASSIM QUE PUDERMOS VOLTAR A NOSSA “NORMALIDADE”. 
3-Façam um resumo
  do texto em seus cadernos. 
LEMBRE-SE DE
  TIRAREM FOTOS E ME ENVIAREM. 
BOM TRABALHO! 
 | 
 |
Informações adicionais sobre a
  elaboração e entrega das atividades: REALIZAR
  AS ATIVIDADES EM FOLHAS SULFITES OU NO CADERNO. ENVIAR AS FOTOS DAS
  ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO E-MAIL DA PROFESSORA ATÉ 3 DE JULHO 
 | 
 |
Data da entrega: 3 DE JULHO 
 | 
 |
E mail onde o aluno deverá
  entregar a atividade: 
fabianax@prof.educacao.sp.gov.br 
 | 
 |
Total de visualizações de página
Páginas
terça-feira, 23 de junho de 2020
PROFESSORA FABIANA-EXPRESSIONISMO ABSTRATO-ATIVIDADE 06
Assinar:
Postar comentários (Atom)
- 
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: MARTA REGINA ROCHA Disciplina: PORTUGUÊS ...
 - 
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: MONICA TIBE B I Disciplina: Eletiva- Cul Turismo Classes: 8º e 9º ANOS Data...
 - 
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: FABIANA X.R.DOMINGUES Disciplina: ARTE Classes: 9ºA...
 - 
PROJETO DE VIDA 9º ano - ENSINO FUNDAMENTAL Professora Amélia Natalina Constante Garcia - 2021 Responda em seu Diário de Bordo Questão 1 ...
 - 
 - 
PLANO DE AULA DE ARTE Estamos vivendo um período de aulas e ações diferentes das que conhecíamos. As aulas presenciais agora são substit...
 - 
 - 
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: Cláudio Disciplina: Geografia ...
 - 
ATIVIDADE DE BIOLOGIA - 2° BIMESTRE 1°M A, B e C / 2°M A, B e C / 3°M A e B PROF. ALCIDES 1) Nossa casa, nosso lixo. Com...
 - 
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: RENATO SAIFI Disciplina: SOCIOLOGI...
 




Nenhum comentário:
Postar um comentário