Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
|
|||
Professor: FABIANA X. R. DOMINGUES
|
Disciplina: ARTE
|
||
Classes: : 8ºANO C
|
Data: 23 DE JUNHO A 3 DE JULHO
|
||
Objetivo da aula: Comunicar e
expressar e interpretar pela música Apreciar música
Compreender a
linguagem musical
|
|||
Habilidade da aula: (EF08AR16)
(EF08AR20) (EF69AR32) (EF69AR35)
|
|||
Conteúdo da aula: MÚSICA
|
|||
Roteiro
da atividade: - Assistir as aulas e fazer as atividades propostas no Centro de Mídias (app e tv); - Fazer as atividades de complementação propostas no blog da escola; Origem da música Música é a arte dos sons. Mas...som e música são a mesma coisa? Não. O som é a matéria prima da música. Não existe música sem som, mas existe som sem música. Afinal, nem todo som é música. Confuso? Então vamos por partes: O que é o som? Vimos em sala de aula que o som é uma onda mecânica. Ele precisa de uma matéria física, um corpo elástico que, ao vibrar irá produzir a onda sonora. Essa onda viaja através do ar até um receptor, que pode ser o nosso ouvido, por exemplo, e, por fim, é decodificada pelo nosso cérebro. propriedades do som O som possui qualidades. Algumas delas são: altura, intensidade e duração. A altura: É a frequência do som. Essa frequência é medida em hertz (Hz). Quanto maior a frequência do som (Alta frequência) mais agudo ele será. Quanto menor a frequência (Baixa frequência) mais grave será. Curiosidade: O ouvido humano não consegue captar todas as frequências, mas alguns animais sim. Muitos se comunicam através de infrassons (baixíssima frequência). É o caso dos golfinhos e elefantes. Já os ultrassons (altíssima frequência) são perceptíveis pela vibração do corpo, É o caso da ultrassonografia realizada em gestantes, por exemplo, que detecta as ondas sonoras no tecido humano e as traduz em imagem, revelando o bebê ainda no ventre. A intensidade: É o volume do som. É quando dizemos que o som está muito "alto" ou muito "baixo". Por isso muitos confundem intensidade com altura! Na verdade, queremos dizer que o som está muito forte ("alto) ou muito fraco ("baixo"). Como um som muito forte ou um som muito fraco pode ser bem desagradável, o ideal é o som médio, nem forte nem fraco. A duração: É o tempo que o som permanece audível. Imagine uma frase musical, de qualquer música. Vou dar o exemplo simples do "Parabéns pra você", que todo mundo conhece. Quando cantamos essa canção em alguns trechos demoramos mais tempo do que em outros. Cante: Pa- ra -béns- pra- vo -cê Nes-sa da-ta que-ri-da Nas sílabas em destaque você não demorou um pouco mais do que nas outras? Pois bem, isso é a duração do som. Bom, além da altura, da intensidade e da duração, um som também pode ser identificado pelo seu timbre. O timbre é a qualidade do som. É o que dá vida ao som, por isso também é chamado de "a cor do som". Em outras palavras, é graças ao timbre que identificamos quem está falando do outro lado da linha quando estamos ao telefone. Isso porque cada pessoa tem um timbre de voz diferente de outra pessoa. E aqueles homens que imitam a voz de outras pessoas? Esses artistas alteram a posição de suas cordas vocais modificando por um breve momento a sua vibração e, assim, o timbre da onda que vai ser produzida (o som). Mas o timbre não se aplica apenas a voz humana, que por sinal é um instrumento musical. O timbre se aplica a vários outros instrumentos. Por exemplo, eu poderia tocar a nota DÓ em um violão e a mesma nota em um violino. A nota musical é a mesma, portanto o som deverá ser o mesmo - o som da nota DÓ. Mas percebemos que no violão o som dessa nota soa mais grave enquanto no violino soa mais agudo. Por quê? Por causa do timbre. É ele que diferencia os instrumentos musicais. O que é música? A música é o resultado da disposição harmoniosa de diferentes sons tocados ou cantados ao mesmo tempo. Para a música existir é preciso ter som! Mas não qualquer som. Ele precisa ser agradável aos nossos ouvidos. É por isso que dizemos que a música só existe quando há melodia, ritmo e harmonia (depois falaremos mais sobre esses elementos básicos da música). Qual a diferença entre o som e a música? Vimos que o som é só uma onda, Qualquer coisa, animal ou pessoa pode produzir um som. A música vai muito além: Ela depende do componente da contemplação para existir, Em sala de aula eu dei o exemplo do sinal da escola. Ninguém para tudo que está fazendo para apreciar por longas horas aquele sinal chato e irritante, certo? Afinal, como o nome já diz, é apenas um sinal, um aviso. Mas quando gostamos de uma música queremos ouvi-la horas e horas. Repetimos, cantamos, dançamos, ela não sai da nossa cabeça, não é mesmo? Isso é apreciação. Só a música é capaz de fazer isso! Por que a música é imaterial e temporal? Imaterial porque ela não possui matéria física, você não pode tocá-la. E temporal porque a música acontece no tempo. No momento em que você aperta o play ela está acontecendo. Quando você aperta o pause, ela para simples assim. A música é um fenômeno universal! E qual a origem da música? Ninguém sabe! Não é possível determinar com exatidão quando e onde a música começou. Existem apenas indícios de que a dança, e como lógica a música, existem desde a pré-história. Mesmo assim, não sabemos como era aquela música por que não existem registros, gravações, vídeos etc. Afinal, no período da pré-história nem havia escrita! São apenas imagens e artefatos que mais indicam do que provam. Bem, embora não saibamos quando a música começou, graças às pinturas rupestres e artefatos pré-históricos podemos concluir que sua origem é bem remota! Qual a função da música na antiguidade? Passado o período da pré-história surgiram as grandes civilizações: Egito, Grécia, Roma etc. O homem passou a registrar por meio da arte, e agora também por meio da escrita, como era a música daquela época. Esses registros conseguiram chegar até os nossos dias e, mesmo que não perfeitamente, tornou-se possível entender como era a música na antiguidade. A música era usada, principalmente, em cerimônias e rituais religiosos. Gêneros musicais O termo "gênero" causa algumas inquietações nos estudiosos da música, mas mesmo assim ele vai ser usados aqui para designar uma das principais classificações que se faz das manifestações musicais, partindo, principalmente, da reflexão sobre quem faz a música, por que e para quem a faz. Música religiosa Refere-se a qualquer música que tenha como finalidade fazer uma oração a um ser divino, agradecer a ele, fazer-lhe um pedido ou louvá-lo, seja qual for a religião. Exemplos: músicas indígenas de reverência à Terra ou à Lua, o cantochão medieval da Igreja Católica, o oratório barroco, a música gospel, enfim, qualquer música com intenção religiosa. Música profana É toda música que não tem intenção religiosa: músicas para relaxar, dançar, ninar, brincar, guerrear, anunciar algo etc. Música tradicional ou étnica Consiste na música de raiz, feita pelo povo, normalmente com caráter ritual. É um tipo de música feita há séculos da mesma forma, tendo grande relação com a natureza. As músicas indígenas, africanas e de povos asiáticos são exemplos mais conhecidos desse gênero musical. Música folclórica (cultura popular) É uma música normalmente criada de forma coletiva e aceita pela comunidade. É transmitida pela tradição oral e normalmente não se sabe quem a compôs. É característica das regiões interioranas e litorâneas. São exemplos as cirandas e quadrilhas, o fandango, o frevo, a moda de viola, entre outras. Vale ressaltar que outros povos têm sua própria música folclórica. Música erudita É feita normalmente por pessoas que estudaram ou estudam música formalmente e que seguem ou rompem determinados padrões de composição. Normalmente as músicas eruditas relacionam-se a determinados períodos ou movimentos da música, como a música medieval, renascentista, barroca, clássica (do período classicismo), etc. Música popular música feita por um compositor conhecido e que normalmente alcança todas as camadas da sociedade. É característica dos centros urbanos e recebe certo apoio da mídia. Tem origem na música folclórica e corresponde a determinados períodos e movimentos dentro da história da música popular de cada país. O limite entre esse gênero e outro é tênue. Algumas vezes, por exemplo, a música popular pode influenciar a erudita ou folclórica e sofrer influências de outros gêneros. Música criada pela indústria cultural Refere-se à música feita para ser assimilada por muitas pessoas. Sua estrutura de composição é bastante simples e sua intenção é incentivar o consumo da população. Esse tipo de música permanece na moda por um curto período e é divulgado por todos os meios de comunicação. Fonte e direito: Linguagem da música (Isis Moura Tavares e Simone Cit) Ed. ibpex, 2008 Blog falando de arte Acessaber AUDIÇÃO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA: Mas é claro que o sol vai voltar amanhã Mais uma vez, eu sei Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã Espera que o sol já vem Tem gente que está do mesmo lado que você Mas deveria estar do lado de lá Tem gente que machuca os outros Tem gente que não sabe amar Tem gente enganando a gente Veja a nossa vida como está Mas eu sei que um dia a gente aprende Se você quiser alguém em quem confiar Confie em si mesmo Quem acredita sempre alcança Mas é claro que o sol vai voltar amanhã Mais uma vez, eu sei Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã Espera que o sol já vem Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena Acreditar no sonho que se tem Ou que seus planos nunca vão dar certo Ou que você nunca vai ser alguém Tem gente que machuca os outros Tem gente que não sabe amar Mas eu sei que um dia a gente aprende Se você quiser alguém em quem confiar Confie em si mesmo Quem acredita sempre alcança... Quem acredita sempre alcança... Quem acredita sempre alcança... Quem acredita sempre alcança... RESPONDAM: 1-Após analisar a letra da canção responda se a temática é positiva ou negativa, em seguida, explique por quê? 2- “Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém.... quem acredita sempre alcança!” Muito motivacional esse trecho da música, mas você concorda com essas afirmações? Justifique sua resposta. 3- "Se você quiser alguém em quem confiar. Confie em si mesmo... após fazer a leitura desse verso a que conclusão você chega? 4- "Mas é claro que o sol vai voltar amanhã..." "Espera que o sol já vem..." O que o sol representa nesses versos? Explique. 5- Observe o título da canção: “Mais uma vez”. Se você pudesse voltar ao passado o que gostaria de fazer mais uma vez? Comente . 6- É possível fazer uma reflexão com a leitura da canção. Você concorda com as afirmações feitas pelo eu lírico? Qual afirmação você concorda plenamente? Qual afirmação você discorda? 7-A música tem a estrutura de um poema. Ela é escrita de forma disponibilizada no meio da folha, possui rimas (geralmente), possui versos e estrofes. Quantos versos tem na letra da música? 8-Retire dois pares de rimas da canção. 9-Há estrofes na música? Quantas? 10-Será que “Quem acredita sempre alcança”? Comente? 11- DESENVOLVA UMA COMPOSIÇÃO ARTÍSTICA COM DESENHO, PINTURA E COLAGEM SOBRE A MÚSICA. |
|||
Informações adicionais sobre a
elaboração e entrega das atividades: DESENVOLVAM
AS ATIVIDADES EM FOLHAS SULTITES OU NOS CADERNOS. ENTREGUEM ATÉ O DIA 3 DE
JULHO. MANDEM AS FOTOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO E-MAIL DA PROFESSORA. |
|||
Data da entrega:3 DE JULHO DE 2020
|
|||
E mail onde o aluno deverá
entregar a atividade:
fabianax@prof.educacao.sp.gov.br
|
Total de visualizações de página
Páginas
terça-feira, 23 de junho de 2020
PROFESSORA FABIANAX.R.DOMINGUES-ATIVIDADE 06
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: MARTA REGINA ROCHA Disciplina: PORTUGUÊS ...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: MONICA TIBE B I Disciplina: Eletiva- Cul Turismo Classes: 8º e 9º ANOS Data...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: FABIANA X.R.DOMINGUES Disciplina: ARTE Classes: 9ºA...
-
-
PROJETO DE VIDA 9º ano - ENSINO FUNDAMENTAL Professora Amélia Natalina Constante Garcia - 2021 Responda em seu Diário de Bordo Questão 1 ...
-
-
PLANO DE AULA DE ARTE Estamos vivendo um período de aulas e ações diferentes das que conhecíamos. As aulas presenciais agora são substit...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: Cláudio Disciplina: Geografia ...
-
ATIVIDADE DE BIOLOGIA - 2° BIMESTRE 1°M A, B e C / 2°M A, B e C / 3°M A e B PROF. ALCIDES 1) Nossa casa, nosso lixo. Com...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: RENATO SAIFI Disciplina: SOCIOLOGI...
Nenhum comentário:
Postar um comentário