Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2020

PORTUGUÊS 08/06 a 12/06 - Nely

Oi, Alunos!
Boa noite!!

Desculpe-me por estar postando somente agora, pois costume fazer isso cedo... Tive, realmente, que resolver umas questões, mas está tudo bem!

Vamos então ao que interessa?
Estou gostando muito de receber as atividades de vocês. Incrível como a letra de vocês têm melhorado. Obrigada por estarem caprichando!

Nesta semana, falaremos sobre o significado das palavras. Já repararam que todas as palavras têm significado?
QUEM SERÁ QUE DEU TODOS ESSES SIGNIFICADOS PARA ELAS?
As coisas já têm o nome que têm antes mesmo que nós nascêssemos. Então, conforme fomos crescendo, nossos pais, tios, avós, irmãos mais velhos e outros mais foram nos ensinando como dizer o nome de cada coisa. Maluco isso, né? Todo mundo, TODO MUNDO mesmo tem que chamar as coisas pelos mesmos nomes dentro de uma língua ( no nosso caso, a língua portuguesa), pois se não chamarmos pelos mesmos nomes, não conseguimos nos comunicar!!
Dizemos que a língua já foi convencionada antes do nosso nascimento. E todos precisam aceitá-la, se não quiser ficar sem se comunicar, pois não posso chamar "cadeira" de "martelo" nem "livro" de "avião", pois daria a maior confusão!!!

Quando nós não conhecemos o significado de uma palavra, podemos consultar no Google ou podemos pesquisar num livro muito especial chamado DICIONÁRIO. Seria muito legal se vocês ou alguém da sua casa tivesse um nesse momento...
No dicionário, as palavras que queremos pesquisar são encontradas em ordem alfabética. É muito legal fazer esse exercício. Realmente, bem mais interessante do que fazer no Google, porque no dicionário, você se exercita a buscar a palavra na ordem alfabética, o que nos dá mais contato com a nossa língua.

Vou passar dois exercícios. Então, primeiro veja se você tem um dicionário em casa. Só pode procurar no Google, se não tiver, certo?

Ah! É para copiar esses dois exercícios no caderno. OK?
(Copie à caneta e responda à lápis, por favor.)

1. Procure no dicionário a palavra poliglota e responda:
    a. Qual o significado dessa palavra?
   b. Agora que você já viu no dicionário o que essa palavra significa, me responda: Você conhece alguém que é poliglota? Quem? Que idiomas essa pessoa fala?
   c. E agora você já pode usar esta palavra no seu dia a dia! Por isso, peço que escreva uma frase empregando a palavra poliglota.

Percebeu como o dicionário é útil? Pois NINGUÉM vai saber sempre o significado de todas as palavras de uma língua, não é mesmo?

2. Procure no dicionário o significado da própria palavra  dicionário.
   Depois que você ler com atenção significado da palavra dicionário, escreva com as suas próprias palavras o significado da palavra dicionário.


Bom, gente, mas agora tenho que dizer para vocês que nem no dicionário estão todos os significados das palavras de uma língua. E sabe por quê? Simplesmente, porque as palavras podem ganhar novos significados, diferentes dos significados que estão no dicionário.
Por exemplo: a palavra ponto.
Pois a palavra ponto pode significar tantos tipos de pontos: ponto de ônibus, ponto comercial, ponto final da frase, o ponto certo de uma comida, o ponto do bordado... Que mais?...
Dessa forma, como saber de que ponto se está falando?
Sabemos de que ponto se está falando pelo contexto da frase.

As palavras podem ganhar novos significados com o tempo.
Veja, por exemplo, o pepino.
Se eu falo: "O pepino está bem temperado.", você já percebe que eu estou falando de pepino como alimento.
Mas se falo: "Vich! Deu o maior pepino ontem!!", você já percebe que eu estou falando de pepino como problema.
É POR ISSO QUE É MUITO IMPORTANTE SABER O SIGNIFICADO DA PALAVRA DENTRO DA FRASE.

Vou passar o exercício 3 que tem tudo a ver com o que estou explicando para vocês:
3. Explique o significado da palavra meio em cada uma das frases abaixo:
    Obs.: Explique com as suas próprias palavras.
    a. Dividiu a corda ao meio.
    b. Estamos no meio do caminho.
    c. É aquele rapaz ali, no meio dos  outros dois!
    d. Não se deu bem no meio grã-fino.
    e. Não há meio de o convencer a mudar de opinião!
    f. Ele está meio aborrecido.
    g. Não teve acesso aos meios de comunicação.


Pessoal!
Um recadinho importante: os três exercícios precisam ser feitos no caderno.
Não precisam me enviar as fotos desses exercícios, porque pretendo vistá-los no nosso retorno. Ok?
Bom trabalho!!

Façam com atenção, cuidado e carinho. 
Qualquer dúvida:
nelizabete@prof.educacao.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS