Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2020

HISTÓRIA - 6º Anos A, B, C e D - Postagem 1 - 2º Bimestre



TEMA: O Povoamento da América

TEXTO DE APOIO (Livro Didático – Capítulo 3 – Págs. 44 a 61): O Povoamento da América – Povos e Sociedades

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
·         Situação de Aprendizagem 4 (Volume 1) - O Povoamento da América

OBJETOS DO CONHECIMENTO: As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.

HABILIDADES: EF6HI03A, EF6HI03B, EF6HI04, EF6HI05, EF6HI06

ROTEIRO DE ATIVIDADES:

- Cheque em seu caderno se você já fez atividades pedidas sobre ele na postagem de 20/03/20. Foram elas: a resolução das duas questões do quadro Para Começar – pág. 44, a cópia do quadro Mapeando Saberes – Pág. 59, a resolução das sete questões do quadro Atividades – pág. 60. Se você fez está tudo OK, se não fez faça o que foi pedido em seu caderno. NÃO É NECESSÁRIO ENVIAR FOTOS DESTA LIÇÃO. ELA SERÁ VISTADA EM NOSSO RETORNO.

- Rascunhe as respostas das atividades no CADERNO.
- Passe as respostas rascunhadas no caderno para uma FOLHA DE RESPOSTAS a caneta. Esta folha deve ser fotografada e enviada para o e-mail: historia.rodriguesalves@gmail.com ou postada no grupo de WhatsApp. Aqueles que tem computador também podem digitar as respostas e anexar o arquivo.

PRAZO PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES: até 15 dias – 22/06                

MATERIAL PARA REALIZAR AS TAREFAS

Atividade 1
VAMOS REFLETIR:
A) Quais são os meios de transporte que existem atualmente? Esses transportes sempre existiram e eram iguais aos de hoje?
B) Como será que os primeiros humanos se locomoviam?
C) Como você imagina que teria sido a chegada do homem ao continente americano?
D) Utilizando o seu conhecimento, registre o que são continentes e quais são os continentes da Terra.

Atividade 2
LEIA O TEXTO ABAIXO COM ATENÇÃO:
A) O texto apresenta quatro teorias para o povoamento da América. Levando em consideração o que você aprendeu lendo o Capítulo 3, do Livro Didático (retome a pág. 46 do livro), escolha e escreva quais são as duas hipóteses mais prováveis para o povoamento do nosso continente.
B) Pesquise na internet ou consulte o Livro Didático (retome a pág. 37 do livro) e trace no mapa abaixo as duas rotas que você escolheu. Com auxílio de um Atlas, escreva no mapa o nome dos oceanos e pinte e complete a legenda com os nomes dos continentes.




Atividade 3
LEIA O TEXTO QUE SEGUE E OBSERVE AS IMAGENS:


A) O texto aponta como uma das possíveis fontes materiais para reconstituir a História os Sambaquis. Pesquise na internet ou consulte o Livro Didático (retome as págs. 52 e 53 do livro) e responda: O que são Sambaquis?
B) Observando as imagens, aponte que tipos de fontes materiais estão retratadas nelas. Leia as legendas, elas ajudam na identificação.

Atividade 4
LEIA O TEXTO ABAIXO COM ATENÇÃO:



O texto fala de um dos nossos diversos sítios arqueológicos pré-históricos. Abaixo segue uma lista de nossos principais parques arqueológicos brasileiros.
 
Pesquise o mapa político do Brasil em um Atlas e pinte os estados brasileiros em que estão estes parques arqueológicos. Não esqueça de pintar e completar a legenda.


   


Atividade 5 e 7
LEIA O TEXTO QUE SEGUE E ASSITA AO VÍDEO: Luzia, a Primeira Brasileira – LINK:https://www.youtube.com/watch?v=6UpKiLLDWQs



A) Qual é o tema central do texto e do vídeo?
B) O que o vídeo mostra sobre a vida do homem pré-histórico brasileiro?
  
Atividade 6
LEIA O TEXTO QUE SEGUE:

A) Procure no caça-palavras os caracteres grifados no texto, que representam alguns aspectos da história dos primeiros humanos.
B) Depois de ler o texto e completar o caça palavras, escreva as características dos períodos Paleolítico e Neolítico na tabela comparativa abaixo:


PALEOLÍTICO
NEOLÍTICO
Registro das atividades diárias





Instrumentos de trabalho





Intervenção no meio ambiente








Atividade 8
LEIA A AFIRMAÇÃO ABAIXO E FAÇA O QUE SE PEDE:
 
A partir de seus conhecimentos sobre a vida do ser humano no Paleolítico e no Neolítico, preencha o mapa conceitual que segue abaixo, mostrando o que mudou na vida do homem a partir da invenção da Agricultura, isto é, da Revolução Agrícola.
 
Antes da REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
Depois da REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
PALEOLÍTICO
NEOLÍTICO
De onde provinha a alimentação



De onde provinha a alimentação
Onde se abrigavam
Onde se abrigavam




Trabalhos feitos pelos Homens




Trabalhos feitos pelos Homens
Trabalhos feitos pelas Mulheres
Trabalhos feitos pelas Mulheres





Nome:__________________________________________________ Nº:_____ Ano/Turma: _____

AVALIAÇÃO CONTÍNUA 1
2º Bimestre
Tema: O POVOAMENTO DA AMÉRICA – POVOS e SOCIEDADES

Atividade 1 – Questões introdutórias
RESPOSTAS:
A)__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B)__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C)__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
D)__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 2 – Questão/Mapa
RESPOSTAS:

A)______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) Imagem Mapa e Legenda prontos

Atividade 3 – Análise de Imagens
RESPOSTAS:
A)____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B)__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 4 - Mapa
RESPOSTA:
Imagem Mapa e Legenda prontos

Atividade 5 e 7 – Questão/ Análise de Vídeo
RESPOSTAS:
A)__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B)____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade 6 – Cruzadinha/Tabela Comparativa
RESPOSTAS:
A)Imagem Cruzadinha pronta
B)

PALEOLÍTICO
NEOLÍTICO
Registro das atividades diárias



Instrumentos de trabalho



Intervenção no meio ambiente




Atividade 8 – Mapa Mental
RESPOSTA:
Antes da REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
Depois da REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
PALEOLÍTICO
NEOLÍTICO
De onde provinha a alimentação



De onde provinha a alimentação
Onde se abrigavam
Onde se abrigavam




Trabalhos feitos pelos Homens




Trabalhos feitos pelos Homens
Trabalhos feitos pelas Mulheres
Trabalhos feitos pelas Mulheres




Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS