POSTAGEM DE 20/03/20
ATIVIDADES PARA VISTO
Visto 1
- Leitura
do Capítulo 2 – A HISTÓRIA ANTES DA ESCRITA – págs. 28 a 39
- Cópia (a
caneta) e resolução (a lápis) – NO CADERNO – das duas questões do quadro - Para
começar – pág. 20
- Cópia (a
caneta) – NO CADERNO – do quadro - Mapeando saberes – pág. 40
- Cópia (a
caneta) e resolução (a lápis) – NO CADERNO – das dez questões da seção Atividades
– pág. 41
ATIVIDADES
PARA ENTREGA - No
retorno das aulas, pelo e-mail: historia.rodriguesalves@gmail.com ou no grupo de WhatsApp
da sala
Avaliação
Contínua 1 – atividade
proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 34
Atividades para semana de
30/03 a 03/04
ATIVIDADES PARA VISTO
Visto 2
- Leitura
do Capítulo 3 – O POVOAMENTO DA AMÉRICA – págs. 44 a 58
- Cópia (a
caneta) e resolução (a lápis) – NO CADERNO – das duas questões do quadro - Para
começar – pág. 44
- Cópia (a
caneta) – NO CADERNO – do quadro - Mapeando saberes – pág. 59
- Cópia (a
caneta) e resolução (a lápis) – NO CADERNO – das sete questões da seção Atividades
– pág. 60
SUGESTÃO DE
VÍDEO – Vídeo exibido pelo programa Fantástico – Luzia, a primeira
Brasileira e Animação – Os Croods
ATIVIDADES PARA ENTREGA - No retorno das aulas, pelo e-mail: historia.rodriguesalves@gmail.com ou no grupo de WhatsApp
da sala
Avaliação
Contínua 2 – atividade
proposta no quadro –Vivendo no tempo – pág. 57.
Atividades semana de
06/04 a 09/04
Visto 3
- Leitura do
Capítulo 4 – A ANTIGA CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA – págs. 64 a 73
- Cópia (a
caneta) e resolução (a lápis) – NO CADERNO – das duas questões do quadro - Para
começar – pág. 64
- Cópia (a
caneta) – NO CADERNO – do quadro - Mapeando saberes – pág. 74
- Cópia (a
caneta) e resolução (a lápis) – NO CADERNO – das sete questões da seção Atividades
– pág. 75
SUGESTÃO DE
VÍDEO – Animação – Grandes Civilizações – Egito – parte 1 e parte 2
ATIVIDADES PARA ENTREGA – No retorno das aulas, pelo e-mail: historia.rodriguesalves@gmail.com ou no grupo de WhatsApp
da sala
Avaliação
Contínua 3 - atividade
proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 69
Atividade para semana de
13/04 a 17/04
Elaboração do TRABALHO BIMESTRAL
TEMA: A Pré-História
PROPOSTA: Montar três cenários
para a Pré-História – um para o Paleolítico, um para o Neolítico e um para a
Idade dos Metais e uma linha do tempo para armas e instrumentos
inventados e utilizados pela humanidade.
ESTE TRABALHO NÃO MAIS PRECISA SER REALIZADO PARA ENTREGA AGORA.
SERÁ REALIZADO QUANDO RETORNARMOS AS AULAS PRESENCIAIS.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
POSTAGEM
DE 15/05/20
Seguem abaixo as Avaliações Contínuas 4 e 5, retiradas da Apostila
volume 1, que podem ser entregues, da mesma forma que as avaliações 1, 2 e 3.
Crie uma linha do tempo
ilustrada da sua vida, conforme as instruções que se seguem:
INSTRUÇÕES PARA CRIAÇÃO DA
LINHA DO TEMPO DE SUA VIDA:
1º Utilize seu caderno de
desenho ou uma folha sulfite para a realização da atividade;
2º Inicie sua linha do tempo
na data de seu nascimento;
3º A última data que você
irá colocar em sua linha do tempo é a data de hoje;
4º Entre o dia de seu
nascimento até o dia de hoje, coloque o máximo de acontecimentos marcantes que
você conseguir se lembrar. Assim a sua linha do tempo ficará bastante completa.
OBS: Aqueles que queiram
podem acrescentar a linha do tempo pessoal fotos e desenhos
EXEMPLO:
Avaliação
Contínua 5
Pesquise
três tipos de calendário: o chinês, o muçulmano e o japonês. Registre com
imagens (recortadas ou desenhadas) estes calendários e, embaixo de cada um,
coloque uma breve descrição.
EXEMPLO:
CALENDÁRIO MAIA
O calendário maia é
um entre os diversos sistemas temporais utilizados pelos MAIAS, povo que viveu
na América Central antes da chegada dos conquistadores europeus. Ele tem início
em 11 de agosto de 3114 a.C., da mesma forma que o nosso começa no primeiro dia
do primeiro mês da era cristã, o qual marca o suposto momento em que Jesus
Cristo nasceu. Ele é organizado em unidades temporais crescentes. Cada 20 dias
completam o que corresponderia a um ‘mês’.
Os Maias viam o tempo como
uma sucessão de ciclos, os dos fenômenos naturais, os das concepções de
morte-reencarnação, os da sua própria visão temporal. Vários dos ritos maias
estavam ligados a esta mentalidade cíclica. Com o calendário de conta longa,
eles conseguem criar uma marcação linear, mas o caráter repetitivo da passagem
do tempo está imbuído na mentalidade desta civilização.
ATIVIDADES PARA ENTREGA – No retorno das aulas, pelo e-mail: historia.rodriguesalves@gmail.com ou no grupo de WhatsApp
da sala
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
NO LUGAR DAS AVALIAÇÕES 1, 2, 3, 4 E 5, VOCÊ PODE FAZER APENAS
A RECUPERAÇÃO QUE SEGUE ABAIXO.
POSTAGEM
DE 22/05/20
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO (0-10,0) ou NOTA EXTRA (+1,0 ponto na
média) 1º Bimestre
Segue nesta postagem todo o
material necessário para realizar a atividade.
Situação de
Aprendizagem 1 (Apostila – Volume 1) – O TEMPO, A
HISTÓRIA e o TRABALHO DO HISTORIADOR
ATIVIDADE 6 – pág. 91 e 92
Os historiadores utilizam
algarismos romanos para representar os séculos. Para compreendermos melhor
essas representações, observe as tabelas abaixo e siga as orientações para
realizar as atividades:
Conheça
alguns números romanos:
I = 1
|
VI = 6
|
XX = 20
|
LX = 60
|
II = 2
|
VII = 7
|
XXX =30
|
LXX =
70
|
III =3
|
VIII =
8
|
XL = 40
|
LXXX =
80
|
IV = 4
|
IX = 9
|
XLV =
45
|
XC = 90
|
V = 5
|
X = 10
|
L = 50
|
C = 100
|
COMO
DATAR OS SÉCULOS EM ALGARISMOS ROMANOS
Para
identificarmos um século a partir de uma data qualquer, podemos utilizar
operações simples de matemática. Observe os dois exemplos abaixo:
Ano
300: Século III
Ano
1800: Século XVIII
Ano
2000: Século XX
Ano
425 = 4 + 1 = 5 ------ Século V
Ano
1830 = 18 + 1 = 19 ----- Século XIX
Ano
1998 = 19 + 1 = 20 ----- Século XX
Fonte:
Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista
|
a) Escreva quando inicia e
termina os séculos abaixo:
– Século XIV: Começa em 1301
e termina em 1400
– Século XV:
_______________________________________________________
- Século XVIII
_____________________________________________________
- Século XIX:
______________________________________________________
– Século XX:
_______________________________________________________
b) De acordo com o ano,
indique o século ao lado, em algarismo romano:
555 =
|
333 =
|
999 =
|
1901 =
|
111 =
|
499 =
|
1500 =
|
1964 =
|
1333 =
|
699 =
|
1789 =
|
1989 =
|
1555 =
|
1599 =
|
1822 =
|
2002 =
|
1999 =
|
1763 =
|
1889 =
|
2020 =
|
Situação de
Aprendizagem 2 (Apostila – Volume 1) – A IMPORTÂNCIA
DAS FONTES HISTÓRICAS PARA OS SERES HUMANOS
Leia o texto de apoio
abaixo. Ele poderá facilitar a realização da atividade propostas na sequência.
TIPOS DE FONTES
HISTÓRICAS
ATIVIDADE 3 – pág. 96 e 97
Analise as fontes históricas
abaixo: o poema “A canção do africano”, de Castro Alves, a imagem de Debret e a
canção de Dorival Caymmi.
FONTE 1:
A CANÇÃO DO
AFRICANO
Lá na úmida senzala,
Sentado na estreita sala,
Junto ao braseiro, no chão,
Entoa o escravo o seu canto,
E ao cantar correm-lhe em
pranto Saudades do seu torrão...
De um lado, uma negra
escrava
Os olhos no filho crava,
Que tem no colo a embalar...
E à meia voz lá responde
Ao canto, e o filhinho
esconde,
Talvez pra não o escutar! “
Minha terra é lá bem longe,
Das bandas de onde o sol
vem;
Esta terra é mais bonita,
Mas à outra eu quero bem!
“O sol faz lá tudo em fogo,
Faz em brasa toda a areia;
Ninguém sabe como é belo
Ver de tarde a papa-ceia!
“O sol faz lá tudo em fogo,
Faz em brasa toda a areia;
Ninguém sabe como é belo
Ver de tarde a papa-ceia!
Todos dançam no terreiro;
A gente lá não se vende
Como aqui, só por dinheiro”.
O escravo calou a fala,
Porque na úmida sala
O fogo estava a apagar;
E a escrava acabou seu
canto,
Pra não acordar com o pranto
O seu filhinho a sonhar
Poema - OS ESCRAVOS, de
CASTRO ALVES, 1883
FONTE 2:
FONTE 3:
Canção - “RETIRANTES”,
composição de Dorival Caymmi, interpretada por Rogério Machado.
Para ouvir busque: https://www.youtube.com/watch?v=UigXfOK1Lts
Nesta Situação de
Aprendizagem, estudamos que as fontes históricas possuem características de
acordo com o contexto em que foram produzidas. Todas as fontes acima tratam de
um mesmo assunto, entretanto elas são de épocas e tipos diferentes. A partir
deste comentário e de acordo com sua análise, responda no seu caderno:
a) Qual é o assunto de que
as fontes acima tratam?
b) Considerando que as
fontes possuem diferentes linguagens (visual, oral, escrita, audiovisual,
material e imaterial), descreva a qual campo pertence cada uma das fontes.
c) Qual é a importância de
saber interpretar diferentes tipos de fontes (visual, oral, escrita,
audiovisual, material e imaterial) para o entendimento da História?
Situação de
Aprendizagem 3 (Apostila – Volume 1) – SURGIMENTO DOS
SERES HUMANOS
Leia o texto de apoio abaixo
e a partir dele responda as atividades propostas na sequência.
AS ORIGENS DA HUMANIDADE
ORIGENS
Calcula-se que o planeta
Terra tenha se formado há cerca de 5 bilhões de anos. Micróbios e bactérias
teriam sido os primeiros organismos e surgiram há cerca de 3,5 bilhões de anos.
Há cerca de 550 milhões de anos teria ocorrido um grande um grande
desenvolvimento biológico que deu origem a diversas formas de vida mais
complexas.
Os dinossauros surgiram há
cerca de 250 milhões de anos. Calcula-se que os dinossauros tenham se
extinguido há cerca de 65 milhões de anos. Os motivos dessa extinção são objeto
de muita discussão. Ela pode ter sido provocada por doenças ou pelo impacto de
um meteorito que teria se chocado com a Terra, causando uma grande mudança climática.
Essa alteração teria afetado diversas espécies, que também desapareceram mais
ou menos no mesmo período.
As cenas de filmes e
animações em que dinossauros perseguem seres humanos não ocorreram de verdade.
Os seres humanos desenvolveram-se há cerca de 100 mil anos, muito tempo depois
da extinção dos dinossauros.
O DESENVOLVIMENTO DOS
SERES HUMANOS
As origens dos seres humanos
são ainda bastante incertas. De acordo com pesquisas científicas, seríamos
descendentes dos HOMINÍDEOS, uma espécie dentro da grande ordem dos PRIMATAS.
Muitas transformações entre
os hominídeos teriam resultado nos seres humanos atuais. Isso é tema de
discussões e hipóteses a serem comprovadas. Há quase 4 milhões de anos surgiu o
AUSTRALOPITHECUS, que alguns cientistas apontam como nosso antepassado
mais antigo.
O HOMO HABILIS (Homem
Habilidoso) surgiu a cerca de 2 milhões de anos e possuía cerca de um metro de
altura e cinquenta quilos. Alimentava-se de carne, frutos e raízes. Aprendeu a
lascar a pedra, utilizando-a como instrumento para cortar alimentos e como
arma.
Há cerca de um milhão e
oitocentos mil anos desenvolveu-se o HOMO ERECTUS (Homem Ereto). Possuía
até um metro e sessenta de altura e sessenta quilos. Já produzia machados e
ferramentas para a caça.
O Homo Habilis e o Homo
Erectus formaram-se paralelamente e conviveram com o Australopithecus durante
cerca de 1 milhão de anos.
O HOMO SAPIENS
Há cerca de 200 mil anos,
teria surgido o HOMO SAPIENS (Homem Inteligente). Em altura e peso se
assemelhava ao Homo Erectus, mas já produzia ferramentas um pouco mais
elaboradas, utilizando pedra, madeira, resina e fibras para fixação e ajuste.
O HOMO SAPIENS SAPIENS (Homem
Verdadeiramente Inteligente) teria surgido há cerca de 100 mil anos. Os
primeiros seres humanos propriamente ditos já desenvolviam utensílios como
arpões, agulhas, arcos e flechas. Também revelavam preocupações em registrar
seu cotidiano por meio de desenhos nas paredes das cavernas, em enfeitar o
corpo com colares e pulseiras e até mesmo em sepultar seus mortos com objetos
pessoais.
Para alguns estudiosos,
esses sepultamentos revelam a crença em forças sobrenaturais ou divinas e a
perspectiva de vida após a morte. Talvez esses nossos antepassados já tivessem
também o desejo de compreender suas origens e seu destino. Como nós.
Trechos
extraídos do livro – HISTÓRIA – ESCOLA E DEMOCRACIA – Flávio de Campos, Regime
Claro e Miriam Dolhnikoff – págs. 32 e 33
1. Estabeleça a relação entre seres humanos,
hominídeos e primatas.
2. Liste todos os hominídeos
citados no texto.
3. Dê uma característica do
Homo Habilis.
4. Dê uma característica do
Homo Erectus.
5. Descreva a vida dos
primeiros Homo Sapiens Sapiens.
SEJA LÁ QUAL FOR SUA ESCOLHA – Fazer as Avaliações Contínuas 1,
2, 3,4 e 5 OU Fazer a Recuperação – SIGA OS MODELOS DE RESPOSTA QUE SEGUEM
ABAIXO.
SE OPTAR POR FAZER
Manuscrita, FAÇA a CANETA PRETA, POIS É DIFÍCIL VISUALIZAR ANEXOS DE
FOTOS EM OUTRA COR OU ALÁPIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário