Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2020

HISTÓRIA - Professora Cristiane - 6º Anos A, B, C e D - ATIVIDADES



POSTAGEM DE 20/03/20



ATIVIDADES PARA VISTO
Visto 1
- Leitura do Capítulo 2 – A HISTÓRIA ANTES DA ESCRITA – págs. 28 a 39
- Cópia (a caneta) e resolução (a lápis) – NO CADERNO – das duas questões do quadro - Para começar – pág. 20
- Cópia (a caneta) – NO CADERNO – do quadro - Mapeando saberes – pág. 40
- Cópia (a caneta) e resolução (a lápis) – NO CADERNO – das dez questões da seção Atividades – pág. 41
ATIVIDADES PARA ENTREGA - No retorno das aulas, pelo e-mail: historia.rodriguesalves@gmail.com ou no grupo de WhatsApp da sala

Avaliação Contínua 1 – atividade proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 34

Atividades para semana de 30/03 a 03/04
ATIVIDADES PARA VISTO
Visto 2
- Leitura do Capítulo 3 – O POVOAMENTO DA AMÉRICA – págs. 44 a 58
- Cópia (a caneta) e resolução (a lápis) – NO CADERNO – das duas questões do quadro - Para começar – pág. 44
- Cópia (a caneta) – NO CADERNO – do quadro - Mapeando saberes – pág. 59
- Cópia (a caneta) e resolução (a lápis) – NO CADERNO – das sete questões da seção Atividades – pág. 60
SUGESTÃO DE VÍDEO – Vídeo exibido pelo programa Fantástico – Luzia, a primeira Brasileira e Animação – Os Croods
ATIVIDADES PARA ENTREGA - No retorno das aulas, pelo e-mail: historia.rodriguesalves@gmail.com ou no grupo de WhatsApp da sala
Avaliação Contínua 2 – atividade proposta no quadro –Vivendo no tempo – pág. 57.

Atividades semana de 06/04 a 09/04
Visto 3
- Leitura do Capítulo 4 – A ANTIGA CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA – págs. 64 a 73
- Cópia (a caneta) e resolução (a lápis) – NO CADERNO – das duas questões do quadro - Para começar – pág. 64
- Cópia (a caneta) – NO CADERNO – do quadro - Mapeando saberes – pág. 74
- Cópia (a caneta) e resolução (a lápis) – NO CADERNO – das sete questões da seção Atividades – pág. 75
SUGESTÃO DE VÍDEO – Animação – Grandes Civilizações – Egito – parte 1 e parte 2
ATIVIDADES PARA ENTREGA – No retorno das aulas, pelo e-mail: historia.rodriguesalves@gmail.com ou no grupo de WhatsApp da sala
Avaliação Contínua 3 - atividade proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 69

Atividade para semana de 13/04 a 17/04
Elaboração do TRABALHO BIMESTRAL
TEMA: A Pré-História
PROPOSTA: Montar três cenários para a Pré-História – um para o Paleolítico, um para o Neolítico e um para a Idade dos Metais e uma linha do tempo para armas e instrumentos inventados e utilizados pela humanidade.
ESTE TRABALHO NÃO MAIS PRECISA SER REALIZADO PARA ENTREGA AGORA. SERÁ REALIZADO QUANDO RETORNARMOS AS AULAS PRESENCIAIS.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
POSTAGEM DE 15/05/20

Seguem abaixo as Avaliações Contínuas 4 e 5, retiradas da Apostila volume 1, que podem ser entregues, da mesma forma que as avaliações 1, 2 e 3.


Crie uma linha do tempo ilustrada da sua vida, conforme as instruções que se seguem:
INSTRUÇÕES PARA CRIAÇÃO DA LINHA DO TEMPO DE SUA VIDA:
1º Utilize seu caderno de desenho ou uma folha sulfite para a realização da atividade;
2º Inicie sua linha do tempo na data de seu nascimento;
3º A última data que você irá colocar em sua linha do tempo é a data de hoje;
4º Entre o dia de seu nascimento até o dia de hoje, coloque o máximo de acontecimentos marcantes que você conseguir se lembrar. Assim a sua linha do tempo ficará bastante completa.
OBS: Aqueles que queiram podem acrescentar a linha do tempo pessoal fotos e desenhos
EXEMPLO:


Avaliação Contínua 5
Pesquise três tipos de calendário: o chinês, o muçulmano e o japonês. Registre com imagens (recortadas ou desenhadas) estes calendários e, embaixo de cada um, coloque uma breve descrição.


EXEMPLO:
 
CALENDÁRIO MAIA
O calendário maia é um entre os diversos sistemas temporais utilizados pelos MAIAS, povo que viveu na América Central antes da chegada dos conquistadores europeus. Ele tem início em 11 de agosto de 3114 a.C., da mesma forma que o nosso começa no primeiro dia do primeiro mês da era cristã, o qual marca o suposto momento em que Jesus Cristo nasceu. Ele é organizado em unidades temporais crescentes. Cada 20 dias completam o que corresponderia a um ‘mês’.
Os Maias viam o tempo como uma sucessão de ciclos, os dos fenômenos naturais, os das concepções de morte-reencarnação, os da sua própria visão temporal. Vários dos ritos maias estavam ligados a esta mentalidade cíclica. Com o calendário de conta longa, eles conseguem criar uma marcação linear, mas o caráter repetitivo da passagem do tempo está imbuído na mentalidade desta civilização.

ATIVIDADES PARA ENTREGA – No retorno das aulas, pelo e-mail: historia.rodriguesalves@gmail.com ou no grupo de WhatsApp da sala
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

NO LUGAR DAS AVALIAÇÕES 1, 2, 3, 4 E 5, VOCÊ PODE FAZER APENAS A RECUPERAÇÃO QUE SEGUE ABAIXO.

POSTAGEM DE 22/05/20

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO (0-10,0) ou NOTA EXTRA (+1,0 ponto na média) 1º Bimestre
Segue nesta postagem todo o material necessário para realizar a atividade.

Situação de Aprendizagem 1 (Apostila – Volume 1) O TEMPO, A HISTÓRIA e o TRABALHO DO HISTORIADOR

ATIVIDADE 6 – pág. 91 e 92
Os historiadores utilizam algarismos romanos para representar os séculos. Para compreendermos melhor essas representações, observe as tabelas abaixo e siga as orientações para realizar as atividades:
Conheça alguns números romanos:
I = 1
VI = 6
XX = 20
LX = 60
II = 2
VII = 7
XXX =30
LXX = 70
III =3
VIII = 8
XL = 40
LXXX = 80
IV = 4
IX = 9
XLV = 45
XC = 90
V = 5
X = 10
L = 50
C = 100


COMO DATAR OS SÉCULOS EM ALGARISMOS ROMANOS

Para identificarmos um século a partir de uma data qualquer, podemos utilizar operações simples de matemática. Observe os dois exemplos abaixo:
  • Exemplo 1: Se o ano terminar em dois zeros, o século corresponderá ao(s) primeiro(s) algarismo (s) à esquerda desses zeros.
Ano 300: Século III
Ano 1800: Século XVIII
Ano 2000: Século XX
  • Exemplo 2: Se o ano não terminar em dois zeros, desconsidere a unidade de dezena e adicione 1 aos primeiros algarismos da esquerda, veja:
Ano 425 =    4 + 1 = 5 ------ Século V
Ano 1830 = 18 + 1 = 19 ----- Século XIX
Ano 1998 = 19 + 1 = 20 ----- Século XX

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista


a) Escreva quando inicia e termina os séculos abaixo:
– Século XIV: Começa em 1301 e termina em 1400
– Século XV: _______________________________________________________
- Século XVIII _____________________________________________________
- Século XIX: ______________________________________________________
– Século XX: _______________________________________________________

b) De acordo com o ano, indique o século ao lado, em algarismo romano:

555 =
333 =
999 =
1901 =
111 =
499 =
1500 =
1964 =
1333 =
699 =
1789 =
1989 =
1555 =
1599 =
1822 =
2002 =
1999 =
1763 =
1889 =
2020 =


Situação de Aprendizagem 2 (Apostila – Volume 1) – A IMPORTÂNCIA DAS FONTES HISTÓRICAS PARA OS SERES HUMANOS

Leia o texto de apoio abaixo. Ele poderá facilitar a realização da atividade propostas na sequência.
    
TIPOS DE FONTES HISTÓRICAS

ATIVIDADE  3 – pág. 96 e 97
Analise as fontes históricas abaixo: o poema “A canção do africano”, de Castro Alves, a imagem de Debret e a canção de Dorival Caymmi.

FONTE 1:


A CANÇÃO DO AFRICANO



Lá na úmida senzala,
Sentado na estreita sala,
Junto ao braseiro, no chão,
Entoa o escravo o seu canto,

E ao cantar correm-lhe em pranto Saudades do seu torrão...
De um lado, uma negra escrava
Os olhos no filho crava,
Que tem no colo a embalar...
E à meia voz lá responde
Ao canto, e o filhinho esconde,
Talvez pra não o escutar! “

Minha terra é lá bem longe,
Das bandas de onde o sol vem;
Esta terra é mais bonita,
Mas à outra eu quero bem!

“O sol faz lá tudo em fogo,
Faz em brasa toda a areia;
Ninguém sabe como é belo
Ver de tarde a papa-ceia!

“O sol faz lá tudo em fogo,
Faz em brasa toda a areia;
Ninguém sabe como é belo
Ver de tarde a papa-ceia!
Todos dançam no terreiro;
A gente lá não se vende
Como aqui, só por dinheiro”.

O escravo calou a fala,
Porque na úmida sala
O fogo estava a apagar;
E a escrava acabou seu canto,
Pra não acordar com o pranto
O seu filhinho a sonhar

Poema - OS ESCRAVOS, de CASTRO ALVES, 1883

FONTE 2: 

FONTE 3:
Canção - “RETIRANTES”, composição de Dorival Caymmi, interpretada por Rogério Machado.
Para ouvir busque: https://www.youtube.com/watch?v=UigXfOK1Lts

Nesta Situação de Aprendizagem, estudamos que as fontes históricas possuem características de acordo com o contexto em que foram produzidas. Todas as fontes acima tratam de um mesmo assunto, entretanto elas são de épocas e tipos diferentes. A partir deste comentário e de acordo com sua análise, responda no seu caderno:
a) Qual é o assunto de que as fontes acima tratam?
b) Considerando que as fontes possuem diferentes linguagens (visual, oral, escrita, audiovisual, material e imaterial), descreva a qual campo pertence cada uma das fontes.
c) Qual é a importância de saber interpretar diferentes tipos de fontes (visual, oral, escrita, audiovisual, material e imaterial) para o entendimento da História?

Situação de Aprendizagem 3 (Apostila – Volume 1) – SURGIMENTO DOS SERES HUMANOS

Leia o texto de apoio abaixo e a partir dele responda as atividades propostas na sequência.

AS ORIGENS DA HUMANIDADE
ORIGENS
Calcula-se que o planeta Terra tenha se formado há cerca de 5 bilhões de anos. Micróbios e bactérias teriam sido os primeiros organismos e surgiram há cerca de 3,5 bilhões de anos. Há cerca de 550 milhões de anos teria ocorrido um grande um grande desenvolvimento biológico que deu origem a diversas formas de vida mais complexas.
Os dinossauros surgiram há cerca de 250 milhões de anos. Calcula-se que os dinossauros tenham se extinguido há cerca de 65 milhões de anos. Os motivos dessa extinção são objeto de muita discussão. Ela pode ter sido provocada por doenças ou pelo impacto de um meteorito que teria se chocado com a Terra, causando uma grande mudança climática. Essa alteração teria afetado diversas espécies, que também desapareceram mais ou menos no mesmo período.
As cenas de filmes e animações em que dinossauros perseguem seres humanos não ocorreram de verdade. Os seres humanos desenvolveram-se há cerca de 100 mil anos, muito tempo depois da extinção dos dinossauros.

O DESENVOLVIMENTO DOS SERES HUMANOS
As origens dos seres humanos são ainda bastante incertas. De acordo com pesquisas científicas, seríamos descendentes dos HOMINÍDEOS, uma espécie dentro da grande ordem dos PRIMATAS.
Muitas transformações entre os hominídeos teriam resultado nos seres humanos atuais. Isso é tema de discussões e hipóteses a serem comprovadas. Há quase 4 milhões de anos surgiu o AUSTRALOPITHECUS, que alguns cientistas apontam como nosso antepassado mais antigo.
O HOMO HABILIS (Homem Habilidoso) surgiu a cerca de 2 milhões de anos e possuía cerca de um metro de altura e cinquenta quilos. Alimentava-se de carne, frutos e raízes. Aprendeu a lascar a pedra, utilizando-a como instrumento para cortar alimentos e como arma.
Há cerca de um milhão e oitocentos mil anos desenvolveu-se o HOMO ERECTUS (Homem Ereto). Possuía até um metro e sessenta de altura e sessenta quilos. Já produzia machados e ferramentas para a caça.
O Homo Habilis e o Homo Erectus formaram-se paralelamente e conviveram com o Australopithecus durante cerca de 1 milhão de anos.

O HOMO SAPIENS
Há cerca de 200 mil anos, teria surgido o HOMO SAPIENS (Homem Inteligente). Em altura e peso se assemelhava ao Homo Erectus, mas já produzia ferramentas um pouco mais elaboradas, utilizando pedra, madeira, resina e fibras para fixação e ajuste.
O HOMO SAPIENS SAPIENS (Homem Verdadeiramente Inteligente) teria surgido há cerca de 100 mil anos. Os primeiros seres humanos propriamente ditos já desenvolviam utensílios como arpões, agulhas, arcos e flechas. Também revelavam preocupações em registrar seu cotidiano por meio de desenhos nas paredes das cavernas, em enfeitar o corpo com colares e pulseiras e até mesmo em sepultar seus mortos com objetos pessoais.
Para alguns estudiosos, esses sepultamentos revelam a crença em forças sobrenaturais ou divinas e a perspectiva de vida após a morte. Talvez esses nossos antepassados já tivessem também o desejo de compreender suas origens e seu destino. Como nós.

Trechos extraídos do livro – HISTÓRIA – ESCOLA E DEMOCRACIA – Flávio de Campos, Regime Claro e Miriam Dolhnikoff – págs. 32 e 33

1. Estabeleça a relação entre seres humanos, hominídeos e primatas.
2. Liste todos os hominídeos citados no texto.
3. Dê uma característica do Homo Habilis.
4. Dê uma característica do Homo Erectus.
5. Descreva a vida dos primeiros Homo Sapiens Sapiens.

SEJA LÁ QUAL FOR SUA ESCOLHA – Fazer as Avaliações Contínuas 1, 2, 3,4 e 5 OU Fazer a Recuperação – SIGA OS MODELOS DE RESPOSTA QUE SEGUEM ABAIXO.
SE OPTAR POR FAZER Manuscrita, FAÇA a CANETA PRETA, POIS É DIFÍCIL VISUALIZAR ANEXOS DE FOTOS EM OUTRA COR OU ALÁPIS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS