ATIVIDADES POSTADAS NO 1º BIMESTRE
POSTAGEM
DE 20/03/20
Atividades para a semana
de 23 a 27/03
Ø Leitura o texto de RETOMADA/REVISÃO 3 que
segue abaixo
Ø
Cópia
(a caneta) e resolução (a lápis) – NO CADERNO – as questões pertinentes ao
texto.
_____________________________________________________________________
Entre
os séculos IX e X, novas invasões bárbaras varreram a Europa. Mais uma vez
houve considerável migração das cidades para o campo. O Império Carolíngio
havia se fragmentado e diante do perigo, construíam-se vilas fortificadas e
castelos cercados por estacas e muralhas. Cada um se defendia como podia. Os
mais fracos procuraram a ajuda de nobres poderosos. Camponeses, buscando a
proteção dos senhores de terra, foram submetidos à servidão. Esse processo de ruralização
da sociedade europeia assinala um período essencial no desenvolvimento do
MODO DE PRODUÇÃO FEUDAL ou FEUDALISMO: o de sua consolidação.
De modo geral, o Feudalismo se desenvolveu em três etapas:
FORMAÇÃO (séculos V a IX), CONSOLIDAÇÃO (séculos X a XIII) e DECADÊNCIA
(séculos XIV a XVI).
A formação do sistema feudal teve início com a desagregação
do Império Romano e a instalação dos povos bárbaros na Europa Ocidental. Por
isso, a criação das instituições feudais deu-se a partir de elementos de origem
romana e germânica.
O Feudalismo em seus
elementos romanos
Da herança romana podemos destacar:
·
Colonato – sistema de trabalho servil que se
desenvolveu com a decadência do Império Romano, quando escravos e plebeus
empobrecidos passaram a trabalhar como camponeses em terras de um grande
senhor. O proprietário oferecia terra e proteção ao colono, recebendo deste um
rendimento do seu trabalho. Nesse processo, algumas cidades perderam
importância enquanto, no campo, desenvolveram-se VILAS (unidades econômicas)
com produção agropastoril destinada ao autoconsumo.
·
Fragmentação do poder político – no final do período imperial, a
administração romana não tinha condições de impor sua autoridade em todas as
regiões. Com o enfraquecimento do poder central, os grandes proprietários de
terra foram ampliando seus poderes locais.
O Feudalismo em seus
elementos germânicos
Da herança germânica destacam-se:
·
Economia agropastorial – a base da economia germânica era a
agricultura e a criação de animais, sem a preocupação de produzir excedentes
para a comercialização.
·
Comitatus – instituição social que estabelecia laços
de fidelidade entre o chefe militar e seus guerreiros.
·
Beneficium – os chefes militares germânicos costumavam
recompensar seus guerreiros concedendo-lhes possessões de terra, que foram chamadas mais tarde de FEUDOS,
muitas delas foram antigas vilas romanas. Em troca, o beneficiado oferecia
fidelidade, trabalho e ajuda militar ao senhor.
O sistema feudal prevaleceu, durante longo
período de tempo, em toda a Europa Ocidental. Em alguns lugares, de fato, não
se estabeleceu, em outros os elementos romanos falavam mais alto, em outros os
elementos germânicos.
Podem-se,
no entanto, apontar algumas características comuns:
-
enfraquecimento do poder real ou central e fortalecimento do poder dos nobres
(senhores feudais) ou local;
-
existência de vínculos pessoais de obediência e proteção entre os mais
poderosos e os mais fracos (relação de suserania e vassalagem);
-
uso generalizado do trabalho servil no campo;
-
declínio das atividades comerciais urbanas e fortalecimento da vida rural.
CARACTERÍSTICAS
POLÍTICAS
Duas características políticas marcam o Modo de Produção
Feudal ou Feudalismo – a descentralização do poder e a relação de suserania e
vassalagem.
Durante o predomínio do feudalismo, os reinos bárbaros não
contavam com um governo centralizado. Embora os reis continuassem existindo,
não tinham poder efetivo sobre todo o reino. O poder político dividia-se entre
os senhores feudais, isto é, entre
os grandes proprietários de extensões de terra – os feudos. Governando de forma independente, o senhor feudal era a
autoridade absoluta do feudo, detendo poderes de administrador-geral, juiz e
chefe militar.
Os vários centros de poder – os feudos – ligavam-se por
laços de suserania e vassalagem.
Esses laços eram
estabelecidos por meio da doação de feudos. De modo geral, SUSERANO era o
senhor que concedia feudos a seus protegidos, os VASSALOS. Em troca do feudo
recebido, o vassalo devia fidelidade ao suserano e prestava-lhe serviços,
sobretudo militares. A transmissão do feudo era realizada através de uma
cerimônia solene, constituída de dois atos principais: a homenagem (juramento de fidelidade do vassalo) e a investidura (ato de transmissão do
feudo ao vassalo).
Suseranos e vassalos tinham estabelecidos entre si direitos
e deveres a cumprir:
·
Suserano – devia proteger militarmente seus vassalos e
dar-lhes assistência jurídica. Tinha direito de reaver o feudo do vassalo que
morresse sem deixar herdeiros, de proibir o casamento do vassalo com pessoa que
lhe fosse infiel.
·
Vassalo – devia prestar serviço militar ao suserano,
libertá-lo, caso fosse aprisionado por inimigos, comparecer ao tribunal
presidido pelo suserano toda vez que fosse convocado.
CERIMÔNIA DE INVESTIDURA
CARACTERÍSTICAS
ECONÔMICAS
Duas
características econômicas marcam o Modo de Produção Feudal ou Feudalismo – a
auto suficiência feudal e a prática da servidão.
O FEUDO era a unidade de produção da
economia típica da Alta Idade Média. Nele eram produzidos: cereais, carne,
leite, roupas, utensílios domésticos e de trabalho. Quase tudo era produzido e
consumido ali. Entre as poucas coisas que vinham de fora estavam os metais,
para a confecção de ferramentas e armas e o sal. Dedicados basicamente a
atividades agropastoris, as terras dos feudos estavam divididas em três partes:
·
o Manso Senhorial – terras que pertenciam
ao senhor feudal e eram cultivadas pelos servos.
·
o Manso Servil – terras utilizadas pelos
servos para a produção de seu autosustento.
·
as Terras Comunais – área de florestas e
pastos de uso comum. Nas florestas, os servos muitas vezes tinham a caça
proibida, pois a mesma era destinada ao divertimento dos senhores feudais.
Apesar
de ainda existir escravidão, o principal regime de trabalho era a SERVIDÃO. A
servidão é uma relação de trabalho geralmente considerada superior à
escravidão, pois o servo era um homem livre. Ele não era propriedade do senhor
feudal, mas acabava preso a terra, na qual trabalhava por falta de terras
próprias. Tinha apenas direito de usá-la com a obrigação de produzir para seu
sustento e para o da nobreza feudal. A relação servil impunha uma série de
obrigações e compromissos do servo para com o senhor feudal, como:
·
a Corvéia – obrigação de trabalhar alguns
dias da semana no manso senhorial;
·
a Capitação – imposto pessoal pago por
cabeça;
·
a Talha – entrega de parte da produção
pessoal, isto é, do manso servil;
·
as Banalidades – pagamentos pela
utilização de instalações do feudo, como celeiro, fornos e moinhos.
DIVISÃO DE UM FEUDO
CARACTERÍSTICAS SOCIAIS
Foram características marcantes da
sociedade europeia durante o período feudal a divisão rígida em grupos
determinados – os estamentos e a quase total impossibilidade de mobilidade.
Os principais estamentos eram:
·
Nobreza – constituída pelos proprietários de terra,
que se dedicavam basicamente às atividades militares. Em tempos de paz suas
atividades favoritas eram a caça e os violentos torneios esportivos.
·
Clero – constituído pelos membros da Igreja
Católica, que muitas vezes também eram grandes proprietários de terras. Tinham
grande influência política e ideológica.
·
Servos – constituíam a maioria da população e
viviam no campo, presos a terra que utilizavam por concessão dos senhores
feudais.
Em
menor número encontrávamos ainda escravos e vilões. Os escravos eram herança do antigo Império Romano, os vilões eram pequenos proprietários que
conseguiram se manter apesar das invasões bárbaras.
Em
alguns lugares, onde as atividades comerciais e a vida urbana sobreviveram,
também era possível observar artesãos
e pequenos comerciantes e até cambistas (trocadores de moedas).
DIVISÃO SOCIAL NO PERÍODO FEUDAL
QUESTÕES:
1. Explique o que foi o
Feudalismo.
2. Caracterize o
Feudalismo em termos políticos.
3. Caracterize o
Feudalismo em termos econômicos.
4. Caracterize o
Feudalismo em termos sociais.
5. Sobre o Feudalismo,
explique as afirmações que seguem:
a) O Modo de Produção
Feudal refletiu uma mistura de elementos culturais romanos e germânicos.
b) A economia feudal
era basicamente natural e a exploração do trabalho servil.
c) A sociedade feudal
era hierárquica e estática.
+
Elaboração
do TRABALHO BIMESTRAL
TEMA:
Galileu Galilei – ciência e conflito
PROPOSTA:
Já orientada por escrito.
OBS:
Faça as pesquisas individualmente e prepare um rascunho. No retorno das
aulas o grupo terá duas aulas para concluir a atividade coletivamente.
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Atividades para a semana
de 30/03 a 03/04
Ø Leitura do Capítulo 1 – A FORMAÇÃO DAS
MONARQUIAS CENTRALIZADAS EUROPEIAS – págs. 16 a 25
Ø Cópia (a caneta) e resolução (a lápis) – NO
CADERNO – das duas questões do quadro - Para começar – pág. 16
Ø Cópia (a caneta) – NO CADERNO – do quadro -
Mapeando saberes – pág. 26
ATIVIDADES PARA ENTREGA - No retorno das aulas, pelo e-mail: historia.rodriguesalves@gmail.com ou no grupo de WhatsApp
da sala
v
Avaliação Contínua 1 – atividade
proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 25
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Atividades para a semana
de 06/04 a 09/04
Ø
Leitura
do Capítulo 2 – A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA – págs. 30 a 51
Ø Cópia (a caneta) e resolução (a lápis) – NO
CADERNO – das duas questões do quadro - Para começar – pág. 30
Ø Cópia (a caneta) – NO CADERNO – do quadro -
Mapeando saberes – pág. 49
Ø Cópia (a caneta) e resolução (a lápis) – NO
CADERNO – das seis questões da seção Atividades – págs. 50 e 51
§
SUGESTÃO
DE VÍDEO – De olho na tela – 1492: A CONQUISTA DO PARAÍSO - indicação na pág.
43
ATIVIDADES
PARA ENTREGA - No retorno das aulas, pelo e-mail: historia.rodriguesalves@gmail.com ou
no grupo de WhatsApp da sala
v
Avaliação Contínua 2 - atividade proposta no
quadro – Trabalhando com documentos – pág. 42
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Atividades para a semana
de 13/04 A 17/04
Ø
Leitura do Capítulo 4 – Leitura do Capítulo 3 - AMÉRICA - POVOS, REINOS E IMPÉRIOS ANTIGOS
Ø Cópia (a caneta)
e resolução (a lápis) – NO CADERNO – das duas questões do quadro - Para começar
– pág. 52
Ø Cópia (a
caneta) – NO CADERNO – do quadro - Mapeando saberes – pág. 71
Ø Cópia (a
caneta) e resolução (a lápis) – NO CADERNO – das quinze questões da seção Atividades
– págs. 72 e 73
§
SUGESTÃO DE VÍDEO – Animação – Grandes Civilizações
– Astecas – parte 1 e parte 2, Maias – parte 1 e 2 e Incas – parte 1 e parte 2
ATIVIDADES PARA ENTREGA - No retorno das aulas, pelo e-mail: historia.rodriguesalves@gmail.com ou no grupo de WhatsApp
da sala
v
Avaliação Contínua 3 - atividade
proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 70
ATIVIDADES
PARA ENTREGA - No retorno das aulas, pelo e-mail: historia.rodriguesalves@gmail.com ou
no grupo de WhatsApp da sala
v
Avaliação Contínua 4:
Leia o texto abaixo:
A comunicação é um processo de interação entre duas
ou mais pessoas na transmissão de mensagens. O avanço tecnológico, em
diferentes momentos da História, possibilitou a diminuição das barreiras de
comunicação, como no caso das redes sociais, com o advento da internet.
Diante de transformações tão aceleradas em nosso cotidiano, atrelamos o
conceito de “moderno” a inovação e costumamos classificar determinados
objetos como “ultrapassados”, ou seja, “antigos”. Se hoje utilizamos Apps de
mensagens ou e
mails, houve um tempo em que se comunicar
dependia da “velha” carta – que, aliás, talvez seja a forma de interlocução e
contato mais antiga que conhecemos, mas isso não quer dizer que essa forma de
comunicação não era considerada moderna na época em que foi utilizada.
|
1.Após a leitura e a interpretação do texto,
reflita sobre as palavras “antigo” e “moderno” e escreva seus significados com
suas próprias palavras.
Antigo:_________________________________________________
Moderno:_______________________________________________
2.Responda as questões abaixo:
a)
A tecnologia, da forma como conhecemos, está presente em todas as sociedades
humanas? Justifique.
b)
Podemos considerar “modernas” as sociedades que dependem da tecnologia em seu
cotidiano?
c)
Podemos considerar “antigas” ou “atrasadas” comunidades que não dependem de
recursos tecnológicos?
ATIVIDADES PARA ENTREGA - No retorno das aulas, pelo e-mail: historia.rodriguesalves@gmail.com ou no grupo de WhatsApp
da sala
v Avaliação
Contínua 5:
Leia
o texto abaixo:
As entrevistas são consideradas fontes
históricas, pois através delas é possível conhecer sobre fatos históricos de
povos que não utilizam a escrita como meio para perpetuar sua história. Dessa
forma podemos ter acesso às tradições africanas, como aquelas contadas pelos
Griôs, que são verdadeiras bibliotecas vivas que transmitem oralmente
histórias relacionadas a seus povos. No Brasil, há grupos interessados em
estratégias para proteção e fomento à transmissão dos saberes da tradição
oral, englobando não apenas os descendentes dos povos africanos, mas também
os indígenas e as comunidades tradicionais que realizam essa prática. O Museu
da Pessoa, por exemplo, é uma instituição dedicada a colher depoimentos de
pessoas ditas “comuns” e preservar esses relatos para resguardar a memória.
|
1.
Realize uma entrevista com uma pessoa nascida há pelo menos três décadas.
Utilize a sugestão abaixo como modelo.
NOME:
|
IDADE:
|
PROFISSÃO:
|
CIDADE DE NASCIMENTO:
|
CIDADE EM QUE RESIDE:
|
RESIDE NA CIDADE DESDE:
EM TÓPICOS, APONTE AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS QUE
OCORRERAM DURANTE A VIDA DA PESSOA ENTREVISTADA
|
2.
Após a coleta dos dados, elabore um relatório apontando as permanências e
mudanças destacadas pelo entrevistado.
MODELO DE FOLHA DE RESPOSTAS
Para organizar a entrega de
suas atividades, você pode preparar uma folha de respostas como segue abaixo:
NOME:
________________________________________ Nº: ____ ANO/TURMA: _____
DATA: ___/___/___
Avaliação
Contínua 1 – atividade
proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 34 do LIVRO
DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:
Avaliação
Contínua 2 – atividade
proposta no quadro –Vivendo no tempo – pág. 56, 57 do LIVRO DIDÁTICO de
História.
RESPOSTA:
Avaliação
Contínua 3 - atividade
proposta no quadro – Trabalhando com documentos – pág. 69 do LIVRO
DIDÁTICO de História.
RESPOSTA:
Avaliação
Contínua 4
RESPOSTA:
Avaliação
Contínua 5
RESPOSTA:
A ATIVIDADE A SER DEVOLVIDA PODE SER Digitada OU Manuscrita.
SE OPTAR POR FAZER Manuscrita, FAÇA a CANETA PRETA, POIS
É DIFÍCIL VISUALIZAR ANEXOS DE FOTOS EM OUTRA COR OU ALÁPIS.
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