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segunda-feira, 18 de maio de 2020

Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
Professor:  Marcelo
Disciplina:Ciências
Classes: 8ª A , 8B e 8C
Data:  18 a 22/05
Objetivo da aula:
 Fontes e tipos de energia

Habilidade da aula  EF08CI06A – Identificar e explicar o percurso da eletricidade , desde sua produção nas usinas geradoras terméletricas , hidréletricas ,eolicas e outras até sua cidade.
EF08CI06B – Identificar e analisar semelhanças e diferenças entre as diversas modalidades de energia , bem como seus respectivos impactos socioambientais .
Conteúdo da aula: livro e videos do youtube
Roteiro da atividade:
 Video aula da secretaria estadual da educação  https://www.youtube.com/watch?v=kUK_V4EtYRg


ler

 São Paulo tem recorde de 61% no uso de fontes renováveis em 2016

Balanço mostra que pela primeira vez, desde 1980, a participação das energias renováveis na matriz energética paulista atingiu a marca
Qua, 15/11/2017 - 8h58 | Do Portal do Governo 

O Balanço Energético do Estado de São Paulo de 2016, realizado pela Secretaria de Energia e Mineração mostra que pela primeira vez desde 1980, quando os levantamentos foram iniciados, a participação das energias renováveis na matriz energética paulista atingiu a marca de 60,8%. Confira aqui o balanço completo.
Até então a maior marca registrada havia sido em 2009, quando as energias renováveis somaram 59,1% da matriz paulista. O menor índice ocorreu em 1981 com apenas 33,4% de fontes limpas.
Em 2015 as energias renováveis representaram 58% do consumo. “Entre os principais fatores que garantiram o aumento do índice de renovabilidade da matriz em relação ao ano anterior estão a retomada das chuvas, que causaram o desligamento das térmicas a gás, a diminuição da atividade econômica em decorrência da crise e a estabilidade do setor sucroalcooleiro”, explica o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles.
São consideradas fontes renováveis de energia os biocombustíveis (etanol, biodiesel), a geração hidráulica, a termoeletricidade a partir da biomassa (cana-de-açúcar e resíduos florestais) e a geração eólica e fotovoltaica. A redução no consumo dos derivados de petróleo e de carvão mineral, principalmente no setor siderúrgico, colaborou com o aumento da participação das renováveis.
Série histórica
Nos últimos 10 anos, São Paulo registrou uma queda significativa no uso de energias mais poluentes. O carvão teve a maior redução atingindo 99%, já o óleo combustível apresentou uma queda de 64%.
Por outro lado, os insumos menos poluentes aumentaram sua participação na matriz energética no período. O etanol etílico apresentou crescimento de 29%, 27% no bagaço de cana, 12% na eletricidade. Somente o gás natural teve queda de 11% no período.
O consumo de energia elétrica no Estado apresenta um aumento de 10% na série histórica. O setor residencial aumentou em 15% e o comercial em 39%. Em contrapartida o consumo nas indústrias caiu 2% no período.
Balanço Energético
O Balanço Energético do Estado de São Paulo é uma publicação anual da Secretaria Estadual de Energia e Mineração. O relatório é uma ferramenta essencial para os setores público e privado realizarem estudos de planejamento energético, viabilização de tecnologias inovadoras, busca de eficiência energética e preservação do meio ambiente.
A edição baseada em informações energéticas e socioeconômicas de 2016 apresenta as séries históricas do período de 2007 a 2016 discriminadas por insumos energéticos e por setores da economia, incluindo balanços energéticos anuais consolidados, tabelas e gráficos que detalham a evolução da oferta e da demanda dos energéticos utilizados pela economia paulista, com a correspondente participação dos setores envolvidos.
Qual a importâcia desse fato ?

Faça uma pesquisa de quais usinas hidreletricas fornecem enérgia a São Paulo .

Recomendação de filme : O menino que descobriu o vento – Netflix

Se tiver oportunidade assista , tem a ver com a matéria .
Não esquecer as atividades anteriores .

Boa Semana !!!



Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

Data da entrega: 22/05/19
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: rodriguesalves110@gmail.com

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