Plano de aula não presencial
EE Rodrigues Alves
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Professor: Ana Carolina Ferrari
|
Disciplina: Biologia
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Classes: 3MA, 3MB, 3MC
|
Data: 18 a 22 de abril
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Objetivo da aula: Entender o funcionamento e classificação de algas e protozoários
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Habilidade da aula: Reconhecer características gerais dos principais representantes do Reino
Protista
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Conteúdo da aula: Reino Protista
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Roteiro da atividade: 1) Ler o texto sobre introdução ao Reino Protista; 2) Fazer anotações no
caderno dos principais pontos; 3) Assistir a vídeo aula indicada; 4) Anotar
as possíveis dúvidas no caderno; 4) Responder as questões.
REINO PROTISTA: PROTOZOÁRIOS E ALGAS
Os seres classificados no Reino Protoctista são unicelulares, microscópicos e suas células são
eucarióticas, portanto com núcleo verdadeiro. Eles podem ser autótrofos
(grego autos = por si mesmo; trophé = nutrição) ou heterótrofos.
Podemos dividir o Reino Protoctista em dois grupos: o das algas e o dos protozoários.
Os
protistas autótrofos, organismos microscópicos, constituem a maior parte do
plâncton marinho e dulcícola. São de fato os mais importantes produtores
desses ecossistemas, isto é, pela fotossíntese, produzem os alimentos que
direta ou indiretamente garantem a vida de todos os demais seres. Eles também
são chamados de algas unicelulares.
As algas unicelulares pertencentes ao Reino
Protoctista distribuem-se por três divisões: Chrysophyta (diatomácias e
crisofítas), Euglenophyta (euglenóides) e Pyrrophyta (dinoflagelados).
A classificação dos protozoários é feita
com base nas estruturas de locomoção que apresentam. Os protozoários podem se
locomover por pseudópodes, cílios e flagelos, embora haja também espécies sem locomoção. Os principais filos de protozoários são:
Os protozoários (grego protos = primeiro;
grego zoon = animal) formam um grupo numeroso, com uma grande variedade de
formas, adaptadas aos mais diferentes modos de vida. Eles ocorrem em
praticamente em todos os ambientes aquáticos e terrestres. Existem espécies
de vida livre e parasitas.
As células dos protozoários são chamadas de
“células-organismo”, pois são capazes de executar todas as funções que os
seres pluricelulares são feitas por células ou órgãos especializados.
Fonte: https://jucienebertoldo.com
Link para a vídeo aula:
Exercícios
01. Quais as características dos organismos pertencentes ao Reino
Protista?
02.
Qual a importância das algas unicelulares nos ecossistemas aquáticos?
03.
Por que as células dos protozoários são chamadas de “células organismos”?
04.
Dê exemplos de protozoários.
05.
Cite 3 doenças causadas por protozoários.
06.
Compare o Reino Monera com o Reino Protista.
07. (Vunesp-SP) 0 mal de Chagas é uma doença que afeta
grande número de pessoas em áreas rurais do Brasil. Sobre essa doença,
responda as seguintes questões:
a) Como essas pessoas são infectadas?
b) Qual o agente transmissor?
c) Qual órgão do corpo é afetado pelo agente
patogênico?
d) Qual a medida profilática para erradicar a
doença?
Leia o texto abaixo e após responda a questão 8.
Lagoa Azul está doente
Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam
discutindo a situação da saúde no município. A situação era mais grave com
relação a três doenças: doença de chagas, esquistossomose e ascaridíase
(lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias
propostas.
Proposta 1: promover uma campanha de vacinação.
Proposta 2: promover uma campanha de educação da
população a noções básicas de higiene, incluindo fervura da água.
Proposta 3: construir rede de saneamento básico.
Proposta 4: melhorar as condições de edificação das moradias
e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó.
Proposta 5: realizar campanha de esclarecimento sobre o
perigo de banhos em lagoas.
Proposta 6: aconselhar o uso controlado de
inseticidas.
Proposta 7: drenar e aterrar as lagoas do
município.
08. (Enem) Você sabe que a doença de Chagas é causada por
um protozoário (Tryponosoma
cruzi)
transmitido pela picada de insetos hematófagos (barbeiros). Das medidas
propostas no
texto Lagoa Azul está doente, as mais efetivas
na prevenção dessa doença são:
a) 1 e 2 b)
3 e 5 c) 4 e
6 d) 1 e
3 e) 2 e 3
Fonte: https://jucienebertoldo.com
Link para vídeos:
.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Informações adicionais sobre a
elaboração e entrega das atividades: os alunos que não conseguirem realizar as atividades com dúvidas ou
por conta do tempo entrar em contato com a professora pelo email
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Data da entrega: 29/05/2020
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
E mail onde o aluno deverá
entregar a atividade: ferrarina@yahoo.com.br ou anacarolinaferrari@professor.sp.gov.br
|
Total de visualizações de página
Páginas
segunda-feira, 18 de maio de 2020
BIOLOGIA - ANA CAROLINA - 3MA, 3MB e 3MC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: MARTA REGINA ROCHA Disciplina: PORTUGUÊS ...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: MONICA TIBE B I Disciplina: Eletiva- Cul Turismo Classes: 8º e 9º ANOS Data...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: FABIANA X.R.DOMINGUES Disciplina: ARTE Classes: 9ºA...
-
-
PROJETO DE VIDA 9º ano - ENSINO FUNDAMENTAL Professora Amélia Natalina Constante Garcia - 2021 Responda em seu Diário de Bordo Questão 1 ...
-
-
PLANO DE AULA DE ARTE Estamos vivendo um período de aulas e ações diferentes das que conhecíamos. As aulas presenciais agora são substit...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: Cláudio Disciplina: Geografia ...
-
ATIVIDADE DE BIOLOGIA - 2° BIMESTRE 1°M A, B e C / 2°M A, B e C / 3°M A e B PROF. ALCIDES 1) Nossa casa, nosso lixo. Com...
-
Plano de aula não presencial EE Rodrigues Alves Professor: RENATO SAIFI Disciplina: SOCIOLOGI...
Nenhum comentário:
Postar um comentário