Alunos,
Estamos
iniciando o 4° Bimestre. e para aquecer vamos fazer uma breve retomada de um
conteúdo do 3° Bimestre! Peguem seus materiais, organizem um espaço confortável
e bons estudos!
🎵🎵🎵
SUGESTÃO: Você que gosta de estudar ouvindo
música, que tal ouvir uma música deste período? O site abaixo traz boas referências! Note que muitas são reproduzidas até hoje!
https://maistocadas.mus.br/1940/
Plano
de aula não presencial E.
E Rodrigues Alves |
|
Professora: Hivana |
Disciplina: História |
Classes: 9ºAno A e D |
Data: 08 a 17/10 |
Objetivos das aulas: Compreender a importância do nazismo e da
resistência judaica e das ideias ali expressas por meio de questionamentos a
respeito de: quem a produziu, em que contexto foi produzida, como seus
contemporâneos a entenderam e qual foi sua importância na dinâmica do
processo histórico. |
|
Habilidades das aulas: EF09HI13: Descrever e contextualizar os
processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados
totalitários e as práticas de extermínio. (como o holocausto) |
|
Conteúdo da aula: Nazismo e
resistência judaica |
|
Roteiro da atividade: “O documento que você vai ler é importante para a
análise da resistência dos judeus ao extermínio em massa que estava sendo
realizado pelas forças nazistas. Para compreender em que contexto o documento
foi produzido, leia inicialmente as informações a seguir: Em maior de 1940, após a derrota para a Alemanha
nazista, o Norte da França foi ocupado pelos alemães; Paris foi ocupada em 14
de junho. A França não ocupada ficou sob o governo de Vichy, sob a liderança
do Marechal Henri-Philippe Pétain. O governo de Vichy adotou uma política de colaboração
com os vencedores. Durante a guerra, a cidade de Lyon ficou sob o governo de
Vichy e tornou-se um dos principais centros da resistência francesa. Contudo,
em novembro de 1942, após os franceses da zona não ocupada recusarem-se a
lutar ao lado dos nazistas contra os ingleses e os estadunidenses, houve a
ocupação de todo o território francês pelos alemães. Assim, este documento
foi escrito por judeus de Lyon durante a ocupação por forças nazistas, quatro
meses antes do Dia D (06 de junho de 1944), a grande ofensiva aliada que desembarcou
na Normandia e libertou os franceses do domínio alemão”. |
|
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das
atividades: Não se esqueçam da identificação: Nome,
número e ano. Qualquer dúvida entre em contato pelo
Whatsapp ou pelo e-mail:hivanamara@prof.educacao.sp.gov.br |
|
Data da entrega: 17/10/2021 |
|
E-mail onde o aluno deverá entregar a atividade: hivanamara@prof.educacao.sp.gov.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário