Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

HISTÓRIA - 9º ANO B e C - ATIVIDADE AVALIATIVA 3º BIMESTRE PROF. JOSÉ AUGUSTO

 

ESCOLA ESTADUAL RODRIGUES ALVES – 20/09/2021

 ATIVIDADE AVALIATIVA DE HISTÓRIA – 3º BIMESTRE – PROF. JOSÉ AUGUSTO

 Leia com atenção as questões abaixo e depois preencha o gabarito com as alternativas escolhidas (só existe uma alternativa correta). Enviar o gabarito respondido para o email: josefonseca@prof.educacao.sp.gov.br

 1- A Segunda Grande Guerra (1939-1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando:

a) Os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos.

b) Os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África.

c) Os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor.

d) Os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia.

 2- Leia com atenção o texto abaixo:

 

"COMEÇO DA GUERRA

Quando a Alemanha estiver armada até os dentes

Uma grande injustiça lhe acontecerá

E o tocador de tambor fará sua guerra.

Vocês, porém, defenderão a Alemanha

Em terras estranhas, de vocês desconhecidas

E lutarão contra homens seus iguais.

O tocador de tambor soltará disparates sobre liberdade

Mas a opressão no país será sem igual.

E ele poderá vencer todas as batalhas

Exceto a última,

Quando o tocador de tambor perder sua guerra

A Alemanha ganhará a sua."

(BRECHT, Bertolt. Poemas. 1913-1956. SP: Brasiliense, 1987, p. 145)

 

Bertolt Brecht foi um dos maiores dramaturgos da Alemanha contemporânea. Perseguido pelos nazistas viveu entre 1933 e 1949 no exílio em Paris, Praga, Helsinque, Moscou e Nova York até seu retorno para a Alemanha. Suas peças de teatro e seus poemas são importantes referências na literatura contemporânea.

Considerando o poema, podemos deduzir que para Bertolt Brecht a (o):

a) Vitória alemã na segunda guerra seria importante para a consolidação da liberdade.

b) Derrota do projeto expansionista nazista traria benefícios para a própria Alemanha.

c) Contato com outros povos favoreceria a consolidação de um desejo de paz entre os soldados alemães.

d) Propaganda nazista sobre a liberdade dos alemães representava uma verdade parcial.

 3- No texto a seguir, Hannah Arendt expressa sua perplexidade quanto à Alemanha nazista:

“É muito perturbador o fato de o regime totalitário, malgrado o seu caráter evidentemente criminoso, contar com o apoio das massas.”

Essa circunstância histórica pode ser explicada pelo (a):

a) monopólio econômico dos judeus durante a Segunda Guerra.

b) ausência de um processo de identificação entre o líder totalitário e as massas.

c) reflexo da situação de prosperidade econômica na Alemanha, logo após a Primeira Guerra.

d) utilização da máquina de propaganda política nazista aliada à censura aos opositores do regime.

 4- Leia atentamente:

“No caso de Hiroshima, trata-se da catástrofe mais concentrada que já se abateu sobre os homens. Numa passagem de seu diário, o Dr. Hachiya [que testemunhou o fato] pensa em Pompéia. Mas nem mesmo esta oferece termo de comparação. Sobre Hiroshima se abateu uma catástrofe que foi planejada e executada com a maior precisão por seres humanos. A ‘natureza’ está fora do jogo.”

Canetti, Elias. A Consciência das Palavras. SP: Companhia das Letras, 1990.

O texto refere-se à explosão atômica:

a) Com a qual os EUA conseguiram a capitulação dos japoneses, último núcleo de resistência do Eixo, ao fim do conflito mundial ocorrido entre 1939-45.

b) Que funcionou como demonstração do poder militar americano, para intimidar a China que havia aderido ao bloco comunista no fim da Segunda Guerra.

c) Cujo objetivo foi colocar fim ao conflito dos EUA com o Vietnã, onde os guerrilheiros locais impunham derrotas sistemáticas aos soldados americanos.

d) Resultante do bombardeio promovido pelos EUA, durante o Segundo Conflito Mundial, a Pearl Harbor, base militar japonesa onde era desenvolvida a bomba de hidrogênio.

 5- O Dia “D” durante a II Guerra Mundial ocorreu quando:

a) Hitler suicidou-se;

b) A frente aliada desembarcou na Normandia, norte da França, no dia 6 de junho de 1944, anulando as forças alemãs estacionadas no norte da Europa, avançando pelo continente e apertando o cerco sobre o Terceiro Reich;

c) A frente aliada desembarcou na Normandia, norte da França, no dia 6 de junho de 1945, anulando as forças alemãs estacionadas no norte da Europa, avançando pelo continente e apertando o cerco sobre o Terceiro Reich;

d) A frente aliada desembarcou na Inglaterra no dia 06 de junho de 1945, derrotando o exército alemão;

 6- Sobre o fascismo italiano e o nazismo alemão, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Os fascistas italianos se opunham ao conceito de lutas de classes marxistas: pregavam a união dos trabalhadores com os capitalistas sob a direção do Estado.

b) O fascismo italiano e o nazismo alemão conquistaram o respaldo de muitos setores da população, conseguindo financiamento junto à alta burguesia.

c) O fascismo não foi um fenômeno político, social e ideológico exclusivamente italiano.

d) A ação do Estado nacional – socialista, na economia nazista visava, principalmente, atender às necessidades da população, apostando na dissolução da propriedade privada.

 7- Durante a 2ª guerra mundial, a França de “Vichy”, identificada no mapa, caracterizou-se por:

Fonte: Atlas da História do Mundo, Folha de São Paulo, 1995. P.268.

a) ser um território dominado e administrado diretamente pelos oficiais nazistas, sem qualquer participação de franceses.

b) ser uma trincheira contra a “Blitz Krieg” (Guerra Relâmpago) efetivada pela Alemanha, na Europa.

c) representar um território de absoluta neutralidade em relação à guerra, onde não foi permitido o trânsito de tropas beligerantes.

d) ter um governo subordinado aos interesses nazistas, que permitia o trânsito de tropas alemãs em seu território.

 8- Apesar de possuírem zonas de influência no mundo, alguns países estavam insatisfeitos e, aliados, entraram na 2ª Guerra Mundial. Esses países eram:

a) Japão, Espanha e Itália.

b) Estados Unidos, Itália e Inglaterra.

c) Alemanha, Itália e Japão.

d) França, Inglaterra e Itália.

9- A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana.

Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão:

a) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.

b) o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.

c) a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.

d) a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.

 10- A respeito do período anterior ao início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), é correto afirmar que:

a) o fracasso do pacto de não agressão, entre a URSS e a Alemanha precipitou a ofensiva germânica, que invadiu a Polônia, dando início à guerra.

b) com a intervenção militar da Itália e da Alemanha na Guerra Civil Espanhola, apoiando Franco, as nações europeias romperam relações diplomáticas com esses países.

c) o Anschluss, ocorrido em 1938, sob a alegação de necessidade de formação de uma única nação ariana, acarretou a expulsão da Alemanha da Liga das Nações.

d) diante da política expansionista alemã, Inglaterra e França acreditavam que a política de apaziguamento seria a única saída para impedir o avanço do socialismo.

 11- O Nazismo e o Fascismo surgiram:

a) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos e socialistas.

b) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização, após a Primeira Guerra Mundial.

c) da esperança de conseguir estabilidade na união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas.

d) com a instituição do parlamentarismo da Itália e na Alemanha, agregando partidos populares.

12- A Operação Barbarossa, iniciada a partir de junho de 1941 pela Alemanha Nazista, organizou a invasão de qual país:

a) França

b) Polônia

c) Áustria

d) União Soviética

 

 GABARITO:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 DATA PARA ENTREGA: 26/09/2021

Email: josefonseca@prof.educacao.sp.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS