Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Lingua Inglesa - Professora Lia

 

Plano de aula  E.E.Rodrigues Alves

Professor: Teolia Abilia Vilasanti Ruiz

Disciplina: Língua Inglesa

Classes: 7 C  D            8 A B C D            9 A B C D

Data: 02 a 13 de agosto

Objetivo da aula:

Funções e usos da língua inglesa

Compreensão de textos orais

Listening

Habilidade da aula: EF09LI01, EF09LI02, EF09LI09, EF09LI13

Conteúdo da aula:  Fonemas / International Phonetic Alphabet

 Os fonemas são unidades sonoras que se combinam e formam sílabas que são percebidas pela nossa audição. Os fonemas fazem parte do sistema de sons de uma língua. 

Os fonemas são classificados em:

  • vogais;
  • semivogais;
  • consoantes.

Os fonemas são produzidos pelos diferentes movimentos do nosso aparelho fonador (boca, língua, palato, cordas vocais, fossas nasais, dentes,...) em conjunto com o ar que sai dos pulmões. Conforme a vibração das cordas vocais podem ser classificados em sonoros ou surdos.

Os fonemas sonoros ocorrem quando há vibração das cordas vocais: /z/ /v/ /j/ /d/ /g/.
Os fonemas surdos ocorrem quando não há vibração das cordas vocais: /f/ /s/ /x/ /t/ /k/.

Fonemas e letras

É essencial distinguir os conceitos de fonema e letra. Conforme referido, um fonema é uma abstração sonora, o som da letra. A letra é a representação escrita dessa unidade sonora. Para ser escrito o fonema - e não a letra - está convencionado o uso das barras oblíquas na transcrição fonológica: /  / ou  [  ]

Letras: f   s   x   m   t   d   j
Fonemas: /f/   /s/   /x/   /m/   /t/   /d/   /j/

A relação entre os fonemas e as letras não é direta. Um fonema pode ser representado por várias letras, como o fonema /z/ que pode ser representado pelas letras z (azar), s (mesa) e x (exemplo). Também uma letra pode representar diferentes fonemas, como a letra x, que representa os fonemas /s/ (máximo), /ʃ/ (xarope), /z/ (exame) e /kz/ (táxi). 

Alfabeto Fonético Internacional ( IPA)

Aprender os símbolos do AFI ajudará você a falar com mais clareza e naturalidade. Memorize-os, concentrando-se especialmente nos sons que não estão presentes na sua língua materna. Tente aprender os símbolos gradualmente, pouco a pouco. Quando você procura uma palavra no dicionário, pode ler a transcrição fonética que geralmente pode ser encontrada entre parênteses depois da palavra em si. Além disso, preste atenção às diferenças de pronúncia entre inglês britânico e inglês americano. Aprenda a pronúncia que corresponde ao estilo de inglês que você está interessado em aprender.

Por fim, preste atenção ao “estresse. O AFI indica o acento principal com um / / na frente da sílaba que é estressada. O acento secundário é indicado por /, / na frente da sílaba em questão. Finalmente, um /./ indica uma interrupção em uma sílaba. Para entender como enfatizar corretamente as sílabas inglesas, comece com palavras que você já sabe pronunciar bem. Procure-as no dicionário e verifique onde está a tensão na transcrição fonética. Dessa maneira, você pode aprender como aplicar os mesmos princípios e tonalidade a novas palavras.

 

                                           



                             

         

 

 

Informações adicionais:

https://www.youtube.com/watch?v=36KQTSrunbo

https://www.youtube.com/watch?v=5A6gY5IWbpk&t=336s

 

                                                                                                            

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS