Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 10 de agosto de 2021

7º ANOS A e B - HISTÓRIA - Professora Cristiane

 

ATENÇÃO

NÃO enviem mais atividades pertinentes ao 1º ou 2º Bimestre. Elas não poderão ser consideradas para fins de avaliação. As notas destes bimestres não podem ser mais alteradas. Concentrem-se em atingir média azul (mínimo de 5,0) e frequência superior a 75% no 3º e 4º Bimestres. Segue abaixo o quadro de apresentação do 3º Bimestre e as tarefas da primeira quinzena de AGOSTO a serem realizadas.

 

PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE

HISTÓRIA – Cristiane Dantas – 7º Anos A e B

02/08 a 08/10

Quando serão postadas as atividades?

Sempre as TERÇAS-FEIRAS, possivelmente de 15 em 15 dias

Quais serão nossos meios de interação INDIRETA?

Nossa interação ocorrerá por meio do BLOG ou GOOGLE SALA DE AULA

Quais serão nossos meios de interação DIRETA?

Nossa interação será feita na ESCOLA, em AULA PRESENCIAL

Como devo enviar minhas atividades?

 

A entrega de atividades pode ser feita PRESENCIALMENTE, quando o aluno estiver escalado para aula ou ONLINE, pela plataforma Google Sala de Aula ou por envio ao E-mail da Professora:

cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br

Como será o critério de avaliação?

 

A NOTA SERÁ COMPOSTA DA SEGUINTE FORMA:

- Diferentes atividades, sempre valendo de 0 a 10,0. A média final será feita a partir da somatória dos valores obtidos nestas atividades, dividida pelo número de atividades propostas.

- NOTA EXTRA – 1,0 ponto a mais na média - para aqueles que realizarem 100% das atividades do CMSP

A FREQUÊNCIA será apurada com base nos seguintes elementos:

-- SEMANA PRESENCIAL - Presença na semana de seu grupo de rodízio

- SEMANA NÃO PRESENCIAL - Realização das atividades do Blog/Google Sala de Aula.

Informações adicionais ao aluno

 

IMPORTANTE

1. Sempre que for enviar suas atividades, identifique-se adequadamente e identifique a atividade que está devolvendo.

2. A respostas podem ser DIGITADAS e enviadas como anexo ou MANUSCRITAS, fotografadas e enviadas como anexo. Se for enviar fotos, faça a atividade a caneta e com letra legível e tire uma foto bem nítida.

3. Cumpra os prazos de entrega estipulados. Nenhuma atividade entregue após 20/09 será considerada para fins de avaliação.

 

 

POSTAGEM 1 - Nota e Frequência para 1ª e 2ª Semanas de AGOSTO

- Leia o texto que segue

- Faça as questões propostas em seu caderno

- Copie suas respostas no GOOGLE FORMS cujo link segue abaixo e envie

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSey_hE-4n53v9BESKq7mwhabEohDqSXV40nSgeQo7h1qejefw/viewform

- Enviar respostas até 17/08

 

A AMÉRICA ANTES DOS EUROPEUS

 

Área de dominação espanhola

A área dominada na América pelos espanhóis apresentou como principal característica seu avançado estado de organização. Na América Espanhola resplandeceram grandes civilizações, cuja organização espantou, mas não demoveu os dominadores de sua destruição. Entre tais civilizações destacamos os Maias, os Astecas e os Incas.

 

OS MAIAS

O povo maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, HondurasPenínsula de Yucatán (região sul do atual México). Viveu nestas regiões entre os séculos IV a.C e IX a.C.  Entre os séculos IX e X, os toltecas invadiram o território e dominaram a civilização maia. Os Maias nunca chegaram a formar um império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos. As cidades maias formavam o núcleo político e religioso da civilização e eram governadas por um estado teocrático. O imperador maia era considerado um representante dos deuses na Terra. A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesãos e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos.  Apesar de extinta, a civilização maia deixou um grande legado cultural que inclui: construções, arte, escrita, conceitos matemáticos e astronômicos e um famoso calendário.

 

OS ASTECAS

Povo guerreiro, os astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI, onde fundaram a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco.

Sua sociedade era hierarquizada e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população, que era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides). 

Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por aproximadamente 500 cidades, que pagavam altos impostos a ele. O império começou a ser destruído em 1519 com as invasões espanholas. Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. O artesanato era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. A religião era politeísta, pois cultuavam diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada. A escrita era representada por desenhos e símbolos. O calendário maia foi utilizado com modificações pelos astecas. Desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia. Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam, que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.

 

OS INCAS

A Civilização Inca desenvolveu-se na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade sagrada de Cuzco. Foram conquistados e dominados pelos espanhóis no ano de 1532. O imperador, conhecido por Sapa Inca, era considerado um deus na Terra.

A sociedade era extremamente hierarquizada e classe mais baixa (artesãos e os camponeses) pagava altos tributos ao rei em mercadorias ou com trabalhos em obras públicas. Na arquitetura, desenvolveram várias construções com enormes blocos de  pedras encaixadas, como templos, casas e palácios. A cidade de Machu Picchu foi descoberta somente em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana desta sociedade. A agricultura era extremamente desenvolvida, pois plantavam nos chamados terraços (degraus formados nas costas das montanhas). Plantavam e colhiam feijão, milho (alimento sagrado) e batata. Construíram canais de irrigação, desviando o curso dos rios para as aldeias. A arte destacou-se pela qualidade dos objetos de ouro, prata, tecidos e jóias. Domesticaram a lhama (animal da família do camelo) e utilizaram como meio de transporte, além de retirar a lã, carne e leite deste animal. Além da lhama, alpacas e vicunhas também eram criadas. A religião tinha como principal deus o Sol (deus Inti). Porém, cultuavam também animais considerados sagrados como o condor e o jaguar. Acreditavam num criador antepassado chamado Viracocha (criador de tudo). Criaram um interessante e eficiente sistema de contagem: o quipo. Este era um instrumento feito de cordões coloridos, onde cada cor representava a contagem de algo. Com o quipo, registravam e somavam as colheitas, habitantes e impostos. Mesmo com todo desenvolvimento, este povo não desenvolveu um sistema de escrita.

 

ASTECAS, MAIAS E INCAS

 

 
Área de dominação portuguesa
 

A área dominada na América pelos portugueses apresentou como principal característica um estado organização social tribal. Eram tantas as tribos aqui presentes, que os colonizadores tiveram dificuldades de classificá-las. No princípio chamaram os índios do litoral de Tupis e os do interior de Tapuias. Só no século XIX as tribos foram agrupadas por tronco linguístico. O primeiro inventário dos nativos brasileiros só é feito em 1884, pelo viajante alemão Karl von den Steinen, que registra a presença de quatro grupos ou nações indígenas: os Tupi-guarani, os Macro-jê, os Caribe e os Aruaque. Sua classificação foi feita com base na análise das línguas faladas por tais grupos.

 

TUPI-GUARANI

Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na parte litorânea brasileira, foram os primeiros índios a ter contato com os portugueses que aqui chegaram.  Essas tribos eram especialistas em caça, eram ótimos pescadores, além de desenvolver bem a coleta de frutos.

 

Raramente eram encontrados no litoral, com exceção de algumas tribos na serra do mar, eles eram encontrados principalmente no planalto central, neste contexto destacavam-se as tribos ou grupos: timbira, aimoré, goitacaz, carijó, carajá, bororó e botocudo.

Esses grupos indígenas viviam nas proximidades das nascentes de córregos e rios, basicamente da coleta de frutos e raízes e da caça. Esses grupos só vieram ter contato com os brancos no século XVII, quando os colonizadores adentraram no interior do país.

 

CARIBE

Grupos indígenas que habitavam a região onde hoje compreende os estados do Amapá e Roraima, chamada também de baixo amazonas, as principais tribos são os atroari e vaimiri, esses eram muito agressivos e antropofágicos, isso significa que quando os índios derrotavam seus inimigos, eles os comiam acreditando que com isso poderiam absorver as qualidades daqueles que foram derrotados.  O contato dessas tribos com os brancos ocorreu no século XVII, com as missões religiosas e a dispersão do exército pelo território.

 

ARUAQUE

Suas principais tribos eram aruã, pareci, cunibó, guaná e terena, estavam situados em algumas regiões da Amazônia e na ilha de Marajó, a principal atividade era os artesanatos cerâmicos.

 

OS ÍNDIOS BRASILEIROS



 

REFLETINDO SOBRE O TEXTO:

Depois de ler o texto de apoio, faça as atividades que seguem em seu CADERNO para VISTO.

1. Indique em que países da atualidade ficavam as civilizações Maia, Asteca e Inca.

2. Na descrição dos Astecas, que característica chama mais sua atenção.

3. Na descrição dos Incas, que característica chama mais sua atenção.

4. Quando e a partir de critérios o mapa - OS ÍNDIOS BRASILEIROS foi produzido? Observe o mapa sobre a divisão tribal do Brasil e responda:

a) Que grupo predomina no Litoral?

b) Que grupo predomina no Interior?

c) Que grupos estão presentes da região norte ou Amazônica?

5. Que diferenças podemos estabelecer entre os nativos da área de dominação espanhola e da área de dominação portuguesa?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS