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terça-feira, 10 de agosto de 2021

6º ANOS - HISTÓRIA PROFESSORA CRISTIANE

 

ATENÇÃO

NÃO enviem mais atividades pertinentes ao 1º ou 2º Bimestre. Elas não poderão ser consideradas para fins de avaliação. As notas destes bimestres não podem ser mais alteradas. Concentrem-se em atingir média azul (mínimo de 5,0) e frequência superior a 75% no 3º e 4º Bimestres. Segue abaixo o quadro de apresentação do 3º Bimestre e as tarefas da primeira quinzena de AGOSTO a serem realizadas.

 

PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE

HISTÓRIA – Cristiane Dantas – 6º Anos A, B e C

02/08 a 08/10

Quando serão postadas as atividades?

Sempre as TERÇAS-FEIRAS, possivelmente de 15 em 15 dias

Quais serão nossos meios de interação INDIRETA?

Nossa interação ocorrerá por meio do BLOG ou GOOGLE SALA DE AULA

Quais serão nossos meios de interação DIRETA?

Nossa interação será feita na ESCOLA, em AULA PRESENCIAL

Como devo enviar minhas atividades?

 

A entrega de atividades pode ser feita PRESENCIALMENTE, quando o aluno estiver escalado para aula ou ONLINE, pela plataforma Google Sala de Aula ou por envio ao E-mail da Professora:

cristianedantas@prof.educacao.sp.gov.br

Como será o critério de avaliação?

 

A NOTA SERÁ COMPOSTA DA SEGUINTE FORMA:

- Diferentes atividades, sempre valendo de 0 a 10,0. A média final será feita a partir da somatória dos valores obtidos nestas atividades, dividida pelo número de atividades propostas.

- NOTA EXTRA – 1,0 ponto a mais na média - para aqueles que realizarem 100% das atividades do CMSP

A FREQUÊNCIA será apurada com base nos seguintes elementos:

-- SEMANA PRESENCIAL - Presença na semana de seu grupo de rodízio

- SEMANA NÃO PRESENCIAL - Realização das atividades do Blog/Google Sala de Aula.

Informações adicionais ao aluno

 

IMPORTANTE

1. Sempre que for enviar suas atividades, identifique-se adequadamente e identifique a atividade que está devolvendo.

2. A respostas podem ser DIGITADAS e enviadas como anexo ou MANUSCRITAS, fotografadas e enviadas como anexo. Se for enviar fotos, faça a atividade a caneta e com letra legível e tire uma foto bem nítida.

3. Cumpra os prazos de entrega estipulados. Nenhuma atividade entregue após 20/09 será considerada para fins de avaliação.

 

 POSTAGEM 1 - Nota e Frequência para 1ª e 2ª Semanas de AGOSTO

- Leia o texto que segue

- Faça as questões propostas em seu caderno

- Copie suas respostas no GOOGLE FORMS cujo link segue abaixo e envie

https://docs.google.com/forms/d/125CdtBLaw8aPVgmWD5I9POfIy56k4G480ZkR11dNsEs/edit

- Enviar respostas até 17/08

A ANTIGUIDADE E SEUS LEGADOS PARA HUMANIDADE

 

Com a invenção a ESCRITA, por volta de 3000 a.C., inicia-se o período da HISTÓRIA. A invenção da escrita é a culminância do longo processo de evolução da Humanidade durante o período anterior, a PRÉ-HISTÓRIA. Chamamos este primeiro período da História de Antiguidade ou Idade Antiga. Ele começa com a invenção da escrita e termina com a invasão e queda do IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE, no ano de 476. Durante este período, grandes civilizações surgiram e se expandiram pelo mundo. Estas civilizações criaram boa parte da cultura que utilizamos hoje. Com eles nasceram as CIDADES, os GOVERNOS, as RELIGIÕES, a ARTE, as DIVISÕES SOCIAIS, as LEIS, as GUERRAS, entre outras coisas. Entre estas civilizações destacamos:  na Europa – Grécia e Roma; na África – Egito e Fenícia, na Ásia – Mesopotâmia, além dos Hebreus e dos Persas. Neste texto, serão apresentadas as civilizações antigas da África – dispostas ao norte e da Ásia – dispostas no Oriente Médio.

 

A MESOPOTÂMIA – A primeira escrita, as primeiras cidades, as primeiras leis

A Mesopotâmia reunião sucessivas civilizações onde hoje é o Iraque. Ali, sumério, acádios, babilônicos fundaram as primeiras cidades, como Uruk, Lagash e Nínive. Foram entre eles que surgiu a primeira forma de escrita – a CUNEIFORME, uma mistura de símbolos e sinais, que era registrada em tábuas de argila. Foi durante o domínio dos babilônicos, que foi concebido o primeiro código de leis escrito de que se tem conhecimento – CÓDIGO DE HAMURÁBI, cujos preceitos se baseavam na “Lei de Talião” – Olho por olho, dente por dente. Os mesopotâmicos, também se destacaram por suas observações astronômicas, que condicionaram as primeiras formas de contagem do tempo. Estas observações eram feitas no topo de construções que eles chamavam de Zigurates.

 

O EGITO – O primeiro Governo Teocrático

O Egito Antigo povoa nossa imaginação até hoje. Isso ocorre porque esta antiga civilização nos legou as enormes Pirâmides que estão ainda hoje, quase intactas, no deserto do Saara. As pirâmides foram construções concebidas pelos egípcios antigos para abrigar os corpos mumificados de seus governantes – os Faraós. Foi a capacidade de organizar as tribos que viviam em meio ao deserto, a partir do uso das águas do Rio Nilo, que tornou o Faraó uma figura tão importante, que este se dizia um “Deus” ou filho dos “Deuses”. Os Faraós são os primeiros governantes que utilizaram a religião par justificar seu poder. Eles inauguram uma característica que marcaria quase todas as civilizações da antiguidade – o poder político chamado TEOCRACIA. TEO = Deus e CRACIA = Governo. Estes governantes eram muito respeitados e temidos porque faziam a população que dominavam acreditar que seu poder fora concedido pelos deuses.

 

OS FENÍCIOS – Navegadores e Comerciantes

Os Fenícios ocuparam a região do atual Líbano, no norte da África. A região era montanhosa e tinha solos pobres. Por isso, os fenícios, ao contrário das outras civilizações antigas, não se dedicaram a agricultura. Suas cidades ficavam próximas ao litoral e a região era rica em florestas de cedro. Assim, este povo começou a fabricar grandes barcos e navegava pelo Mar Mediterrâneo. Trocavam peças de artesanato em madeira e metal por alimentos produzidos por outras civilizações antigas e muitas vezes transportavam mercadorias para estes parceiros comerciais. Foram, portanto, os primeiros a se dedicar ao comércio e a navegação. Por causa destas atividades, precisando de uma forma prática de anotar suas transações, acabaram inventando a primeira forma de escrita totalmente representada por símbolos. São eles os inventores do primeiro alfabeto, representativo dos sons, isto é, fonético. As letras inventadas pelos fenícios chegaram, com as devidas modificações, até os nossos dias.

 

OS HEBREUS – A primeira Religião Monoteísta

Não há quem não os conheça. Os Hebreus formaram o primeiro povo a acreditar em apenas “um” Deus. Assim são considerados MONOTEÍSTAS – MONO = Um e TEÍSTA = Deus. Suas histórias estão presentes no livro mais lido pela humanidade, a “Bíblia”, que apresenta, do ponto de vista religioso, o surgimento da Terra, dos Seres Vivos em geral, dos Seres Humanos. Suas tradições orais, que foram posteriormente transcritas na primeira parte da Bíblia – o Velho Testamento – representam um dos primeiros ordenamentos jurídicos e morais da sociedades humanas. Hoje, seus descendentes, chamados “judeus” estão espalhados pelo mundo e também formam o país que chamamos de Israel.

OS PERSAS – O primeiro Império

Pouco se fala deste povo, que ocupava inicialmente o território em que hoje está o Irã. Mas os persas foram muito importantes. Seus domínios cresceram rapidamente e, saindo do território inicial, dominaram quase todos o Oriente Médio. Só foram derrotados quando chegaram a Europa, onde tentaram dominar a Grécia. Foi para vencê-los que as cidades gregas, muitas inimigas entre si, se uniram. O mais importante a dizer sobre os persas, contudo, não diz respeito ao seu exército poderoso, mas a capacidade de manter os domínios conquistados. Os persas permitiam que os dominados continuassem a viver dentro de suas tradições, desde que lhes pagassem impostos. Procuravam absorver o que as civilizações dominadas tinham de melhor, sempre agregando conhecimento. Foram a primeira civilização a criar um sistema de divisão territorial para melhor governar – as satrápias – que funcionavam como são hoje os estados. Um governo local, que era fiscalizado por funcionários diretamente ligados ao rei persa. Por causa da extensão e complexidade de seus domínios e cultura, os persas são considerados a primeira civilização da História a constituir, verdadeiramente, um Império.

 

REFLETINDO SOBRE O TEXTO

Depois de ler o texto de apoio, faça as atividades que seguem em seu CADERNO, para VISTO:

1. Indique que países são hoje as civilizações antigas citadas no texto.

2. Que acontecimento histórico marca o início da Antiguidade e qual marca o fim do período?

3. Por que as civilizações grega e romana são chamadas de “clássicas”?

4. Explique as afirmações abaixo:

a) “A maioria das civilizações da Antiguidade teve governos Teocráticos”.

b) “Apenas uma, entre as civilizações da Antiguidade apresentou-se, do ponto de vista religioso, Monoteísta”.

5. Anote ao lado de cada invenção ou tradição descrita abaixo, o nome de uma das civilizações ou povos da lista que seguem: EGÍPCIOS, HEBREUS, FENÍCIOS, PERSAS, MESOPOTÂMICOS

a) Cultuavam um único Deus, isto é, eram monoteístas ____________________

b) Primeira forma de escrita – a Cuneiforme ____________________

c) Divisão de seus domínios em províncias – Satrápias ____________________

d) Foram os primeiros comerciantes da História ____________________

e) Entre suas tradições estava a crença na vida após a morte e por isso mumificavam os corpos. ____________________

- Assista aos vídeos das aulas do CMSP de 02/06 – África na Antiguidade – Reino de Kush e de 09/06 – África na Antiguidade – Reino de Axum

- Realize a leitura do CAPÍTULO 5 DO LIVRO DIDÁTICO

- Faça as tarefas que seguem abaixo em seu caderno.

SOBRE O REINO DE KUSH, RESPONDA:

6. Onde ficava? Quais eram suas principais cidades? Em que atividades se baseava sua economia? Que produtos comercializavam?

7. Como podemos relacionar Kush ao Egito? Qual era importância das mulheres em Kush?

SOBRE O REINO DE AXUM, RESPONDA:

8. Onde ficava? Quais eram suas principais cidades?

9. Com quem estabeleceram relações comerciais?

10. Relacione o reino ao Cristianismo e ao declínio do reino.

 

 


 


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