Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 16 de junho de 2021

PORTUGUÊS - Prof. Nely - 7A

 

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: Nely

Disciplina: Português

Classes:

Data: 16/06/2021

Objetivo da aula: -Comparar a forma como o mesmo fato pode ser retratado em diferentes veículos de comunicação.

-Reconhecer a estrutura e finalidade de uma reportagem.

-Refletir sobre o uso de entrevistas em reportagens.

Habilidade da aula:

Conteúdo da aula: Notícia, reportagem e entrevista.

Fonte  : APOSTILA APRENDER SEMPRE Nº 2

Roteiro da atividade:

À pág. 6 da Apostila Aprender Sempre nº 2, nós podemos ler a notícia sobre a morte de Quino, o cartunista criador da Mafalda. Quino morreu no ano passado.

Sabem o que significa cartunista?...

Cartunista é o humorista gráfico, é o desenhista especializado em cartum.

Cartum é um dos tipos de humor gráfico caracterizado por retratar de forma crítica aspectos que envolvem o dia a dia de uma sociedade. Os cartuns são criados para entretenimento, comentário político ou publicidade.

Vocês conhecem esta personagem chamada Mafalda, criada pelo Quino??

Ela sempre aparecia nos jornais, fazendo algum comentário engraçado e importante. Mafalda era uma menininha de 6 anos de idade, cabeluda e bochechuda e que adorava questionar. Quino desenhou a Mafalda por 56 anos!!!

PRIMEIRA TAREFA: Façam uma rápida pesquisa no Google e encontrem a Mafalda. Leiam alguma tirinha com ela.

Após ter visto a Mafalda, leiam duas notícias que falam sobre a morte do Quino (o desenhista que a criou) à pág. 6

Vejam que as duas notícias falam da morte do Quino, mas de formas diferentes. Por favor, leiam com atenção! Qual das notícias você conseguiu entender com mais facilidade? 

Provavelmente, você entenderá com mais facilidade a segunda notícia, pois foi retirada do Jornal Joca, que é um jornal próprio para adolescentes, com uma linguagem apropriada para este público.

Respondam as questões da pág. 7.


REPORTAGEM E ENTREVISTA

Vocês concordam que uma reportagem fica bem mais legal com uma boa entrevista?

Na pág. 8 e 9, há uma reportagem com uma entrevista feita por uma menina de 10 anos. Ela faz uma entrevista com uns dos roteiristas do programa Bugados, do canal Globo. Leiam esta reportagem. 

E respondam as perguntas: pág. 9.



ATIVIDADE ESPECIAL

Agora, você será o jornalista!

Você vai fazer a entrevista.

Prepare a entrevista, seguindo estas etapas:

1. Escolha quem você irá entrevistar (alguém da família, amigo, algum professor...).

2. Planeje com antecedência as perguntas interessantes que você fará ao entrevistado.

3. Escreva as perguntas numa folha.

4. Não faça muitas perguntas.

5. Deixe o entrevistado (ou entrevistada) falar, pois escutar é uma habilidade importante para o jornalista.

6. Realize a Entrevista.

7. Registre por escrito e com cuidado as respostas da pessoa entrevistada. 

8. Passe à limpo a entrevista e envie por e-mail para mim, pois esta atividade será avaliada.


ATENÇÃO:

Vocês terão até o dia 30/06 para entregarem a Entrevista. Ok?


Abraços!!







 

 

 

 

 

Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

 

Data da entrega: Até 30/06

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

 nelizabete@prof.educacao.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS