EE Rodrigues
Alves |
|
Professor: ANA PAULA |
Disciplina: HISTÓRIA |
Classes: 1º ANO C |
Data: JUNHO |
Objetivo da aula: identificar as diferentes hipóteses sobre a
origem e as rotas de chegada dos primeiros seres humanos a América. Conhecer
os períodos da Pré-História Brasileira e relacioná-los aos da Pré-História
Europeia. |
|
Habilidade da
aula: identificar geograficamente as rotas de povoamento em território
americano. Identificar os espaços territoriais e os aportes culturais dos povos
originários. |
|
Conteúdo da aula: Pré- História Brasileira |
|
Roteiro da atividade: Ler
o texto Pré-História Brasileira, e responder as
perguntas do exercício. . ___________________________________________________ Pré -História Brasileira A presença humana
no território hoje ocupado pelo Brasil data de 12 mil anos, conforme
evidências arqueológicas. Ao menos duas diferentes rotas
migratórias contribuíram para o deslocamento na América pré-colombiana (antes
da chegada de Cristovão Colombo, em 1492). Os primeiros humanos surgiram
na África há 3,2 milhões de anos. Assim, é correto afirmar que os seres
humanos vieram daquele continente através de ondas migratórias. A corrente mais aceita é a
migração através da passagem do Estreito de Bering em diferentes períodos.
Desta maneira, os seres humanos chegaram ao Alasca e, de lá, partiram ao
restante do continente. Outra rota de deslocamento
seria a do Pacífico. Como a altura do mar era mais baixa e havia mais ilhas
ao longo do oceano, os seres humanos puderam vir navegando à Patagônia e à
região que hoje corresponde ao Brasil. Os
habitantes da pré-história brasileira são divididos em três grupos:
caçadores-coletores, povos agricultores e povos do litoral. 1. Caçadores-coletores
Viviam em quase todo o território
nacional entre 50 mil e 2,5 mil anos. Ocupavam do Sul ao Nordeste, habitavam
cavernas e a floresta, usavam arcos e flechas, boleadeiras e bumerangues
feitos de pedra. Alimentavam-se de carne de caça
de pequenos animais, peixes, moluscos e frutos. No Nordeste é possível
encontrar exemplos da arte rupestre destas pessoas que retratavam o
cotidiano, a guerra, a dança e a caça. No Sul, destaca-se os
"homens de Umbu" que viveram nos pampas gaúchos. Estes foram os
responsáveis pelo uso de arco e flecha que foi herdado pelos indígenas
brasileiros. 2. Povos do Litoral ou Sambaquis
Os povos do litoral ocupavam a costa brasileira desde o
Espírito Santo até o Rio Grande do Sul há 6 mil anos. Alimentavam-se,
basicamente, de frutos do mar, mas também eram coletores.
Os "homens dos sambaquis" eram sedentários,
pois não tinham necessidade de deslocar-se para buscar alimentos.
As conchas descartadas com as quais obtinham os moluscos
foram se amontoando e assim, foram aproveitados para construção de casas.
Estes são os principais vestígios para estudar este povo.
Também foram localizadas sepulturas nas
quais os corpos eram enterrados com vários objetos e pintados de vermelhos.
Isto significa que os "homens sambaquis" realizavam ritos
funerários e acreditavam numa outra vida.
3. Povos Agricultores
Viveram de 3,5 mil a 1,5 mil
anos atrás. Habitavam cabanas ou casas subterrâneas e eram conhecedores da
técnica da cerâmica. No Rio Grande do Sul foram
chamados de Itararés e no Sudeste e Nordeste de Tupis. Esses povos deram
origem às tribos indígenas do Brasil. Os tupis conheciam a
agricultura e por isso, eram sedentários. A cerâmica era usada para armazenar
alimentos e como urnas funerárias. Sítios
Arqueológicos Brasileiros
Sítio Arqueológico da
Pedra Pintada de Cocais Os sítios arqueológicos são
locais onde foram detectados a presença de seres humanos na pré-história. No Brasil, existem alguns sítios
arqueológicos e foram encontradas pinturas rupestres em vários locais nos
estados de Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba,
Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
No Boqueirão da Pedra Furada
(PI), um grupo de arqueólogos notificou a presença de facas, machados e
fogueiras com aproximadamente 48 mil anos. Na região da Lagoa Santa, em
Minas Gerais, foi encontrado um fóssil, de 12.500 a 13.000
anos. Estudos de datação apontaram que o fóssil
que foi batizado com o nome de Luzia era uma mulher que estava na faixa dos
20 anos quando morreu, tinha 1,5m de altura e possuía traços negroides, com
nariz largo e olhos arredondados. Essa
descoberta levou os cientistas a uma nova hipótese sobre o povoamento da
América. Ele teria sido feito por dois tipos humanos com características
físicas distintas: um tipo negroide, possivelmente o mais antigo, vindo da
Austrália ou das ilhas da Melanésia e da Polinésia e um grupo posterior, de
origem asiática que teria entrado na América pelo estreito de Bering, e que
acabou dominando o continente e dando origem aos indígenas atuais. Referências bibliográficas https://www.todamateria.com.br/ https://ensinarhistoria.com.br/
EXERCÍCIO Assinale a alternativa
correta.
01. As pesquisas históricas mais
recentes indicam que o berço do gênero humano foi a: (A) Europa (B) América (C) Ásia (D) África (E) Oceania 02. Explique as rotas
migratórias formuladas pelos especialistas para o povoamento da América. 03. A respeito de Luzia, o
crânio encontrado em Lagoa Santa (MG) no ano de 1975, assinale apenas a
alternativa que contem afirmativas corretas. I.
Luzia tinha traços negroides, como nariz largo e queixo saliente II.
O crânio demonstra que os primeiros habitantes da América já possuíam
costumes semelhantes aos dos indígenas que habitam atualmente o Brasil. III.
A descoberta do crânio de Luzia alterou as teorias sobre o povoamento da
América. a)
apenas I está correta. b)
I e II estão corretas. c)
II e III estão corretas. d)
I e III estão corretas. e)
I, II e III estão corretas. 04. Indique os períodos em
que se divide a pré-história brasileira e site suas principais
características. 05. O que são sítios
arqueológicos? Existem no Brasil? Aonde se localizam? LINKS PARA VIDEOAULA PARA AMPLIAR O
APRENDIZADO https://www.youtube.com/watch?v=V2LojygmlRI https://www.youtube.com/watch?v=S6d3YAIrC1g https://www.youtube.com/watch?v=TWbBYtWowaE |
|
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: 1-DEVEM SER ENVIADAS AS
PERGUNTAS E RESPOSTAS DO EXERCÍCIO 2-NO EXERCÍCIO
DEVE CONSTAR SEU NOME, NÚMERO E TURMA. 3- ENVIAR DUVIDAS PARA O
EMAIL ana.historia.ra@gmail.com |
|
Data máxima da entrega: 30/06/2021 |
|
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: ana.historia.ra@gmail.com |
Nenhum comentário:
Postar um comentário