EE
Rodrigues Alves |
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Professor: Ana Paula |
Disciplina:História |
Classes: 3º A-B-C |
Data: junho |
Objetivo da aula: Reconhecer a influência
do iluminismo na independência das colônias inglesas da América do Norte.
Compreender o processo de independência dos Estados Unidos da América. |
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Habilidade da aula: Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do
liberalismo. Identificar contextualizar as especificidades dos diversos
processos de independência nas Américas. |
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Conteúdo da aula: O Iluminismo e a Independência das 13 colônias da
América do Norte. |
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Roteiro da atividade: Ler
o texto,” Influências do
Iluminismo na América e a Independência dos Estados Unidos” e responder as
perguntas da atividade. ___________________________________________________ Influências do
Iluminismo na América e a Independência dos Estados Unidos Enquanto
na Europa prevalecia a vontade de mudanças em relação ao Antigo Regime, as
elites coloniais norte-americanas, desejando o fim das restrições ao comércio
com o Velho Mundo e influenciadas pelas ideias iluministas, passaram a
questionar o domínio metropolitano, iniciando um movimento de emancipação
política. A luta pela independência das 13 colônias inglesas, chamada por muitos
Revolução Americana, influenciou as demais colônias na América, que também
começaram a questionar a dominação das metrópoles. O domínio inglês sobre as
13 colônias Antes da
Independência, os EUA eram formados por treze colônias controladas pela
metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto
histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter
lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também
muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas
cobrados dos colonos norte-americanos. Colonização dos
Estados Unidos Para entendermos
melhor o processo de independência norte-americano é importante conhecermos
um pouco sobre a colonização deste território. Os ingleses começaram a
colonizar a região no século XVII. A colônia recebeu dois tipos de
colonização com diferenças acentuadas: Colônias do Norte: região colonizada por protestantes europeus, principalmente
ingleses, que fugiam das perseguições religiosas. Chegaram na América do
Norte com o objetivo de transformar a região num próspero lugar para a
habitação de suas famílias. Também chamada de Nova Inglaterra, a região
sofreu uma colonização de povoamento com as seguintes características:
mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e
produção para o consumo do mercado interno. Colônias do Sul: colônias como a Virginia, Carolina do Norte e do Sul e Geórgia
sofreram uma colonização de exploração. Eram exploradas pela Inglaterra e tinham
que seguir o Pacto Colonial. Eram baseadas no latifúndio, mão-de-obra
escrava, produção para a exportação para a metrópole e monocultura. Guerra dos Sete
Anos Esta guerra ocorreu
entre a Inglaterra e a França entre os anos de 1756 e 1763. Foi uma guerra
pela posse de territórios na América do Norte e a Inglaterra saiu vencedora. Mesmo assim, a
metrópole (Inglaterra) resolveu cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos
que habitavam, principalmente, as colônias do norte. Com o aumento das taxas
e impostos metropolitanos, os colonos fizeram protestos e manifestações
contra a Inglaterra. Metrópole aumenta
taxas e impostos A Inglaterra
resolveu aumentar vários impostos e taxas, além de criar novas leis
que tiravam a liberdade dos norte-americanos. Dentre estas leis podemos
citar: Lei do Chá (deu o monopólio do comércio de chá para uma
companhia comercial inglesa), Lei do Selo (todo produto que circulava na
colônia deveria ter um selo vendido pelos ingleses), Lei do Açúcar (os
colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas). Estas taxas e
impostos geraram muita revolta nas colônias. Um dos acontecimentos de
protesto mais conhecidos foi a Festa do Chá de Boston (The Boston Tea Party).
Vários colonos invadiram, à noite, um navio inglês carregado de chá e,
vestidos de índios, jogaram todo carregamento no mar. Este protesto gerou
uma forte reação da metrópole, que exigiu dos habitantes os prejuízos, além
de colocar soldados ingleses cercando a cidade. Primeiro Congresso
da Filadélfia Os colonos do norte
resolveram promover, no ano de 1774, um congresso para tomarem medidas diante
de tudo que estava acontecendo. Este congresso não tinha caráter
separatista, pois pretendia apenas retomar a situação anterior. Queriam o
fim das medidas restritivas impostas pela metrópole e maior participação na
vida política da colônia. Porém, o rei inglês
George III não aceitou as propostas do congresso, muito pelo contrário,
adotou mais medidas controladoras e restritivas como, por exemplo, as Leis
Intoleráveis. Uma destas leis, conhecida como Lei do Aquartelamento,
dizia que todo colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia,
alimento e transporte para os soldados ingleses. As Leis Intoleráveis geraram
muita revolta na colônia, influenciando diretamente no processo de
independência. Segundo Congresso
da Filadélfia Em 1776, os colonos
se reuniram no segundo congresso com o objetivo maior de conquistar a
independência. Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de
Independência dos Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra
não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de
Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados
Unidos com o apoio da França e da Espanha. Constituição dos
Estados Unidos Em 1787, ficou
pronta a Constituição dos Estados Unidos com fortes características
iluministas. Garantia a propriedade privada (interesse da burguesia), manteve
a escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os
direitos e garantias individuais do cidadão. Apesar de os Estados Unidos fundar sua Independência sobre a bandeira
da união e da igualdade, as mulheres ainda eram marginalizadas na
nascente República com relação aos seus direitos, por exemplo, direitos
políticos. BIBLIOGRAFIA
– FONTES História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI – Leandro Karnal.
São Paulo: Contexto, 2007. LINKS PARA
VIDEOAULA PARA AMPLIAR O APRENDIZADO https://www.youtube.com/watch?v=DVqC1gd1Gl0 História – Independência dos E.U.A ATIVIDADE 01. De que maneira as ideias iluministas
influenciaram na Independência dos Estados Unidos ? 02. No
século XVIII, a Inglaterra mantinha as treze colônias, porém implementaram
modelos diferentes de exploração e ocupação do território. Explique. 03. Os conflitos entre o
governo inglês e os colonos na América se acirraram a partir de 1763, quando
o governo da Inglaterra, entre outras medidas, decidiu aumentar o número de
impostos em suas colônias na América. Como a população das 13 colônias reagiu
a essa situação? 04. Disfarçados
de índios, um grupo de colonos, joga caixas de chá ao mar. O episódio, conhecido como a Festa do Chá
de Boston, ocorreu no dia 16 de dezembro de 1773. O que este acontecimento
significou para a história das Treze Colônias Inglesas da América? Qual foi a
reação da Metrópole diante da ousadia dos colonos? Festa
do Chá de Boston 05. Assinale abaixo a alternativa correta:
Um ponto comum do processo de colonização das áreas
portuguesa e espanhola, na América, assim como do sul das colônias inglesas americanas,
foi:
a)
A administração centralizada nas colônias. b) O intenso processo de catequização jesuítica. c) A utilização da mão de obra escrava. d) O predomínio da pequena propriedade agrícola. 06. Um novo país nascia, imbuídos de ideais iluministas. Na
prática, porém, todos os seus habitantes foram considerados cidadãos? . |
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Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: 1-DEVEM SER ENVIADAS AS
PERGUNTAS E RESPOSTAS DO EXERCICIO 2-NO
EXERCICIO DEVE CONSTAR SEU NOME,
NÚMERO E TURMA. |
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Data máxima da entrega: 31/05/2021 |
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E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: renato.sociologiara@gmail.com |
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