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quinta-feira, 17 de junho de 2021

 

 

Plano de aula não presencial

EE Rodrigues Alves

Professor: Ana Paula

Disciplina:História

Classes: 3º A-B-C

Data: junho

Objetivo da aula: Reconhecer a influência do iluminismo na independência das colônias inglesas da América do Norte. Compreender o processo de independência dos Estados Unidos da América.

Habilidade da aula:

Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo. Identificar contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas.

Conteúdo da aula: O Iluminismo e a Independência das 13 colônias da América do Norte.

Roteiro da atividade: Ler o texto,” Influências do Iluminismo na América e a Independência dos Estados Unidos” e responder as perguntas da atividade.

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Influências do Iluminismo na América e a Independência dos Estados Unidos

 

Enquanto na Europa prevalecia a vontade de mudanças em relação ao Antigo Regime, as elites coloniais norte-americanas, desejando o fim das restrições ao comércio com o Velho Mundo e influenciadas pelas ideias iluministas, passaram a questionar o domínio metropolitano, iniciando um movimento de emancipação política. A luta pela independência das 13 colônias inglesas, chamada por muitos Revolução Americana, influenciou as demais colônias na América, que também começaram a questionar a dominação das metrópoles.

 

O domínio inglês sobre as 13 colônias

  








 

Antes da Independência, os EUA eram formados por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra.

Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.

Colonização dos Estados Unidos

Para entendermos melhor o processo de independência norte-americano é importante conhecermos um pouco sobre a colonização deste território. Os ingleses começaram a colonizar a região no século XVII. A colônia recebeu dois tipos de colonização com diferenças acentuadas:

Colônias do Norte: região colonizada por protestantes europeus, principalmente ingleses, que fugiam das perseguições religiosas. Chegaram na América do Norte com o objetivo de transformar a região num próspero lugar para a habitação de suas famílias. Também chamada de Nova Inglaterra, a região sofreu uma colonização de povoamento com as seguintes características: mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o consumo do mercado interno.

Colônias do Sul: colônias como a Virginia, Carolina do Norte e do Sul e Geórgia sofreram uma colonização de exploração. Eram exploradas pela Inglaterra e tinham que seguir o Pacto Colonial. Eram baseadas no latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para a exportação para a metrópole e monocultura.

Guerra dos Sete Anos

Esta guerra ocorreu entre a Inglaterra e a França entre os anos de 1756 e 1763. Foi uma guerra pela posse de territórios na América do Norte e a Inglaterra saiu vencedora.

Mesmo assim, a metrópole (Inglaterra) resolveu cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos que habitavam, principalmente, as colônias do norte. Com o aumento das taxas e impostos metropolitanos, os colonos fizeram protestos e manifestações contra a Inglaterra.

Metrópole aumenta taxas e impostos

A Inglaterra resolveu aumentar vários impostos e taxas, além de criar novas leis que tiravam a liberdade dos norte-americanos. Dentre estas leis podemos citar: Lei do Chá (deu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa), Lei do Selo (todo produto que circulava na colônia deveria ter um selo vendido pelos ingleses), Lei do Açúcar (os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas).

Estas taxas e impostos geraram muita revolta nas colônias. Um dos acontecimentos de protesto mais conhecidos foi a Festa do Chá de Boston (The Boston Tea Party). Vários colonos invadiram, à noite, um navio inglês carregado de chá e, vestidos de índios, jogaram todo carregamento no mar.

Este protesto gerou uma forte reação da metrópole, que exigiu dos habitantes os prejuízos, além de colocar soldados ingleses cercando a cidade.

Primeiro Congresso da Filadélfia

Os colonos do norte resolveram promover, no ano de 1774, um congresso para tomarem medidas diante de tudo que estava acontecendo. Este congresso não tinha caráter separatista, pois pretendia apenas retomar a situação anterior. Queriam o fim das medidas restritivas impostas pela metrópole e maior participação na vida política da colônia.

Porém, o rei inglês George III não aceitou as propostas do congresso, muito pelo contrário, adotou mais medidas controladoras e restritivas como, por exemplo, as Leis Intoleráveis. Uma destas leis, conhecida como Lei do Aquartelamento, dizia que todo colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses. As Leis Intoleráveis geraram muita revolta na colônia, influenciando diretamente no processo de independência.

Segundo Congresso da Filadélfia

Em 1776, os colonos se reuniram no segundo congresso com o objetivo maior de conquistar a independência. Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América.

Porém, a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.

Constituição dos Estados Unidos

Em 1787, ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos com fortes características iluministas. Garantia a propriedade privada (interesse da burguesia), manteve a escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.

Apesar de os Estados Unidos fundar sua Independência sobre a bandeira da união e da igualdade, as mulheres ainda eram marginalizadas na nascente República com relação aos seus direitos, por exemplo, direitos políticos.

 

BIBLIOGRAFIA – FONTES

https://www.sohistoria.com.br

https://www.stoodi.com.br

História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI – Leandro Karnal. São Paulo: Contexto, 2007.

 

 


LINKS PARA VIDEOAULA PARA AMPLIAR O APRENDIZADO

https://www.youtube.com/watch?v=DVqC1gd1Gl0

História – Independência dos E.U.A

 


ATIVIDADE

01. De que maneira as ideias iluministas influenciaram na Independência dos Estados Unidos ?

02. No século XVIII, a Inglaterra mantinha as treze colônias, porém implementaram modelos diferentes de exploração e ocupação do território. Explique.

03. Os conflitos entre o governo inglês e os colonos na América se acirraram a partir de 1763, quando o governo da Inglaterra, entre outras medidas, decidiu aumentar o número de impostos em suas colônias na América. Como a população das 13 colônias reagiu a essa situação?

04. Disfarçados de índios, um grupo de colonos, joga caixas de chá ao mar.  O episódio, conhecido como a Festa do Chá de Boston, ocorreu no dia 16 de dezembro de 1773. O que este acontecimento significou para a história das Treze Colônias Inglesas da América? Qual foi a reação da Metrópole diante da ousadia dos colonos?

Festa do Chá de Boston

05. Assinale abaixo a alternativa correta:

 

Um ponto comum do processo de colonização das áreas portuguesa e espanhola, na América, assim como do sul das colônias inglesas americanas, foi:

 

a) A administração centralizada nas colônias.

b) O intenso processo de catequização jesuítica.

c) A utilização da mão de obra escrava.

d) O predomínio da pequena propriedade agrícola.

 

06. Um novo país nascia, imbuídos de ideais iluministas. Na prática, porém, todos os seus habitantes foram considerados cidadãos?

 

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Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

1-DEVEM SER ENVIADAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS DO EXERCICIO

2-NO EXERCICIO DEVE CONSTAR SEU NOME, NÚMERO E TURMA.

Data máxima da entrega: 31/05/2021

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: renato.sociologiara@gmail.com

 

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