Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 15 de junho de 2021

Atividade 04 – 2º Bimestre – 9º Ano A e 9º Ano D – Profª Hivana

 Olá Alunos do 9º Ano A e D, espero que estejam bem! Inverno chegando vamos fazer uma atividade para aquecer?! Espero que gostem e que seja divertido! Se cuidem! 🎧

Plano de aula não presencial

E. E Rodrigues Alves

Professora: Hivana

Disciplina: História

Classes: 9ºAno A e D

Data: 16 a 26/06

Objetivo da aula:

Conhecer as principais características do período denominado Era Vargas.

Conhecer o significado de conceitos de populismo e paternalismo.

Identificar os objetivos e o alcance das notícias nos meios de comunicação, principalmente o rádio.

 

Habilidade da aula:

EF09HI02: Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.

EF09HI06: Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).

 

Conteúdo da aula:

A Era Vargas.

 

Roteiro da atividade:

Daremos continuidade ao nosso estudo sobre o período do primeiro governo de Getúlio Vargas, dando ênfase para a importância dos meios de comunicação neste contexto histórico.

Vale lembrar:

Este conteúdo se encontra no Capítulo 06: “A Era Vargas” do nosso livro de História. (pág. 100)

Quem não tiver o livro, pode pesquisar pelo assunto na internet ou consultar outro livro didático.

Este conteúdo também foi trabalhado nas aulas do CMSP. Você pode usar o repositório para assistir as aulas novamente. Também trabalhamos nas aulas online (Meet)

 

Para esta atividade, vamos misturar um pouco de história com imaginação?

 

*No Brasil, o rádio atingiu seu auge nos anos 1930, como principal veículo de comunicação em massa. Nesta época o país era governado por Getúlio Vargas. Esse período foi chamado de “Era de Ouro do Rádio”, quando ele se popularizou e tornou-se um meio de entretenimento.

*Programa de Rádio: conceito

Quando nos referimos a um programa de rádio, estamos a fazer referência a uma série de emissões que se transmite por via radiofônica com uma certa periodicidade (todos os dias, uma vez por semana, etc).

Estase missões são identificadas por um título e tem certas temáticas em comum. Isto quer dizer que cada programa trata sobre questões mais ou menos preestabelecidas, o que implica uma espécie de pacto com os ouvintes. Dentro de um programa de rádio podem reconhecer-se diversos componentes. Em geral, cada emissão está segmentada em blocos, que são unidades temáticas separadas entre si por anúncios publicitários. Estas publicidades permitem obter rendimentos, já que as empresas pagam para emitir os seus anúncios e, deste modo, difundir as suas propostas entre os ouvintes do programa. Os programas de rádio podem ser realizados por um número variável de locutores, animadores, jornalistas e outros profissionais.

O rádio teve uma importância muito grande no contexto do golpe e do regime militar, vários momentos históricos foram transmitidos por esse meio de comunicação, o governo Vargas foi um dos que se utilizou dele para veicular propagandas e notícias das mais diversas. Neste período o rádio começa a fazer parte do cotidiano da população brasileira.

*O que é Podcast?

Podcast é uma forma de transmissão de arquivos multimídia na internet criados pelos próprios usuários. Nestes arquivos, as pessoas disponibilizam listas e seleções de músicas ou simplesmente falam e expõem suas opiniões sobre os mais diversos assuntos, como política, educação. Pense no podcast como um blog, só que ao invés de escrever, as pessoas falam. Podendo ser ouvidos a qualquer hora, os podcasts criam uma espécie de rádio virtual direcionada para assuntos específicos, ou seja, d acordo com as características de cada ouvinte. Além do mais, esses arquivos podem ser executados perfeitamente em um player portátil.

*Vamos para a nossa atividade!

*Objetivo: Desenvolver um Podcast no formato de um programa de rádio ativo durante o período chamado de Era Vargas :1930-1945.

*Duração mínima: 8 minutos

*Deve abordar: uma música do período, propagandas, uma notícia nacional e outra internacional

*Fiquem à vontade para pesquisar e desenvolver outros assuntos referentes a este período. Usem a imaginação!

Fontes:

https://conceito.de/programa-de-radio

https://www.tecmundo.com.br/internet/1252-o-que-e-podcast-.htm

http://memoriasdaditadura.org.br/

http://50anosde64.blogspot.com/2013/11/esta-no-ar-o-golpe-e-o-radio-de-64.html

 

Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

Se encontrar dificuldade em enviar o podcast por e-mail, podem enviar no privado do Whatsapp.

Não se esqueçam da identificação: Nome, número e ano.

Qualquer dúvida entre em contato pelo Whatsapp ou pelo e-mail:hivanamara@prof.educacao.sp.gov.br

 

Data da entrega:

26/06/2021

 

E-mail onde o aluno deverá entregar a atividade:

hivanamara@prof.educacao.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS