Plano de aula não presencial -
Fundamental EE
Rodrigues Alves |
|
Professor: RENATO SAIFI |
Disciplina: TECNOLOGIA |
Classes: 9º ANO C, D |
Data: MAIO 2021 |
Objetivo da aula: Perceber as
características de veiculação de conteúdo na Internet com objetivo propagandístico
com aparência de noticia. Identificar
a credibilidade das informações veiculadas pela web, analisando a partir de
critérios, que são indícios de credibilidade. |
|
Habilidade da aula: - Identificar conteúdo patrocinado e o influenciador digitais; Suas
características, publico alvo, tipo de influencia e finalidades de atuação. |
|
Conteúdo da aula: Influenciadores Digitais |
|
Roteiro da atividade: Ler
o texto “INFLUENCIADORES
DIGITAIS”, e responder as perguntas do exercício. Quando puder, assista ao video dos links na sessão: Para
ampliar o Conhecimento. __________________________________________________ INFLUENCIADORES
DIGITAIS Em
nossa ultima atividade, foi abordada a questão das “Fake News” e também o "falso
perfil", mecanismos através dos quais
se tenta influenciar ou manipular o comportamento e a opinião dos que
utilizam as redes sociais. Nessa
atividade será tratado um tema parecido. Youtubers.
Com o advento das redes sociais e sua popularização, mais pessoas puderam ter
acesso e até mesmo desenvolver conteúdos que quisessem na internet. Neste
cenário, em especial nas últimas décadas, surgiram os influenciadores
digitais. Essas pessoas criam canais e contas em redes sociais (Instagram,
Youtube, Facebook etc.) para discutir temas variados e são acompanhados por
muitos seguidores Mas o que é que faz um influenciador
digital e um Youtuber? Você já
conhece algum? Os influenciadores digitais têm como
características influenciar o
comportamento de seus seguidores, inclusive promovendo e induzindo-os a consumir ou adquirir produtos e serviços,
moldando também a maneira como
seus seguidores pensam ou agem em relação a um determinado conceito ou fato,
ou seja, influenciando na tomada de decisão ou comportamento dos seus
seguidores. Influenciadores digitais podem
atuar na esfera da vida política, no comportamento social, no mercado do
consumo, entre outras áreas, mas nem
sempre sua atuação é encarada pelos usuários das redes como a de
influenciador, sendo visto muitas vezes como uma pessoa comum que fala e
comenta fatos da vida. Segundo
Paloma, (FUNDUKLIAN,2021), influenciadores digitais podem ser classificados
em vários critérios: Tamanho do influenciador digital: Grandes
(entre 500.000 e 1 milhão de seguidores). Médios
(entre 100.000 e 500.000 de seguidores). Pequenos
(entre 10.000 e 100.000 de seguidores). Nanos
(entre 1.000 e 10.000 de seguidores). Tipo de influencia de um influenciador digital: Alcance: diz respeito ao potencial que um
influenciador tem de espalhar a sua mensagem. Ressonância: diz respeito ao quanto as pessoas estão
efetivamente passando a mensagem do influenciador adiante em seu segmento.. Relevância é a importância que o influenciador
digital tem dentro do seu segmento ou nicho. Ter
muitos inscritos não é garantia de ser um seguidor que tenha respeito ou
ética. Segundo a revista Carta Capital “O influenciador digital Júlio Cocielo
se tornou réu na Justiça de São Paulo em processo que o acusa de racismo. Em
novembro de 2013, postou: “Nada contra os negros, tirando a melanina…”. Um
mês depois, publicou: “O Brasil seria mais lindo se não houvesse frescura com
piadas racistas. Mas já que é proibido, a única solução é exterminar os
negros. A juíza Cecilia Pinheiro da Fonseca, da 3ª Vara Criminal de São
Paulo, aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público. Se condenado,
Cocielo pode enfrentar uma pena de dois a cinco anos de prisão. Ele tem
19,9 milhões de inscritos em seu canal no YouTube e 8 milhões de seguidores
em seu perfil no Twitter.”(2020). A
popularidade de um influenciador nem sempre é verdadeira. Em pesquisa
realizada (GRIEGER; BOTELHO, 2019 ), existe um ponto importante a ser
considerado quando se fala de influenciadores digitais ou de popularidade nas
redes, requer entender que atualmente a popularidade
é medida pela quantidade de seguidores, interações como curtidas e
comentários, por exemplo, mas que essa popularidade nas redes sociais
pode ser comprada. Existe um verdadeiro "mercado negro", no qual é possível encontrar aplicativos,
agências e até mesmo empresas com diversos dispositivos interligados que
realizam ações em massa sob comando de computadores, conhecidos como
"fazendor de likes". Estes são apenas alguns exemplos de como é
"fácil fazer sucesso nas redes". Com estes aparatos, obter
seguidores, curtidas, views (visualizações) e até mesmo comprar comentários
com elogios, por exemplo, fica muito mais fácil. Neste sentido é importante
refletir quanto à veracidade das informações nas redes sociais. Como confiar
nos números que vemos nos perfis? BIBLIOGRAFIA – FONTES Influenciador digital vira réu em processo
por racismo. Carta Capital, São Paulo, 15,
setembro 2020. Sociedade Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/influenciador-digital-vira-reu-em-processo-por-racismo/ Acesso em: 10 mai 2021. FUNDUKLIAN, P. 5 tipos de Influenciadores Digitais:
qual deles é o mais indicado para suas ações?.. Marketing de Influência . São
Paulo, 05.05.2021. Disponível em:
https://www.tramaweb.com.br/5-tipos-influenciadores-digitais/. Acesso em: 12
mai 2021 GRIEGER, Jenifer Daiane;
BOTELHO-FRANCISCO, Rodrigo Eduardo. Um
estudo sobre influenciadores digitais: comportamento digital e identidade em
torno de marcas de moda e beleza em redes sociais online. AtoZ: novas
práticas em informação e conhecimento, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 39-42, june
2019. ISSN 2237-826X. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67259>.
Acesso em: 20 may 2021. doi:http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v8i1.67259. https://bresscomunicacao.com.br/2020/04/como-classificar-influenciadores-digitais/ PARA AMPLIAR SEU CONHECIMENTO Influenciadores digitais em debate no Mídia em Foco. TV Brasil.
Disponível em: https://youtu.be/kAHadD-ClQE - EXERCÍCIO Após ler o texto “INFLUENCIADORES
DIGITAIS ”, responda as seguintes questões: 1) Cite uma característica de um
influenciador digital. 2) Aonde atua um influenciador
digital? 3) Um influenciador é sempre visto
como influenciador? De qual outra forma ele pode ser visto? 4) Quantos seguidores tem um
influenciados digital médio? 5) Cite um tipo de influencia de
um influenciador digital? 6) Ter muitos seguidores é prova de respeito á sociedade? 7) Como é medida a popularidade de um influenciador digital? 8)
Explique o que é um “fazedor de likes” |
|
Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: 1-DEVEM SER ENVIADAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS DO EXERCICIO 2-NO
EXERCICIO DEVE CONSTAR SEU NOME
COMPLETO, NÚMERO E TURMA. SE NÃO SOUBER O NUMERO
COLOQUE O NOME COMPLETO E A TURMA; 3- DUVIDAS- ENTRAR EM CONTATO PELO EMAIL: renato.tecnologiara@gmail.com |
|
Data máxima da entrega: 31/05/2021 |
|
E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: renato.tecnologiara@gmail.com |
Nenhum comentário:
Postar um comentário