Total de visualizações de página

Páginas

quinta-feira, 20 de maio de 2021

 

 

Plano de aula não presencial - Fundamental  

EE Rodrigues Alves

Professor: RENATO SAIFI

Disciplina: TECNOLOGIA

Classes: 9º ANO  C, D

Data: MAIO 2021

Objetivo da aula:

Perceber as características de veiculação de conteúdo na Internet com objetivo propagandístico com aparência de noticia.

Identificar a credibilidade das informações veiculadas pela web, analisando a partir de critérios, que são indícios de credibilidade.

Habilidade da aula:

- Identificar conteúdo patrocinado e o influenciador digitais; Suas características, publico alvo, tipo de influencia e finalidades de atuação.

Conteúdo da aula: Influenciadores Digitais        

Roteiro da atividade: Ler o texto INFLUENCIADORES DIGITAIS, e responder as perguntas do exercício.

Quando puder, assista ao video dos links na sessão: Para ampliar o Conhecimento.

__________________________________________________

 

INFLUENCIADORES DIGITAIS

 

Em nossa ultima atividade, foi abordada a questão  das “Fake News” e também o "falso perfil", mecanismos através dos quais  se tenta influenciar ou manipular o comportamento e a opinião dos que utilizam as redes sociais.

Nessa atividade será tratado um tema parecido. Youtubers. Com o advento das redes sociais e sua popularização, mais pessoas puderam ter acesso e até mesmo desenvolver conteúdos que quisessem na internet. Neste cenário, em especial nas últimas décadas, surgiram os influenciadores digitais. Essas pessoas criam canais e contas em redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook etc.) para discutir temas variados e são acompanhados por muitos seguidores Mas o que é que faz um influenciador digital e um Youtuber? Você já conhece algum?

Os  influenciadores digitais têm como características influenciar o comportamento de seus seguidores, inclusive promovendo e induzindo-os a consumir ou adquirir produtos e serviços, moldando também a maneira como seus seguidores pensam ou agem em relação a um determinado conceito ou fato, ou seja, influenciando na tomada de decisão ou comportamento dos seus seguidores. Influenciadores digitais podem atuar na esfera da vida política, no comportamento social, no mercado do consumo, entre outras áreas, mas nem sempre sua atuação é encarada pelos usuários das redes como a de influenciador, sendo visto muitas vezes como uma pessoa comum que fala e comenta fatos da vida. 

Segundo Paloma, (FUNDUKLIAN,2021), influenciadores digitais podem ser classificados em vários critérios:

Tamanho do influenciador digital:

Grandes (entre 500.000 e 1 milhão de seguidores).

Médios (entre 100.000 e 500.000 de seguidores).

Pequenos (entre 10.000 e 100.000 de seguidores).

Nanos (entre 1.000 e 10.000 de seguidores).

 

Tipo de influencia de um influenciador digital:

Alcance: diz respeito ao potencial que um influenciador tem de espalhar a sua mensagem.

Ressonância: diz respeito ao quanto as pessoas estão efetivamente passando a mensagem do influenciador adiante em seu segmento..

Relevância é a importância que o influenciador digital tem dentro do seu segmento ou nicho.

 

Ter muitos inscritos não é garantia de ser um seguidor que tenha respeito ou ética. Segundo a revista Carta Capital “O influenciador digital Júlio Cocielo se tornou réu na Justiça de São Paulo em processo que o acusa de racismo. Em novembro de 2013, postou: “Nada contra os negros, tirando a melanina…”. Um mês depois, publicou: “O Brasil seria mais lindo se não houvesse frescura com piadas racistas. Mas já que é proibido, a única solução é exterminar os negros. A juíza Cecilia Pinheiro da Fonseca, da 3ª Vara Criminal de São Paulo, aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público. Se condenado, Cocielo pode enfrentar uma pena de dois a cinco anos de prisão. Ele tem 19,9 milhões de inscritos em seu canal no YouTube e 8 milhões de seguidores em seu perfil no Twitter.”(2020).

 

A popularidade de um influenciador nem sempre é verdadeira. Em pesquisa realizada (GRIEGER; BOTELHO, 2019 ), existe um ponto importante a ser considerado quando se fala de influenciadores digitais ou de popularidade nas redes, requer entender que atualmente a popularidade é medida pela quantidade de seguidores, interações como curtidas e comentários, por exemplo, mas que essa popularidade nas redes sociais pode ser comprada. Existe um verdadeiro "mercado negro", no qual é possível encontrar aplicativos, agências e até mesmo empresas com diversos dispositivos interligados que realizam ações em massa sob comando de computadores, conhecidos como "fazendor de likes". Estes são apenas alguns exemplos de como é "fácil fazer sucesso nas redes". Com estes aparatos, obter seguidores, curtidas, views (visualizações) e até mesmo comprar comentários com elogios, por exemplo, fica muito mais fácil. Neste sentido é importante refletir quanto à veracidade das informações nas redes sociais. Como confiar nos números que vemos nos perfis?

 

BIBLIOGRAFIA – FONTES

 

Influenciador digital vira réu em processo por racismoCarta Capital, São Paulo, 15, setembro 2020. Sociedade Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/influenciador-digital-vira-reu-em-processo-por-racismo/ Acesso em: 10 mai 2021.

 

FUNDUKLIAN, P. 5 tipos de Influenciadores Digitais: qual deles é o mais indicado para suas ações?.. Marketing de Influência . São Paulo, 05.05.2021. Disponível em: https://www.tramaweb.com.br/5-tipos-influenciadores-digitais/. Acesso em: 12 mai 2021

 

 

GRIEGER, Jenifer Daiane; BOTELHO-FRANCISCO, Rodrigo Eduardo. Um estudo sobre influenciadores digitais: comportamento digital e identidade em torno de marcas de moda e beleza em redes sociais online. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 39-42, june 2019. ISSN 2237-826X. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67259>. Acesso em: 20 may 2021. doi:http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v8i1.67259.

 

 

https://bresscomunicacao.com.br/2020/04/como-classificar-influenciadores-digitais/

 

 


PARA AMPLIAR SEU CONHECIMENTO

 

 

Influenciadores digitais em debate no Mídia em Foco. TV Brasil. Disponível em:

 

https://youtu.be/kAHadD-ClQE

 

                                                                                                                                                             

-

 

EXERCÍCIO

 

 Após ler o texto “INFLUENCIADORES DIGITAIS ”, responda as seguintes questões:

 

1) Cite uma característica de um influenciador digital.

2) Aonde atua um influenciador digital?

3) Um influenciador é sempre visto como influenciador? De qual outra forma ele pode ser visto?

4) Quantos seguidores tem um influenciados digital médio?

5) Cite um tipo de influencia de um influenciador digital?

6) Ter muitos seguidores é prova de respeito á sociedade? 

7) Como é medida a popularidade de um influenciador digital? 

8) Explique o que  é um “fazedor de likes”

 

Informações adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades:

1-DEVEM SER ENVIADAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS DO EXERCICIO

2-NO EXERCICIO DEVE CONSTAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E TURMA.

SE NÃO SOUBER O NUMERO COLOQUE O NOME COMPLETO E A TURMA;

3- DUVIDAS- ENTRAR EM CONTATO PELO EMAIL: renato.tecnologiara@gmail.com

Data máxima da entrega: 31/05/2021

E mail onde o aluno deverá entregar a atividade: renato.tecnologiara@gmail.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

100.000 ACESSOS EM UM MÊS