PLANO AULA ARTE
Estamos vivendo um período de aulas e ações diferentes das que
conhecíamos. As aulas presenciais agora são substituídas por ações virtuais.
Nada substitui a interação de aluno e professor, de diálogos, argumentações,
reflexões em sala de aula física. No entanto, o momento pede cuidados com a
vida, pois sem ela não existirá o depois... Então vamos nos cuidar e cuidarmos
uns dos outros. Tempos de ficar em casa e aprendermos juntos virtualmente.
Profª Amélia Natalina Constante Garcia.
Plano de aula não
presencial EE Rodrigues Alves |
|
Professor: Amélia Natalina C.
Garcia |
Disciplina: Arte |
ANOS: 2ºA, 2ºB e 2ºC |
Data MAIO A 09 DE JULHO |
Objetivo da aula: Estudo de Obras de arte. Leitura e releitura. |
|
Habilidade da aula:
|
|
Conteúdo da aula:
Leitura e Releitura da Obra de Josse Lieferinxe (1493 – 1508) Obra de arte: São Sebastião intercede pelas vítimas da praga*, 1497. (The
Walters Art Museum) *A Peste Negra. SITE: https://www.christianiconography.info/Wikimedia%20Commons/sebastianPlagueLieferinxe.html |
|
Roteiro das atividades: “A Peste Negra foi a pandemia mais fatal registrada na história da
humanidade, resultando em mortes estimadas entre 75 a 200 milhões pessoas na
Eurásia e norte da África, atingindo o pico na Europa de 1347 a 1351”. “Josse Lieferinxe foi um pintor do sul da Holanda, antes conhecido
pelo pseudônimo de Mestre de São Sebastião”. Nascimento: 1493, Hainaut,
Bélgica e Falecimento: 1508, Marselha, França. Leitura e Releitura da Imagem, responda as questões e fotografe seu desenho/sua
obra de arte E ENVIE POR E-MAIL: 1- O que você vê? (Descrição,
escrita) 2- O que você sente?
(resposta pessoal, escrita) 3- O que você pensa
quando olha para esta obra? (resposta pessoal, escrita). 4- O que desperta em
você esta Obra? (resposta pessoal, escrita) 5- Qual detalhe da
obra chama mais a sua atenção? (resposta pessoal, escrita) 6- Você conhece um
cenário como este da obra de arte? Se conhece, me conte escrevendo sobre. 7- Se trouxermos a “cena
da peste negra” que aconteceu entre 1347 e 1351 para os dias de hoje com a
pandemia do vírus COVIDE 19 que estamos vivendo, é possível realizarmos
quais reflexões? (faça uma reflexão escrita sobre a cena da
obra e as cenas diárias no Brasil pelo Coronavírus). 8- Aprecie a Obra de
forma a deixar suas emoções aflorarem, compare com a realidade que vivemos, e
se expresse em um desenho de RELEITURA. 9- Fotografe o desenho/obra
de arte que você fez e poste junto com as questões respondidas no e-mail. |
|
Informações
adicionais sobre a elaboração e entrega das atividades: Esta primeira parte da atividade deverá ser em forma escrita: Relatar suas
emoções, percepções e experiências estéticas enquanto aprecia a obra de arte “São
Sebastião
intercedendo pelos atingidos pela peste”. A escrita pode
ser em forma de texto único ou de respostas às questões apresentadas. O
desenho de Releitura deve ser realizado na folha do caderno de desenho. Após
terminar, você fotografa e envia no mesmo e-mail das questões respondidas por
você. RELEITURA: FAÇA UM DESENHO - A releitura de uma obra de arte
é a criação de uma nova obra, tendo como referência uma obra anterior para
dar a essa nova obra outro sentido, acrescentando a ela um toque pessoal, de
acordo com as próprias experiências. Não se trata absolutamente de uma
falsificação ou de uma cópia. USE A OBRA DE ARTE PARA RESPONDER AS QUESTÕES E REALIZAR UM
DESENHO-RELEITURA. Josse Lieferinxe. São
Sebastião intercedendo pelos atingidos pela peste. Provence, França, 1497-99.
Óleo sobre tela. Walters Art Museum, Baltimore, Maaryland. Site: https://alchetron.com/Josse-Lieferinxe |
|
Data da entrega: ENTREGA ATÉ 09 DE JULHO 2021 |
|
PARA SABER MAIS VOCE PODE PESQUISAR E
ASSITIR VÍDEOS. A história e a arte se
interligam, pois, a partir do tempo que se passa na humanidade, novas
linguagens, expressões e formas de comunicação surgem, sendo a arte universal
parte disso. Assim, a arte universal, segue a cronologia da
construção da história da arte. Por fim, todo o processo pelo qual as artes
foram construídas e experienciadas fazem parte desse ciclo universal,
logo, toda atividade de expressão que utiliza dos sentimentos, ou a reflexão
humana seja de maneira visual, auditiva ou escrita pode ser entendida como
parte disso. TEMA: A PESTE NEGRA SITE: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/pandemia-de-peste-negra-seculo-xiv.htm TEMA: Arte e História no estudo das
sociedades. SITE: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/arte-historia.htm https://www.youtube.com/watch?v=rUqxPOI7J8Y |
|
E-mail onde o aluno deverá entregar a atividade: aneane661@gmail.com |
SE CUIDEM!!!
SAUDADES, ABAÇOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário