E.
E. RODRIGUES ALVES – ATIVIDADE DE HISTÓRIA – 9B e C – 2º BIMESTRE – 21 a
26/05/2021.
Habilidade:
(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises,
os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações
de poder entre as nações.
Objetivo:
O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial.
ORIENTAÇÕES DE ESTUDO:
·
Leia o texto com atenção
a seguir;
·
Fazer no caderno o
exercício proposto na atividade (copiar as questões e responder no caderno);
·
Enviar para o email: josefonseca@prof.educacao.sp.gov.br
· Data para entrega: 26/05/2021.
PRIMEIRA
GUERRA MUNDIAL
Diante da instabilidade
política formaram-se alianças políticas e militares cujo objetivo era garantir
o auxílio mútuo em caso de guerra, entre outros. Uma dessas alianças foi a
TRÍPLICE ENTENTE, formada por Inglaterra, França e Rússia, que tiveram de
abandonar rivalidades anteriores e se unir para conter o avanço alemão. Mais
tarde, essa aliança se ampliou com adesão de vários outros países, como
Romênia, Sérvia, Japão, China e Estados Unidos, que constituíram os chamados
ALIADOS.
Alemanha, Império
Austro-Húngaro e Itália formaram a TRÍPLICE ALIANÇA, que se se transformou nas
POTÊNCIAS CENTRAIS: Alemanha, Império Austro-Húngaro, Império Otomano e
Bulgária. Esse grupo se opunha diretamente à divisão do mundo existente na
época e reivindicava uma nova partilha.
Italianos, em razão de
promessas territoriais no continente africano, romperam com a Tríplice Aliança
e lutaram, a partir de 1915, ao lado dos Aliados.
ATENTADO
DE SARAJEVO: O ESTOPIM DA GUERRA
Em 28 de junho de 1914, o
herdeiro do trono austro-húngaro, arquiduque Francisco Ferdinando, visitava
Sarajevo, capital da Bósnia, atitude considerada ofensiva para os sentimentos
nacionalistas dos eslavos. Durante a visita, Francisco Ferdinando e sua esposa,
Sófia, foram assassinados por um nacionalista sérvio. Estava acesso o estopim
da primeira Guerra Mundial.
Após o atentado em Sarajevo, a Áustria enviou um ultimato ao governo sérvio, exigindo a apuração dos fatos. Diante da negativa, no dia 28 de julho de 1914 a Áustria declarou guerra à Sérvia, levando ao confronto os países da Tríplice Aliança e da Tríplice Entente, com exceção da Itália, que permaneceu neutra até 1915.
O
CONFLITO
O início da guerra
desencadeou em diversos países um grande entusiasmo popular. O movimento
socialista operário internacional preparou manifestações para conter a adesão
da população, mas não foi capaz de reprimir a onda nacionalista quando a guerra
começou.
Os alemães acreditavam numa
guerra que duraria poucos meses. Entendiam que seria tempo suficiente para
aniquilar a França antes que a Rússia pudesse concentrar suas tropas na
fronteira, porém as forças que combatiam eram militarmente equilibradas, o que
estendeu o conflito por muito tempo.
O período inicial da guerra
foi chamado de GUERRA DE MOVIMENTO, pois, entre agosto e novembro de 1914, as
tropas se deslocavam pelo território europeu. Já no final de 1914 a guerra
configurou-se como guerra de posição, ou GUERRA DE TRINCHEIRAS.
O texto e a imagem a seguir mostram um pouco do cotidiano dos soldados nas trincheiras. Eles ficavam meses tentando avançar e alcançar os inimigos. Nessa situação, momentos de solidariedade surgiram diante dos horrores a que os soldados estavam submetidos.
O
relato é do Tenente Arthur Conway Young, França, em 16 de setembro de 1916:
Ao ouvir alguns gemidos quando eu ia para as
trincheiras, olhei para um abrigo ou buraco cavado ao lado e achei um jovem
alemão. Ele não podia se mover porque suas pernas estavam quebradas.
Implorou-me que lhe dessa água, eu corri atrás de alguma coisa e encontrei um
pouco de café que logo lhe dei para beber. Ele dizia todo o tempo Danke,
Kamerad, danke, danke (Obrigado, Camarada, obrigado, obrigado). Por mais que
odeie os boches, quando você está combatendo, a primeira reação que ocorre ao
vê-los caídos por terra e feridos é sentir pena [...]. Nossos homens são muito
bons para com os alemães feridos. Na verdade, gentileza e compaixão com os
feridos foram talvez as únicas coisas decentes que vi na guerra. Não é raro ver
um soldado inglês e outro alemão lado a lado num mesmo buraco, cuidando um do
outro, fumando calmamente.
Ainda no contexto da guerra,
em março de 1917 estourou a revolução Russa. No processo revolucionário, o czar
Nicolau II foi derrubado e um governo provisório assumiu o poder. Oficialmente,
a Rússia continuou na guerra contra a Alemanha, mas seus soldados estavam
esgotados e desmoralizados. Isso poderia permitir aos alemães que deslocassem
suas tropas para a frente ocidental a fim de derrotar definitivamente ingleses
e franceses. Em 1918, o governo revolucionário firmou com os alemães o TRATADO
DE BREST-LITOVSK para que pudesse sair da guerra. De acordo com esse tratado, a
Rússia perdeu parte de seu território, mas ganhou fôlego para consolidar a
revolução. A saída da Rússia beneficiou a Alemanha e provocou um desequilíbrio
de forças.
OS
ESTADOS UNIDOS ENTRAM NA GUERRA
Em 1914, o então presidente
norte-americano, Thomas Woodrow Wilson, proclama a neutralidade dos Estados
Unidos no conflito, embora o país lucrasse negociando armas, suprimentos e
munição com os demais países envolvidos. Mas, com o acirramento da guerra e o
ataque da frota de submarinos alemães às embarcações estadunidenses, essa
situação chegou ao fim.
A entrada dos Estados Unidos
na guerra, em 1917 – com tropas bem armadas e descansadas e grandes recursos
econômicos -, desequilibrou-a, tornando cada vez mais crítica a situação das
Potências Centrais.
Em meio a uma revolução
social (que tinha entre seus principais motivos a recusa do povo alemão de
continuar na guerra, como havia acontecido com a Rússia), a Alemanha ainda
tentou uma ofensiva contra franceses e ingleses antes da chegada das tropas
americanas, mas não foi possível evitar a vitória dos Aliados.
Pressionado pela população e
pelas sucessivas derrotas, o kaiser Guilherme II abdicou em 9 de novembro de
1918. O novo governo aceitou a rendição propostas pelos aliados. No dia 11 o
armistício foi assinado. Estava terminada a guerra.
ATIVIDADE
– EXERCÍCIO:
(1) Os textos a seguir
descrevem sentimentos entre o início e o decorrer da guerra. Leia-os e responda
às questões no caderno.
TEXTO
1
[...]
Multidões
agitando bandeiras nas praças, com músicas e paradas militares; a partida de
abarrotados trens de soldados com civis aplaudindo nas estações e nas estradas
de ferro; cantos, efusões, beijos, votos de boa sorte [...]. Trata-se de um
período muito curto, feito de esquecimento e ilusões, na fronteira entre o
mundo da guerra e o de paz, e destinado a desaparecer com os primeiros tiros de
canhão e com a realidade das primeiras mortes.
TEXTO 2
Capa do periódico francês Le Petit Journal, 23 nov. 1914. A gravura retrata o kaiser Guilherme II ao chegar à cidade de Arras, na França.
a) O texto 1 descreve
sentimentos distintos entre o início e o decorrer da guerra. Quais podem ser
identificados no texto?
b) De que forma a imagem se
relaciona com o texto?
c) O que justifica a
diferença de sentimentos no início e no decorrer da guerra?
EMAIL: josefonseca@prof.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário